O algoritmo do Instagram é um mistério para muita gente. Mas não se preocupe: aqui, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre isso.

algoritmo do instagram
Como funciona o algoritmo do Instagram?

Entender como funciona o algoritmo do Instagram pode ajudar, e muito, a melhorar o desempenho do seu perfil. 

No entanto, essa é uma tecnologia que ainda está em constante desenvolvimento. A cada dia, a inteligência dos algoritmos se torna mais complexa. 

Por isso, pode ser difícil se manter atualizado. Esse artigo leva em consideração todas as alterações mais recentes do algoritmo do Instagram (junho de 2021). Aqui, você aprende: 

Se você quer se manter sempre atualizado sobre as melhores práticas no Instagram, o melhor jeito é seguindo a Copfy. Todo dia temos dicas para aumentar seu alcance e engajamento! 

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram nada mais é do que um código que determina quais posts serão exibidos para quais usuários. 

Ele é necessário porque uma enorme quantidade de conteúdo é postado na rede todos os dias. Então, acaba sendo fundamental selecionar o que será exibido para cada usuário. 

O objetivo do algoritmo é compreender os interesses e hábitos de consumo de conteúdo dos usuários. Com base nesses e outros parâmetros, o programa “escolhe” quais posts o usuário vê primeiro. 

algoritmo
O algoritmo do Instagram é um programa que analisa e classifica o conteúdo em relação a sua relevância para cada usuário.

Então, você já deve ter percebido a importância desses critérios. Afinal, o algoritmo do Instagram é o que determina se as pessoas irão ver o conteúdo que você posta

E é aí que a especulação começa. Como o algoritmo funciona? Como posso colocá-lo para trabalhar a meu favor? E, com as perguntas, surgem os mitos. 

Por isso, fizemos esse artigo para esclarecer direitinho o que impacta ou não a distribuição do seu conteúdo no Instagram. Vamos lá?

Como esse algoritmo funciona?

Em seus primeiros anos, o Instagram exibia apenas os posts dos perfis seguidos, em ordem cronológica. No entanto, esse modelo se tornou obsoleto bem rápido.

Com a popularização das inteligenciais artificiais, a experiência nas redes sociais se torna cada vez mais personalizada. 

As pessoas querem receber conteúdo relevante, sem precisar procurar por ele. 

Então, em meados de 2016, o Instagram desenvolve a primeira versão do seu algoritmo de distribuição. 

O objetivo do código: exibir conteúdo mais relevante primeiro. O resultado? Hoje o Instagram é a rede que mais entrega engajamento.

Três pilares do Algoritmo do Instagram em 2021

O algoritmo do Instagram, então, seleciona automaticamente conteúdo relevante para cada usuário. Mas como ele faz isso? 

Bem, existem muitos fatores que o algoritmo utiliza na hora de determinar a relevância de um post. E esses parâmetros estão sempre sendo atualizados!

Atualmente, existem três pilares que o código utiliza para “entender” se um conteúdo é ou não relevante. Vamos lá: 

Engajamento

O engajamento em um post diz respeito às interações do público com o conteúdo. Isso é, as curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos no post. 

Quando um conteúdo recebe muitas interações, o algoritmo do Instagram entende que ele é relevante. 

Ou seja, se usuários com perfis semelhantes estão curtindo e comentando em um conteúdo, isso significa que ele agrada aquele público. 

Já estamos ouvindo sua pergunta: 

“Mas, então meu post precisa ser visto antes de ser mostrado para os usuários? Como assim?”

É por isso que o engajamento não é o único fator que determina a relevância. Sim, seu post provavelmente irá ganhar mais tração depois dos primeiros comentários e curtidas. Mas não é só isso que determina se ele será exibido ou não. 

Relacionamentos

Abra seu feed no Instagram para acompanhar esse tópico. Olhe os primeiros posts que aparecem para você. Provavelmente, são dos seus amigos mais próximos ou marcas com as quais você mais interage, certo? 

relacionamentos pelo instagram
Os perfis com quem você mais interage são priorizados no seu Feed.

Isso não é por acaso. O algoritmo do Instagram prioriza conteúdo dos perfis com base nos seus relacionamentos dentro da rede.

Temporalidade

É verdade que a ordem cronológica não é mais o principal fator para determinar quais posts aparecem primeiro no feed. No entanto, ela não foi completamente descartada. 

Sua nova encarnação é a temporalidade. Isso é, o algoritmo do Instagram considera o fato de que conteúdo mais recente têm mais probabilidade de ser relevante. 

Afinal, sempre queremos ver as últimas novidades, notícias e tendências. 

Outros fatores que influenciam o algoritmo do Instagram

Você já conhece agora os três fatores mais importantes para o algoritmo do Instagram. No entanto, como mencionamos, esse é um código frequentemente atualizado. Ele se torna mais complexo a cada dia que passa

Isso significa que diversos fatores podem impactar a relevância de um post para o algoritmo. 

algoritmo do instagram
O algoritmo do Instagram está sempre sendo aprimorado e melhorando seus resultados.

Afinal, quando você abre seu feed, quer ver conteúdo que vai além de “novo e popular”. Você quer ver coisas que abordem seus interesses e hobbies.

Então, bora dar uma olhada no que mais pode influenciar o alcance dos seus posts no Instagram? 

Tipo e tema do conteúdo

O mais legal de usar redes sociais é que não precisamos procurar muito para encontrar conteúdo relevante para nosso interesse

Você já parou para pensar como o Instagram “sabe” o que exibir? 

O algoritmo do Instagram utiliza vários detalhes do post como “dicas” sobre sua temática e relevância para determinado público. Por exemplo: 

  • Hashtags utilizadas;
  • Palavras-chave nas legendas
  • Interação de usuários com perfis similares.

Assim, se sua marca posta coisas sobre moda, provavelmente alcançará pessoas que têm interesse no assunto.

Tempo de visualização

Um dado importantíssimo sobre a relevância de posts no formato de vídeos é o tempo de visualização. Isso é, quanto tempo o usuário passa vendo o vídeo. 

Ele assiste ao conteúdo inteiro? Assiste mais de uma vez? E, não menos importante: passa para o próximo post em apenas alguns segundos? 

Todas essas respostas dizem ao algoritmo do Instagram se o vídeo é ou não interessante.

Compartilhamentos

Quando encontramos um post perfeito, quais nossas reações? Curtir e mandar para um amigo, claro. Hoje, os compartilhamentos nas redes sociais são mais uma forma de interagir com nossos círculos sociais. 

Então, se um conteúdo é compartilhado, o algoritmo do Instagram entende que ele é importante. Isso vale para os compartilhamentos por direct, em outras redes e até mesmo para a menção de amigos nos comentários. 

métrica de compartilhamentos
Compartilhamentos são uma métrica importante para o algoritmo do Instagram

Atualmente, o usuário também tem a opção de salvar um post. Isso é, deixar o conteúdo guardado em uma aba especial, onde pode ser facilmente encontrado. Isso também denota relevância.

Mitos sobre o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram, no geral, é bastante transparente. A empresa sempre mantém os usuários interessados bem informados sobre suas práticas

No entanto, nem todos os segredos podem ser revelados. Seja para manter a competitividade ou, porque novas soluções estão em desenvolvimento. 

Assim, é mais que natural que surjam alguns mitos e mentiras sobre o funcionamento. A seguir, vamos esclarecer: 

Limitações de alcance

Procurando pela internet, você encontra alegações sobre todo o tipo de coisa que diminui o alcance dos seus posts

Já ouvimos, entre outras mentiras, que esses fatores limitam as exibições dos posts: 

  • Deixar posts agendados; 
  • Usar mais de 20 hashtags;
  • Mudar sua conta para corporativa; 
  • Postar com muita frequência;
  • Posts sobre determinados temas ou polêmicas.

A equipe do Instagram deixou claro através de Tweets e entrevistas que nenhum tipo de post específico está sendo “escondido” ou penalizado. 

Instagram tweets
A equipe do Instagram esclarece que não foram implementadas limitações ao alcance dos posts.

Claro, valem as regras da política de conteúdos das redes. Então, se os posts violam alguma regra, podem ser excluídos. 

Ainda, contas que ferem as boas práticas (como aquelas que compram seguidores) podem sofrer shadowban. Esse é o nome que se dá quando seus posts ficam escondidos, mas a rede não exibe avisos de banimento do conteúdo.

Seguidores comprados

As páginas que vendem seguidores e comentários sempre dizem que “decifraram” o algoritmo do Instagram. Eles usarão o pilar do engajamento para vender seguidores.

Ou seja, vão te dizer que quanto mais curtidas e comentários, melhor o desempenho do conteúdo. 

Como vimos, o engajamento é sim muito importante para o algoritmo do Instagram. Mas o que esses sites não mencionam é que isso só vale para o engajamento de verdade.

O algoritmo do Instagram é avançado o suficiente para detectar contas bots. Isso é, robôs utilizados para gerar seguidores, curtidas e comentários automaticamente. 

Interações de bots não são consideradas engajamento pelo algoritmo. Pelo contrário: muitas seguidas certamente farão com que sua conta receba o temido shadowban.

Prioridades em formato de conteúdo

Outra mentira frequente pela internet é que vídeos são priorizados pelo algoritmo na hora de distribuir o conteúdo. 

Esse mito têm origem em uma verdade: os vídeos costumam a gerar mais engajamento. Mas isso acontece porque o formato chama mais a atenção dos usuários naturalmente. 

A equipe já deixou claro: nenhum tipo específico de mídia é priorizado pelo algoritmo do Instagram.

Ou seja, seus vídeos podem ter desempenho melhor. Mas isso significa que o Instagram prefira mostrar vídeos para seus usuários.

O Principal erro que você deve evitar nos seus Posts

Essa é a dica mais importante que você vai encontrar sobre o algoritmo do Instagram.

Entender como funciona a distribuição de conteúdo do Instagram é muito importante para profissionais do Marketing. Isso garante que você possa potencializar o desempenho de campanhas e otimizar suas estratégias. 

No entanto, essa está longe de ser a primeira coisa com a qual empreendedores devem se preocupar. 

Você não precisa “hackear” o algoritmo do Instagram se você já posta conteúdo de qualidade e relevante para seu público.

Muita gente, especialmente as menores empresas, acabam se perdendo em estudos do “misterioso algoritmo do Instagram”. O resultado é muito conhecimento teórico e pouco conteúdo postado na prática. 

Olha aqui o único passo a passo que você precisa para ter sucesso no Instagram: 

  1. Comece AGORA;
  2. Poste todos os dias;
  3. Crie conteúdo original, de qualidade e relevante para seu público.

Pronto, é só isso. 

É claro, aprender como acompanhar suas métricas e otimizar as estratégias é ótimo! Mas sua primeira preocupação deve ser sempre com a qualidade e constância do seu conteúdo.

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E se você está começando a montar o Instagram da sua empresa: foco no conteúdo, e não no código!

Conclusão

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre o algorítimo do Instagram? Se ficou alguma, não esqueça de perguntar! 

Fique com essas últimas dicas para crescer no Instagram (e segue o canal da Copfy no Youtube para ver mais!)

Estamos preparando um outro artigo com dicas para turbinar seu alcance no Instagram, então continue acompanhando o blog! 

Até a próxima.

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