Dicas de Marketing de Conteúdo

Como Crescer no Instagram usando a Estratégia da Pirâmide de Conteúdo

Atraia novos seguidores apenas criando conteúdo e converta os mesmos em clientes e fãs utilizando a pirâmide de conteúdo no Instagram!

Se você usa o Instagram em 2022, você sabe: o Instagram é uma rede social recheada de conteúdo. É uma das poucas redes sociais que oferece diversas formas de criar conteúdo.

Além disso, você também sabe que o Instagram está recheado de contas que compartilham dicas e hacks para crescer na rede social.

Mas sabia que existe uma maneira mais fácil e lógica de criar conteúdo?

Além disso, ela é mais produtiva e eficiente também.

No entanto, como é possível alcançar tudo isso?

Neste artigo você vai aprender o passo a passo para atrair, reter, engajar e vender no Instagram apenas usando a pirâmide de conteúdo.

Vamos lá?

O Que É Pirâmide de Conteúdo?

Você vai entender nesse tópico o que é uma Pirâmide de conteúdo.

A pirâmide de conteúdo pode ser resumida como uma forma de distribuição dos seus posts, organizados por etapas, cada uma com um objetivo específico.

Os criadores de conteúdo de maior sucesso, tem um conteúdo bem estruturado. Além disso, eles sabem que é preciso se organizar para atender as necessidades do seu público.

Só assim é possível tirar o maior proveito do instagram e aplicar estratégias que realmente vão funcionar.

Em primeiro lugar, para que a pirâmide possa funcionar, é necessário definir seu produto ou serviço.

Se você empreende no Instagram ou está planejando empreender, é essencial que você tenha um produto ou serviço em mente. Só assim você será capaz de colocar a pirâmide de conteúdo em ação.

Por que é necessário ter um produto ou serviço para executar a pirâmide?

Porque o objetivo da pirâmide é monetizar o seu negócio. Não importa qual produto ou serviço você oferece. O que realmente vai ditar a eficiência da pirâmide e servir de base para o seu conteúdo é o produto ou serviço que você vende.

Mas como é possível fazer essa distribuição de conteúdo para pirâmide de forma simples e objetiva?

A pirâmide de conteúdo é divida em três setores: O topo, o meio e a base. Cada setor é responsável por uma tarefa exclusiva e atinge pessoas com níveis de consciência diferentes.

Mas como isso é possível?

Nos próximos tópicos você vai conhecer mais a fundo cada um desses setores da pirâmide de conteúdo!

Topo da Pirâmide de Conteúdo

Conteúdo Topo

O topo da pirâmide é marcado pela autoridade. Essa autoridade pode ser construída por meio da sua imagem pessoal, do seu produto ou serviço.

É a parte de pouca retenção da pirâmide, mas é a que mais te ajuda a vender.

Se você usa ou pretende usar o Instagram como um meio para as suas vendas, vale a pena investir no topo da pirâmide.

O topo da pirâmide é bem diferente do topo do funil de conteúdo. Enquanto o topo do funil trabalha com a atração em massa, a pirâmide faz o contrário. Ela consegue atrair menos pessoas.

As pessoas localizadas no topo da pirâmide têm um alto interesse por seu produto ou serviço. Além de focar nas vendas, o topo da pirâmide te ajuda a reforçar a confiança que seus seguidores têm em relação a você.

Essa confiança pode ser construída por meio de conteúdos educativos que vão gerar um nível maior de consciência na sua audiência. Ela também pode ser conquistada através de provas sociais que podem ser usadas de forma estratégica como em um pitch de vendas por exemplo.

Ademais, também é possível exercer autoridade mostrando seu produto ou serviço em ação. Afinal, seu produto ou serviço precisa ser o protagonista do seu conteúdo.

É Possível Ter Autoridade com Poucos Seguidores?

Autoridade vai além de número de seguidores.

Uma insegurança muito comum que surge com frequência em quem é iniciante no Instagram é o medo de não exercer autoridade.

É possível ter autoridade com poucos seguidores?

Em primeiro lugar, o número de seguidores é apenas um dos detalhes que compõem a autoridade de uma empresa ou pessoa no Instagram.

O número de seguidores não determina necessariamente quem tem autoridade ou não.

O que vai determinar a sua autoridade é o seu conteúdo, por isso foque em entregar conteúdo. Um conteúdo que seja útil e eficiente para a sua audiência e que atenda as necessidades dela.

Por exemplo, você não vai exercer autoridade se cria conteúdo por criar e não sabe muito bem o que está fazendo no Instagram e para quem está fazendo. 

Por isso é extremamente importante determinar o seu nicho, seu público alvo, seu objetivo e o diferencial do seu Instagram. Esses pequenos detalhes determinarão a construção da sua autoridade no Instagram.

Existem diversos perfis do Instagram com menos de 1000 seguidores que conseguem oferecer seus produtos/serviços sem nenhum problema. O problema não é realmente ter poucos seguidores, mas sim não ser capaz de criar um conteúdo direcionado a eles.

Meio da Pirâmide de Conteúdo

A etapa de conexão.

Em seguida vem o meio da pirâmide. Essa etapa apresenta um maior nível de retenção.

Mas por quê?

Na representação acima, você viu que a pirâmide está dividida em três partes. A segunda parte corresponde ao meio da pirâmide.

Certamente essa área é bem maior que o topo da pirâmide e todo esse tamanho não está ali à toa. Esse meio cumpre o papel de conectar as pessoas. 

Ou seja, neste estágio a conexão é a responsável por ditar seu conteúdo.

A conexão envolve diversos fatores como a autenticidade, motivação, desejos, sonhos, inspirações e posicionamentos. Portanto todos esses elementos contribuem para a retenção da sua audiência. 

A retenção pode ser explicada em outras palavras como o ponto de elo entre você e seu seguidor. É necessário existir uma ligação emocional com seu seguidor.

Essas emoções podem ser utilizadas em narrativas sobre você ou alguém que seja do conhecimento do seu público. Conteúdos que explorem histórias com um começo, meio e fim são as mais bem recebidas pelo público.

É possível se conectar com a sua audiência em todos os formatos disponibilizados pelo Instagram. Vale criar carrosséis, vídeos Reels e stories. O formato realmente não importa.

Por exemplo, vamos supor que você dá aulas de canto e usa seu perfil no Instagram para atrair seguidores e se conectar com eles.

Um tipo de conteúdo que tem grande chance de gerar emoções em um público que é entusiasta em música é desmistificar crenças sobre talento e música.

Você poderia também investir em storytelling e contar aos seus seguidores a sua trajetória com a música. Esse tipo de conteúdo costuma gerar muito engajamento.

Além disso, é válido comentar que o seu seguidor só estará pronto para comprar algo seu se ele sentir conexão com você.

Base da Pirâmide de Conteúdo

A base é dominada pela audiência em massa. Essas pessoas são atraídas por conteúdos mais simples, leves e dinâmicos.

Por fim, temos a base da pirâmide. Ela é muito maior do que o meio e o topo da pirâmide, além de ter mais espaço.

A base da pirâmide de conteúdo abrange o maior público. Nela o conteúdo que mais funciona é o entretenimento, por isso é importante que você consiga aliar o seu conteúdo com o entretenimento, fazendo posts mais rasos e superficiais.

Entretanto esse público da base não tem um grande nível de consciência, tanto que muitas vezes ele nem sabe que tem um problema.

Por não saber que não tem um problema, ele precisa ser atraído com conteúdos mais claros e abrangentes possíveis.

Se você é nutricionista, por exemplo, uma boa ideia de conteúdo para a base seria compartilhar alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

A partir daí a base irá atrás de conteúdos que vão ajudá-la a identificar um problema – que pode ser uma má alimentação por exemplo – e ir guiando essas pessoas até o próximo nível.

Lá no Copfy Club você encontra mais de 230 ideias para o seu nicho! Além delas, o Club conta com cursos, aulões e diversos materias para te ajudar a construir a sua pirâmide de conteúdo no Instagram!

O Que Postar em Cada Setor da Pirâmide?

Vimos anteriormente a função de cada setor da pirâmide de conteúdo. Mas quais os tipos de conteúdo dão certo em cada nível?

Topo

No topo de conteúdo, os conteúdos são mais claros e direcionados.

O público do topo já está pronto para dar um próximo passo e ir atrás do seu produto, curso ou mentoria. Ele tem noção de quem você é e da transformação que você oferece.

Por isso aqui não é necessário investir em quantidade. É necessário apenas direcionar esse público para canais de venda e contato para suporte.

A audiência do topo da pirâmide pode ser comparada a uma pessoa em busca de trabalho. 

A pessoa que está em busca de um emprego, sabe que necessita dele. Ela também têm uma boa noção do que vai ganhar e do que pode perder se for ou não for empregada. Do mesmo modo, ela também conhece previamente quem está contratando e o serviço que prestará.

Observe o exemplo abaixo de conteúdo topo feito pela Copfy:

Meio

O público do meio da pirâmide está em busca de conexão. Por isso é necessário manter ativo o interesse dessas pessoas.

Além disso, elas também precisam ser motivadas e ensinadas. Assim, vale a pena focar em conteúdos em formato de dicas, conselhos, tutoriais e narrativas.

Inclusive vídeos com dicas rápidas e tutoriais funcionam super bem para esse nível de público.

Essa audiência ainda não está interessada na compra. Entretanto, ela pode ser preparada para a migração para o topo da pirâmide por meio desses conteúdos mencionados.

Olha só o exemplo de conteúdo de meio que a Copfy postou:

Base

Vimos anteriormente que o público da base é o público de maior volume.

As pessoas que se encontram na base acabaram de entrar em contato com algo. Por isso é necessário ter bastante atenção para criar conteúdo para esse público.

O público da base não conhece muitos termos e necessitam ser atraídos por conteúdos que conversem com o seu nível de consciência.

Só para exemplificar, o público da base pode ser comparado a uma criança que acabou de entrar no ano da alfabetização.

Assim é fácil e lógico concluir que ela não sabe ler e escrever. Muitas vezes ela nem entende porque precisa ler e escrever. O papel do educador é guiá-la de forma gradual ao conhecimento.

E qual é a melhor forma de guiar alguém ao conhecimento?

Falando na língua dela! Olha esse exemplo de post:

É Necessário Utilizar os 3 Níveis da Pirâmide ao Mesmo Tempo?

Outro tipo de dúvida que pode surgir. É necessário utilizar os 3 níveis da pirâmide ou é melhor focar só em um?

Se você tem um produto ou serviço em mente, é ideal que você use toda sua pirâmide na sua estratégia de conteúdo.

É interessante analisar a sua conta e conteúdo para entender o nível que demanda maior foco.

Por exemplo, se você sente que o seu engajamento está baixo, essa é uma boa oportunidade para fortalecer o conteúdo do meio da pirâmide.

Se você sente que o seu perfil está estagnado, é bom focar na base para a atração.

Assista o vídeo abaixo e descubra o passo a passo para aplicar a pirâmide de conteúdo:

Conclusão

Por fim, é possível concluir que a pirâmide de conteúdo é uma estratégia que visa organizar o conteúdo de um perfil e direcioná-lo.

Vimos que a pirâmide é muito usada por contas que oferecem um produto ou serviço. Esse produto ou serviço precisa ser o protagonista do seu conteúdo.

No topo da pirâmide o público é consciente do seu produto ou serviço. Ele conhece os benefícios do seu negócio e se sente preparado para comprar de você.

Para esse tipo de público não é necessário criar muito conteúdo.

Em seguida vem o meio da pirâmide. A chave para criar conteúdo aqui é apostar na emoção. Essa emoção pode ser gerada por meio de uma narrativa, seus bastidores e sua trajetória.

O meio da pirâmide foca em trazer conteúdos que guiam, inspiram, motivam e te humanizam. As pessoas que estão no meio ainda não sabem que precisam do seu produto, mas estão na busca.

Por isso é muito importante interagir e fazer com que as pessoas se mantenham interessadas por você. Muitas pessoas costumam usar o storytelling para construir uma história concisa e identificável.

Por fim temos a base do conteúdo. Ela abrange grande parte do seu público alvo. As pessoas da base têm pouca noção de alguns assuntos que você trata no meio e no topo da pirâmide.

Assim, é preciso ter muito cuidado para entregar conteúdos que despertarão a curiosidade dessa audiência e a guiarão até o meio de funil.

Bom, agora você já sabe tudo sobre a estratégia de pirâmide de conteúdo no Instagram. Neste artigo você aprendeu o que é, entendeu a sua importância e conheceu os setores da pirâmide.

Agora está na hora de colocar todo esse conhecimento em prática, não é? 

Nos vemos em breve!

Karolaine Marques

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