Como aumentar o engajamento no Instagram? Essa pergunta gera muitos mitos, mas nesse artigo, você acha a resposta! 

como aumentar o engajamento no instagram
O engajamento é a métrica mais importante no Marketing para Instagram

O Instagram é, hoje, a rede social que mais cresce no Brasil. Assim, não é de se espantar que também seja o principal canal de marketing digital atualmente. 

O Marketing no Instagram não é só importante: é essencial para empresas de todos os tamanhos e setores.

A principal vantagem do marketing nas redes sociais é a possibilidade de estreitar os relacionamentos com seu público. A forma mais simples de medir o sucesso de suas campanhas, então, é através do engajamento gerado. 

É comum ter muitas dúvidas quando o assunto é o algoritmo do Instagram e como usar esse canal a seu favor. Afinal, existem muitos mitos que circulam pela internet, e é difícil saber o que dá certo de verdade. 

Por isso, preparamos esse artigo com um guia completo de como aumentar o engajamento no Instagram em 2021. A seguir, você vai ler sobre: 

Não esqueça de seguir o Instagram da Copfy também! Todo dia a gente posta dicas incríveis para quem quer turbinar o desempenho do perfil no Insta!

Aprenda como aumentar o engajamento no Instagram

Quando o assunto é como aumentar o engajamento no Instagram, muita gente se confunde. Hoje, essa é a métrica mais importante no Instagram para empresas. Isso porque informa sobre o interesse dos seguidores no conteúdo que você posta. 

Não adianta ter um ótimo alcance se as pessoas não estão gostando do seu conteúdo. Milhares de visualizações é só o primeiro passo. O engajamento é o termômetro que mostra se seu conteúdo desperta interesse, é útil e agrada seu público. 

Para começar a melhorar o engajamento no seu perfil, primeiro é preciso entender alguns conceitos. Então, vamos começar falando sobre o que, exatamente, é o engajamento. 

Depois, vamos falar sobre a importância dessa métrica e como acompanhá-la. 

Apenas com esse conhecimento, você já tem tudo que precisa para entender como aumentar o engajamento no Instagram. 

Mesmo assim, vamos terminar o artigo com algumas dicas incríveis que vão ajudar a obter resultados muito mais rápido. 

Aprenda como aumentar o engajamento no Instagram efetivamente.

Vamos lá? 

O que é engajamento no Instagram?

Chamamos de engajamento toda forma de interação do seu público com o conteúdo publicado. No Instagram, isso quer dizer: 

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Posts salvos; 
  • Posts enviados por direct para amigos; 
  • Envio de mensagens diretas para seu perfil; 
  • Tempo gasto visualizando cada post; 
  • Respostas aos Stories;
  • Interações com os adesivos nos Stories (como responder enquetes, enviar perguntas e arrastar o slider); 
  • Múltiplas reproduções em um vídeo;
  • Ações nos Stories, como deslizar a tela em links ou segurar a tela para ver.

Ou seja: o engajamento é tudo aquilo que demonstra ao algoritmo do Instagram que o usuário se interessou por aquele conteúdo. 

Por que aumentar o engajamento é importante

Um dos fatores mais importantes para determinar a relevância do seu conteúdo é o engajamento. O algoritmo do Instagram usa esses dados para determinar para quem o conteúdo será exibido

Isso é, quanto mais pessoas interagem com seus posts, mais alcance ele terá.

Mas esse está longe de ser o único motivo para se preocupar sobre como aumentar o engajamento no Instagram. 

Interações significam que seu conteúdo está agradando. Ou seja: você entende seu público e sua estratégia está no caminho certo. 

Não adianta nada ter o melhor conteúdo se ele não é relevante para o público que você quer cativar. Afinal, seu objetivo não é ganhar curtidas, e sim fazer sua marca crescer e converter seguidores em clientes. 

Assim, engajamento baixo deve ser visto como um sintoma. Significa que sua estratégia de marketing precisa de ajustes. 

Taxa de engajamento: aprenda a medir

Falamos de engajamento baixo, mas como saber que você precisa melhorar essa métrica? É comum escutar perguntas como:  “Quantas curtidas preciso ter?”. A verdade é que medir engajamento é um pouco mais complicado que isso. 

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Aprenda a medir o engajamento do seu conteúdo

Para entender se sua taxa de engajamento está boa ou não, é preciso considerar também o alcance. Isso é, quantas pessoas viram o post. 

Se 10 pessoas viram seu post e você tem 9 curtidas, seu engajamento está ótimo! As mesmas 9 curtidas, no entanto, não parecem um número tão bom se mais de 100 pessoas viram o post. 

Por isso, usamos uma fórmula para calcular o engajamento. Veja: 

(Curtidas + Comentários + Compartilhamentos + Salvos) / Alcance * 100

Por exemplo: 

Um post com 5.000 de alcance recebeu 200 curtidas, 5 comentários, 30 compartilhamentos e foi salvo 40 vezes. Então: 

(200 + 5 + 30 + 40) / 5.000* 100 = 5,5% de alcance. 

Agora, 5.5% é uma taxa boa ou ruim? Você pode usar como referência essa tabela: 

Menor que 1%Muito baixo
Entre 1% e 3%Baixo
Entre 3% e 5%Médio
Entre 5% e 9%Alto
Maior que 9%Excelente

Vale lembrar que essas são referências médias. Suas metas de alcance podem variar de acordo com seu nicho. 

Dicas de como aumentar o engajamento no Instagram

Agora você já entende melhor essa métrica e como acompanhá-la. Apenas com isso, já é possível fazer os ajustes necessários na sua estratégia. 

Para continuar ajudando, separamos algumas dicas de como aumentar o engajamento no Instagram. 

As estratégias a seguir servem para todos os tipos de perfis. É importante ajustar as dicas com sua estratégia em mente. 

Principalmente, é fundamental continuar acompanhando as métricas de perto. 

Cada perfil no Instagram é único. Por isso, não existe uma “receita mágica” para decolar uma marca. O ideal é que você faça testes e perceba, através das métricas, o que dá certo para o seu público. 

Vamos às dicas?

O potencial dos Stories

Os Stories no Instagram são um formato com potencial incrível de aumentar o engajamento. Isso porque são um tipo de conteúdo mais informal, que permite o estreitamento de relacionamentos. 

Além do próprio formato incentivar interações, os recursos interativos dos Stories são ótimos! Enquetes, sliders e, para contas comerciais, até mesmo links. 

Como não ficam disponíveis por mais do que 24h, também é possível lançar desafios ou criar promoções relâmpago. 

Temos um post que foca apenas em ideias de Stories criativos. Clique aqui para ler e se inspirar!

Capriche nas Legendas e CTAs

As legendas dos posts são um espaço valioso para quem quer incentivar engajamento. 

Isso porque nelas é possível deixar perguntas e chamadas para ação. Assim, você dá mais motivos para que as interações com o conteúdo sejam mais complexas.

Ao ver um post que gosta, seus seguidores vão curtir. Isso só leva um segundo, afinal. 

Agora, imagine que, na legenda, ele encontrou coisas como:

  • Qual sua opinião sobre isso?
  • Você já conhecia esse fato?
  • Qual desses recursos você usa? 
  • Qual seu favorito? 

Provavelmente, ele vai parar e comentar também. Isso porque sua pergunta deu ao usuário um motivo para expressar sua opinião. 

Com as chamadas para ação, é a mesma coisa: 

  • Mande para um amigo que vai se identificar!
  • Marque qual é o que combina com você! 
  • Siga o perfil para ver dicas novas todos os dias. 

Como aumentar o engajamento no Instagram com Lives

As transmissões ao vivo são um valioso recurso para quem quer aproximar-se do seu público. Através delas, é possível interagir em tempo real, responder perguntas e incentivar seu público a acompanhar o perfil de perto. 

Se estiver interessado, temos um guia sobre como fazer Lives eficazes

Faça Perguntas

As suas perguntas não precisam ficar só nas legendas. Afinal, não é todo mundo que lê elas. 

Escrever nas imagens é uma opção, mas a forma mais eficaz de fazer perguntas para seus seguidores é através dos Stories. Com os adesivos interativos, é possível: 

  • Criar enquetes;
  • Fazer perguntas de sim e não; 
  • Pedir para que os seguidores escolham entre duas opções (por exemplo, “qual você escolheria?”;
  • Perguntar o nível de determinados sentimentos com o slider (por exemplo “o quão satisfatório é?”) 

Como dependem apenas de interação com toques na tela, essas perguntas são mais fáceis de responder. Isso é, levam menos tempo e não é preciso que o usuário digite uma resposta. 

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Encoraje a interação fazendo perguntas aos seguidores.

Quanto mais fácil for interagir com seu conteúdo, melhor. As pessoas não passam muito tempo em cada post, então, otimize o máximo que puder!

Crie conteúdo útil para seus seguidores

Pense na forma que você usa suas redes sociais. Quando você compartilha ou salva um conteúdo? 

Provavelmente, você respondeu: quando ele será útil. 

Guias, dicas, tutoriais, modelos e infográficos geram muito engajamento. E o motivo é simples: eles oferecem utilidade prática para os usuários. 

Então, quando você cria conteúdo desse tipo, também está incentivando engajamento.

Interaja com seus seguidores e com outras marcas

O engajamento é uma mão de via dupla. Afinal, ninguém gosta de falar sozinho. 

Por isso, é importante responder comentários, no mínimo. O ideal mesmo é que você tire alguns minutos do dia para interagir com seus seguidores e com outras marcas. Isso é, comentar nos posts deles e ver Stories, por exemplo. 

Isso não só torna seu relacionamento com o público mais próximo e genuíno, como também é bom para o algoritmo. Pode fazer o teste: os primeiros posts que aparecem no seu feed são das pessoas com as quem você mais interage. 

Escolha suas hashtags estrategicamente

Quando bem utilizadas, as hashtags são uma ferramenta incrível. Através delas, você pode levar seus post à comunidades específicas. E mais: pode até criar comunidades para seu nicho. 

Para escolher boas hashtags, evite ser genérico demais. Usar os termos que estão bombando sem que eles tenham a ver com seu conteúdo também é uma furada. 

Para saber quais termos escolher, você pode fazer pesquisas e estudar as hashtags dos concorrentes. Navegar pelas hashtags também pode mostrar se elas são ou não uma boa opção. 

Existem também ferramentas que podem ajudar você a selecionar as melhores palavras.

O fundamental é fazer testes e ver o que dá certo para seu público!

Entenda seu público

Falando no seu público, é importante lembrar que ele é único! Por isso, a mais importante dica de como aumentar o engajamento no Instagram é essa: entenda seus seguidores.

Para conseguir engajamento, é necessário postar conteúdo relevante para seu público. 

Poste conteúdo interativo

Que tal ir além das enquetes e sliders quando o assunto é interatividade? Olha só algumas ideias legais de como aumentar o engajamento no Instagram: 

  • Lance desafios para seus seguidores;
  • Faça concursos culturais;
  • Promova sorteios onde eles devam comentar para participar; 
  • Crie uma hashtag para fotos de seus clientes;

As possibilidades são muitas! Então, coloque a criatividade para funcionar!

Vídeos e carrossel: esses formatos recebem mais engajamento?

Esses tipos de conteúdo são ótimos para quem pensa em como aumentar o engajamento no Instagram. Isso se deve tanto a motivos técnicos quanto à atenção que eles geram. 

Primeiramente, vídeos vêm demonstrando desempenho superior em redes sociais desde que o formato foi possibilitado. Parece que as pessoas preferem ver vídeos a ler textos, por exemplo. Eles naturalmente chamam mais a atenção. 

Mas não é só isso. Nos vídeos e carrosséis, o algoritmo do Instagram tem dados à mais para considerar quanto ao engajamento: 

  • O número de visualizações do vídeo pelo mesmo usuário;
  • Se o usuário pausou ou voltou o vídeo; 
  • Se ele não terminou de ver o vídeo;
  • Se viu todos os slides em um carrossel;
  • Quanto tempo foi passado em cada slide. 

Esse são, então, aliados poderosos para aumentar o engajamento no perfil. 

Conclusão

Como aumentar o engajamento no Instagram não é nenhum mistério. Postando conteúdo relevante para seu público, você já deve chegar a bons resultados. No entanto, tem muito que você pode fazer para melhorar o desempenho do perfil nesse quesito. 

Desenvolva uma estratégia de conteúdo e não desista! Postar todos os dias é fundamental.

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber sobre o assunto. Agora, é só colocar as dicas em prática! 

Não esqueça que postar com bastante frequência também é super importante para manter seu perfil relevante. Então, crie um calendário de postagens e mãos à obra! 

Até a próxima!

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