Como criar um Instagram? É simples e rápido criar um perfil na rede social, seja para você ou para sua empresa. 

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Aprenda como criar um Instagram para você ou para sua empresa.

O Instagram é a rede social que mais cresce no Brasil. São mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias.

Essa também é a rede social que mais gera engajamento. Essas vantagens não podiam deixar de ser aproveitadas por empresas. Hoje, quase 90% dos usuários seguem ao menos um perfil comercial

Com isso em mente, descobrir como criar um Instagram para sua empresa, se ela ainda não tem um, deve ser uma prioridade

Precisando criar um Instagram para você ou para seu negócio e não sabe por onde começar? Não se preocupe: nesse artigo, vamos falar de tudo que você precisa saber!

A seguir, você encontra: 

Ah, e para quem já tem um perfil e quer aprender como levar ele do ZERO à autoridade digital, temos boas notícias! A Copfy Academy liberou o Curso Instagram Marketing 2021 de graça! 

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Como criar um Instagram passo a passo

Vamos começar do zero, com como criar um Instagram. Seu primeiro passo deve ser fazer o download do aplicativo no seu smartphone. 

Você pode utilizar o Instagram pelo computador, mas ainda existem muitos recursos que estão disponíveis apenas na versão mobile do app. Para baixar, acesse a página do Instagram na Google Play (Android) ou na App Store (iOS).

Instale o aplicativo para usar todos os recursos do Instagram.

Uma vez instalado, ao abrir o aplicativo, será necessário realizar o login ou criar uma conta. Você pode utilizar seu telefone ou e-mail para fazer o cadastro. Ou, ainda, fazer login com sua conta do Facebook

Caso você já tenha um Facebook, fazer o login no Instagram através dessa conta irá automaticamente importar seus contatos. Isso é legal porque você já começa com vários seguidores em potencial.

Escolher seu nome de usuário no Instagram é um passo importante, especialmente se você está criando uma conta para sua empresa. O nome deve ser curto, fácil de lembrar e relacionar com sua marca. 

Vale lembrar: o nome de usuário também funciona como palavra-chave para buscas na plataforma! 

O próximo passo é preencher os dados do perfil. Esses dados podem ser editados depois, tocando em “editar perfil” no canto superior da página. 

Como criar uma conta comercial no Instagram

Se seu objetivo é aprender como criar um Instagram para sua empresa, você precisa seguir os mesmos primeiros passos descritos acima. Isso porque o perfil comercial pode ser ativado após criar uma conta normal no Instagram. 

Os recursos do Instagram para Empresas são gratuitos. Você só precisa pagar se decidir investir em post patrocinados, isso é, fazer anúncios na rede. 

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Aprenda como criar um Instagram comercial para divulgar seu negócio.

Qualquer perfil do Instagram pode ser convertido para uma conta comercial. 

Se quiser, temos um guia completo sobre como criar um perfil comercial nesse link

Em resumo, você precisa seguir esses passos:

  1. Criar uma página do Facebook para sua empresa;
  2. Fazer login na conta do Instagram e navegar até a página de perfil; 
  3. Tocar no menu de configurações e escolher a opção “conta”;
  4. No fim do menu, você encontra, em azul, a opção “mudar para conta profissional”;
  5. Ao seguir as instruções do aplicativo, você deverá vincular a página no Facebook ao perfil comercial. 

Prontinho! Agora, é só preencher as informações sobre sua área de atuação e sua conta comercial está ativada. 

Existem diversas vantagens em fazer a conversão para quem usa o Instagram para divulgar a marca. A principal é, provavelmente, o acesso a métricas mais precisas sobre suas publicações e seguidores. 

Usando mais de uma conta do Instagram no mesmo celular

Como você pode imaginar, manter uma conta profissional no Instagram se tornou super comum. 

Mas isso não significa que as pessoas tenham abandonado os perfis pessoais. Afinal, o Instagram ainda é uma ótima maneira de manter o contato com amigos e familiares. 

É simples continuar compartilhando seus momentos com amigos e, ao mesmo tempo, administrar um Instagram comercial. Basta configurar ambas as contas no seu smartphone. 

Você receberá notificações de todos os perfis configurados e pode rapidamente alternar entre um e outro no aplicativo. 

Para usar esse recurso, basta acessar as configurações. No final do menu, você encontra a opção “adicionar conta”. É só tocar e realizar o novo login. 

Aprenda como adicionar uma nova conta ao aplicativo do Instagram

Você pode alternar entre as contas configuradas acessando seu perfil e tocando na sua foto no canto superior esquerdo da tela. Ao lado da foto de perfil, você poderá ver um ícone de seta para baixo. Isso indica que mais de uma conta está configurada no aplicativo.

O que colocar na biografia do Instagram?

A biografia no Instagram é um espaço muito valioso – especialmente para empresas. Isso porque esse é o único lugar da rede onde você pode adicionar links. Além, claro, de permitir que você divida informações sobre a marca com seu público.

Se quiser, temos um guia completo sobre como criar a biografia para Instagram perfeita nesse link. 

As informações que devem constar no seu perfil são: 

  • Foto de perfil (lembre-se que a imagem aparecerá no formato de círculo); 
  • Nome e usuário;
  • Site (no caso de perfil comercial, é possível configurar um link nas opções de contato); 
  • Suas outras redes sociais;
  • Dados para contato (endereço, telefone e e-mail para perfis comerciais);

Vale destacar: o número de caracteres permitidos na biografia é bastante limitado. Por isso, o ideal é ser direto. 

Outra recomendação é separar as informações com quebras de linha para facilitar a leitura. Você também pode utilizar emojis nesse campo. 

Para perfis comerciais, além dos dados de contato da empresa, também é interessante falar sobre seu nicho, missão ou diferenciais. 

E, falando em se diferenciar, evite usar frases prontas ou biografias pré-montadas. Ser original é fundamental para se destacar entre tantas empresas na rede. 

Como começar a ganhar seguidores?

Agora você já sabe como criar um Instagram. Seu perfil está pronto e é só começar a postar! Mas, como começar a ganhar seguidores se ninguém está vendo seu conteúdo? 

Esse parece um beco sem saída para muita gente. É comum ler que o algoritmo do Instagram considera relacionamentos e engajamento para determinar a relevância do conteúdo. Então, como melhorar o alcance quando você está começando? 

Não se preocupe. Parece impossível, mas lembre-se que o Instagram não teria chegado a lugar nenhum se contas novas não conseguissem engatar.

Muita gente levanta perfis do zero todos os dias, e você também pode! 

Só sair postando pode dar certo, mas é questão de tentativa e erro. Ao invés disso, que tal criar uma estratégia para otimizar o uso do seu tempo e recursos? 

Você pode aprender muito com cursos gratuitos, como o nosso curso de Instagram Markerting

A seguir, você encontra as dicas mais importantes para ganhar seguidores no seu novo Instagram: 

Conteúdo de qualidade

Não tem como pular esse passo. Sem produzir conteúdo interessante, original e relevante para seu público alvo, você não vai crescer no Instagram. 

Temos vários posts aqui no blog com ideias de conteúdo e dicas de produção. Recomendamos essas leituras para começar: 

Ah, e se você quer aprender como criar publicações que prendem a atenção e geram engajamento de verdade, conheça o curso de Posts Magnéticos da Copfy Academy

Apenas produzir conteúdo interessante, postar todos os dias e acompanhar suas métricas já vai gerar resultados incríveis. Mas vamos continuar aprendendo para acelerar o processo de crescimento. 

As melhores hashtags

Não dá para falar sobre como criar um Instagram de sucesso sem abordar hashtags. Essas são as etiquetas que classificam a temática do seu post e ajudam o algoritmo a mostrá-lo para quem está interessado. 

Com as hashtags, seu post pode aparecer para pessoas que ainda não seguem o perfil. Ou seja: essa é uma forma certeira de encontrar um público interessado no seu conteúdo e que tem chance de seguir o perfil. 

Temos um guia completo sobre como escolher as melhores hashtags para seu post aqui. 

Resumindo, é importante conhecer a estrutura de hashtags mais eficaz para ajudar o algoritmo a classificar seu post. Essa informação foi confirmada pela equipe do Instagram! 

A estratégia consiste em dividir os termos no seu post em três categorias: 

  • Nicho: o objetivo dessas hashtags é deixar claro o nicho de atuação da sua empresa. Por exemplo: #marketingparainstagram;
  • Conteúdo: esses termos devem classificar o tema do seu post. Exemplo: #producaodeconteudo;
  • Público: aqui, você descreve para quem seu conteúdo é pensado. Exemplo: #empreendedor;

Você pode utilizar até 30 hashtags por post. Aproveitando para quebrar um mito comum: seu alcance não é prejudicado por usar muitas hashtags! 

Defina uma estratégia

É muito mais fácil produzir conteúdo de maneira consistente e fazer testes de desempenho quando você tem um plano. Defina: 

  • Quantos posts, Stories e Reels você publicará todos os dias; 
  • Quais serão suas principais linhas editoriais
  • Quem é seu público alvo, quando ele está online e o que procura nas redes; 
  • Quais são seus objetivos e metas com as publicações. 

Nossa principal dica é entender o funil do Instagram e conhecer suas prioridades. No Instagram da Copfy, você encontra bastante dicas sobre isso. Veja alguns exemplos: 

Acompanhe nosso Instagram! Tem dica nova todo dia. 

Tenha um calendário de publicações

Montar um calendário ajuda na organização e garante que seus posts serão publicados com frequência e consistência. Isso é importantíssimo para melhorar o seu alcance, especialmente nesse começo. 

Isso porque o algoritmo do Instagram considera mais relevantes as publicações mais recentes. Isso significa que postar todo o dia é necessário para melhorar suas chances de ser visto por novos seguidores em potencial. 

Veja alguns exemplos de calendários postados no Insta da Copfy:

Siga perfis relevantes para seu nicho e interaja

Os relacionamentos na rede também são um fator importante para o algoritmo do Instagram. Faça o teste: ao abrir seu feed, você provavelmente vê os posts de perfis com os quais interage mais primeiro. 

Assim, é fundamental que você se insira na comunidade do seu nicho, seguindo perfis relevantes e outras marcas. Não esqueça, também, de interagir. Curta publicações, comente e mencione esses perfis nas suas publicações quando relevante.

Erros comuns em contas novas no Instagram

Errar é normal, especialmente quando você está começando a aprender algo. 

Você já sabe como criar um Instagram, mas uma coisa é certa: alguns posts ou temas não vão vingar. Demora um pouco para um perfil ganhar tração. 

E, também, é natural que determinados tipos de conteúdo não tenham os resultados esperados. Cada público é único, e os testes são fundamentais para entender o que funciona com o seu. 

Dito isso, existem alguns erros comuns que podem ser evitados. Vamos lá? 

Participar de grupos de curtidas ou comprar seguidores

Essa é uma das maiores furadas que você pode cair se não pesquisou muito sobre como criar um Instagram. Pode parecer um atalho (e quem promove esses “esqueminhas” promete o mundo), mas você só vai se prejudicar. 

Esses métodos não trazem nada além de números vazios para seu perfil. Isso é, vêm de pessoas que não estão interessadas em seu conteúdo, não vão gerar engajamento e nem conversões. 

Ou seja, que não ajudam em nada no crescimento real do seu perfil. 

O máximo que você vai conseguir será tomar um Shadowban. Ou seja: prejudicar, e muito, o alcance da sua conta.

Não usar todos os formatos de conteúdo disponíveis

Feed, Stories, Lives, IGTV, Reels, Carrossel… Ufa! São muitas opções de conteúdo no Instagram, e isso faz com que muita gente dispense a maioria delas. Esse é um enorme erro! 

Cada tipo de publicação tem seus pontos fortes: 

  • Os Reels são ótimos para conseguir novos seguidores;
  • Os Stories são os campeões de engajamento; 
  • Lives aproximam o público da marca;
  • O IGTV permite conteúdo mais aprofundado para o fundo do seu funil;

Então, use tudo que a plataforma tem para oferecer! 

Conclusão

Agora você já sabe tudo que precisa sobre como criar um Instagram! Desde o passo a passo para cadastrar um novo perfil até as melhores estratégias para começar a ganhar seguidores! 

Agora você já sabe como criar um Instagram e conseguir seus primeiros seguidores!

Não esqueça de acompanhar o Instagram da Copfy para descobrir novos truques e dicas de Instagram todos os dias! 

Até a próxima!

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