Como fazer live no Instagram com resultados de verdade? Você aprende tudo que precisa nesse guia atualizado em 2021!

como fazer live no instagram?
As lives no Instagram são uma poderosa ferramenta de aproximação ao seu público!

As transmissões ao vivo já eram super populares. Agora, com a necessidade de isolamento social durante a pandemia, o formato decolou. 

A função existe no Instagram desde o final de 2016, mas têm se tornado mais robusta a cada ano. Muitas funcionalidades novas foram implementadas. Agora, essa é uma ferramenta poderosa para quem quer usar o Instagram para Marketing. 

Mas você sabe como usar o formato direitinho? Nesse artigo, você aprende como fazer live no Instagram e usar todo o potencial do recurso! 

Não esqueça de seguir a Copfy. no Instagram! Estamos sempre postando dicas incríveis!

Vamos lá? Você vai aprender sobre:

Procurando um curso mais completo sobre o Instagram e como ele pode ser usado pela sua marca? Então dá uma olhada no curso grátis da Copfy! É só clicar aqui para ter acesso a todo o conteúdo! 

Por que você deve aprender como fazer live no Instagram?

O Instagram oferece diversos formatos de conteúdo, apesar de ter começado como uma rede para fotos. Vídeos costumam a gerar mais engajamento, e a live potencializa esse poder.

As transmissões ao vivo são uma enorme tendência. Durante a pandemia, se tornaram ainda mais parte do nosso dia a dia. E o formato continua crescendo.

Sabia que 80% das pessoas disseram à pesquisa do Vimeo que preferem assistir a uma Live de uma marca do que ler um post em blog?

E não são só seus seguidores que adoram esse formato. O Instagram prioriza a exibição desse conteúdo. Isso é, a live fica em primeiro lugar entre os stories, sendo exibido no topo do feed dos seus seguidores.

Vantagens do formato Live no Instagram

Se os números ainda não te convenceram a usar lives, vamos listar mais algumas vantagens. Começando pelo enorme potencial de gerar engajamento através do formato. 

Isso porque você está falando diretamente com os seus seguidores, em tempo real. É uma oportunidade incrível, tanto para quem transmite quanto para quem assiste. 

Você pode: 

  • Receber perguntas e entender melhor o seu público e suas demandas; 
  • Ver as reações das pessoas ao seu conteúdo em tempo real; 

Seu público pode: 

  • Ser ouvido e sentir-se mais próximo da marca; 
  • Interagir com uma comunidade com interesses similares
  • Tirar dúvidas e aprender de forma simples e informal. 

Lives podem ser usadas de muita forma. Você pode fazer aulas, demonstrar novos produtos, mostrar o dia a dia na empresa… E esses são só alguns exemplos. 

Fazer lives no Instagram aproxima você dos seus seguidores.

Gatilhos mentais

O formato live também ativa dois importantes gatilhos mentais, antes mesmo do conteúdo começar. Falamos dos gatilhos de urgência e exclusividade

Isso funciona muito bem para chamar a atenção do seu público. Afinal, ninguém quer perder as últimas novidades ou conteúdos exclusivos

A live passa a sensação de que quem não assistir naquele momento, não vai assistir mais. Mesmo quando o vídeo fica disponível, quem não acompanhou ao vivo perde toda a interação e oportunidade de fazer perguntas. 

Ou seja, seus seguidores vão parar o que estão fazendo para assistir. Claro, se a live chamar a atenção deles. 

Como fazer live no Instagram?

Agora você já sabe: esse é um recurso com enorme potencial. Sua marca não pode deixar de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo formato. 

Então, é hora de falar sobre como fazer live no Instagram, na prática. 

Para isso, que tal começar com um passo a passo simples? Explicamos primeiro o aspecto técnico. Vamos também falar um pouco sobre os recursos disponíveis e tirar algumas dúvidas comuns. 

Depois, no final do artigo, você encontra dicas para melhorar seu conteúdo e sobre como fazer live no Instagram com resultados melhores.

Bora começar?

Passo a Passo para fazer uma live no Instagram

Gravar uma transmissão ao vivo no Instagram é muito fácil. Esse também é um formato de baixo custo, o que é mais uma vantagem para sua marca.

Você só vai precisar de: 

  • Celular;
  • Conexão estável com a internet.

Conforme sua marca cresce, você pode fazer upgrades no equipamento claro. Um tripé, iluminação, ou até uma câmera profissional… Mas, por enquanto, não se preocupe com isso. 

O importante é começar a colocar suas ideias em prática!

Então, abra o Instagram e vamos lá: 

  1. Na sua página inicial, toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo. Você também pode deslizar a tela para a esquerda
  2. Isso te leva para a tela de gravação de Stories. Na barra inferior, deslize as opções para a esquerda. Você está procurando o modo Ao Vivo.
  3. Quando você toca em “Iniciar Vídeo ao Vivo”, o Instagram irá checar a qualidade da conexão.

Prontinho! Você já começou a transmitir. A live pode durar até 90 minutos.

Seja criativo ao planejar o conteúdo da Live!

Durante a transmissão, será possível: 

  • Ver quantas pessoas estão assistindo;
  • Checar quem acessou a live; 
  • Enviar notificações para seus seguidores;
  • Receber likes e comentários
  • Convidar alguém para se juntar à transmissão.

No chat, você pode selecionar o campo ao lado do lugar onde se digita as mensagens. Ali, aparecem as perguntas enviadas pelo público

Para encerrar a live, é só clicar em Encerrar. A opção fica no canto superior direito da tela. Depois da transmissão, você pode revisar o número de pessoas que assistiram. 

Ainda, é possível fazer download do vídeo para o celular. É só clicar em “Salvar”, no canto superior direito. Você também pode compartilhar a live nos Stories por 24 horas.

Recursos que você pode usar na sua live

Para aprender como fazer live no Instagram e realmente aproveitar o potencial do formato, você precisa conhecer seus recursos. Por sorte, o Instagram oferece muitas opções! 

O Instagram disponibiliza diversos recursos para aumentar a qualidade da sua Live.

Veja alguns exemplos: 

  • Note o ícone de engrenagem no canto superior esquerdo da tela. Aqui, você pode fazer alguns ajustes, como ocultar o vídeo para alguns seguidores, permitir comentários ou compartilhamento no vídeo.
  • Para fixar um comentário no topo do vídeo, pressione a mensagem desejada por alguns segundos. 
  • Você pode fazer upload da live no IGTV depois que terminas. É só fazer o download e compartilhar depois. Lembre-se que o IGTV tem limite de 10 minutos! 
  • É possível configurar filtros de palavras-chave para as lives!
  • Você pode notificar pessoas específicas sobre a live através do Direct. É só selecionar o ícone de seta ao lado da caixa de comentários.

Tire suas dúvidas sobre como fazer live no Instagram

Enquanto você está aprendendo como fazer live no Instagram, é natural que sujam dúvidas. Afinal, são muitos recursos e as opções do Instagram nem sempre são intuitivas.

Se você procura um curso completo, não deixe de acessar nossas aulas gratuitas de Instagram.

A seguir, você encontra algumas perguntas frequentes sobre como fazer live no Instagram. 

Como fazer live no Instagram com convidados?

A live com convidados é um recurso incrível e muito popular. É possível chamar especialistas, parceiros e até mesmo seus seguidores para compartilhar o espaço. 

É simples acessar a opção. Durante a live, no canto inferior direito da tela, você encontra um ícone com duas carinhas

Ao tocar nele, é só escolher seu convidado na lista e enviar um convite. 

Chame outras pessoas para sua live.

Quantas pessoas podem fazer uma live no Instagram?

Em março de 2021, o Instagram disponibilizou um novo recurso, o “Salas ao Vivo”. Ele permite que até 4 pessoas estejam na transmissão simultaneamente.

Para usar o recurso, é só convidar mais pessoas da mesma maneira que você aprendeu no tópico anterior. 

Como fazer live no Instagram pelo PC?

Diferente de alguns dos recursos do Instagram, que só funcionam na versão para Android, é possível transmitir lives pelo computador.

Para isso, você precisa instalar o aplicativo do Instagram no Windows 10. Ainda não é possível usar a interface web para postar nenhum tipo de conteúdo.

como fazer live no Instagram
Já é possível fazer lives através do App do Instagram para desktop.

Os passos para iniciar a live no PC são os mesmos da versão para Android. 

Como fazer live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo?

Esse não é um recurso disponível nativamente no App do Instagram. Para transmitir ao mesmo tempo nas duas redes, é necessário fazer o download de um software que ofereça a opção. 

Um dos aplicativos mais usados é o OBS Studio. No entanto, isso exige mais experiência e algum conhecimento sobre o software utilizado. 

Se você precisar escolher, nossa recomendação é transmitir pelo Instagram e compartilhar o conteúdo em outras redes depois. Isso porque, hoje, a maioria dos usuários dá preferência a essa rede. 

Dicas para melhorar a qualidade da sua live no Instagram

Você já sabe tudo sobre como fazer live no Instagram! Bem, pelo menos sobre a parte técnica. Então, é hora de falar de dicas para melhorar seu conteúdo! 

lives no instagram
A Live é uma oportunidade de mostrar seu trabalho mais de perto e de educar seus seguidores.

Em primeiro lugar, lembre-se dos três pilares do Marketing no Instagram: Diferenciação, Constância e Inteligência

Eles também valem para as lives. Então, para obter o melhor desempenho, você precisa: 

  • Criar conteúdo original, chamativo e relevante para seu público; 
  • Fazer lives com frequência e consistência. Nossa dica é estabelecer horários semanais. 
  • Acompanhar seus resultados e prestar atenção nas respostas do público. Assim, é possível ajustar e otimizar sua estratégia.

Entenda, também, quais são os melhores usos para cada formato. As lives são perfeitas para aumentar o engajamento, por exemplo. 

Cuide dos aspectos técnicos

Uma das vantagens da live é a simplicidade do formato. É só pegar o celular e começar a transmitir, certo? 

qualidade tecnica
Cuide da qualidade de vídeo e áudio nas transmissões.

Mas, se você quer se destacar de verdade, alguns cuidados com os aspectos técnicos são necessários. Por exemplo: 

  • Cuidados com a iluminação do ambiente;
  • Ajustes de captura de áudio para aumentar a qualidade do som; 
  • Vídeo capturado em formato vertical (retrato) e pelo menos 720p;
  • Boa qualidade da internet para garantir a fluidez da transmissão;

Quanto melhores forem os aspectos técnicos, mais profissional será seu resultado. 

Planeje o conteúdo ou roteiro

Não adianta nada fazer uma live todo dia e não ter nada para falar. Suas transmissões devem ter objetivos, conteúdo e roteiro planejados. 

Não precisa pensar em palavra por palavra com antecedência. Afinal, os usuários farão perguntas e é comum sair do roteiro de vez em quando. Ainda assim, é ideal planejar, pelo menos: 

  • Seu objetivo geral com a live. Por exemplo, ensinar sobre uma técnica de marketing específica ou apresentar um dos setores, ou processos na sua empresa. 
  • Tópicos importantes que você deve abordar. Assim, mesmo quando você acaba se desviando do plano com perguntas, pode voltar ao assunto facilmente.
  • Coisas que você não pode esquecer de falar. É mais fácil dividir esses pontos em sub-tópicos na sua lista. 

Monte um cenário

Uma forma muito fácil de deixar a live mais profissional é preparar um cenário para as transmissões. Você pode usar um canto específico no seu próprio escritório. 

Veja algumas ideias: 

  • Utilize um tripé para ter certeza de que a câmera está sempre estável e pegando o mesmo ângulo; 
  • Decore de acordo! Use elementos que combinem com seu público alvo para decorar a parede e estantes que aparecem na cena; 
  • Organize o espaço. Detalhes são importantes, então evite uma mesa bagunçada e estante cheia de pó em cena. 
  • Garanta que a iluminação não sofra grandes alterações durante a transmissão. Isso pode ser feito através do uso de luminárias específicas e isolamento de luzes variáveis, como as vindas de janelas. 
cenários para lives
Crie um cenário para fazer suas lives.

Encoraje interação

A grande vantagem da live é que você pode interagir com seu público ao vivo! Então, não fique só falando!

Pergunte, peça opiniões e reações. 

E, claro, não deixe de responder perguntas, ler alguns comentários e agradecer a presença dos seguidores.

Divulgue com antecedência (mas não muita!)

Não adianta fazer lives se ninguém sabe quando você estará online. Sim, existe a possibilidade dos seguidores entrarem no aplicativo e receberem notificações. 

Mas seu objetivo é maximizar o número de pessoas visualizando e participando da transmissão! 

Então, use os Stories ou até mesmo seu feed para divulgar o horário das lives. Você pode: 

  • Montar um calendário de eventos; 
  • Marcar lives semanais, sempre no mesmo horário;
  • Divulgar eventos um pouco antes do dia marcado. 

Lembre-se que, se você avisar com muita antecedência, seus seguidores podem esquecer do evento. Então, procure um equilíbrio que funcione para seu público. 

Conclusão

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre como fazer live no Instagram? Se sobrou alguma, não deixe de perguntar. 

lives instagram
Use a criatividade para planejar lives incríveis no Instagram!

Hoje, a transmissão ao vivo de conteúdos é uma das principais formas de interagir e conversar. Isso é especialmente verdadeiro para empresas

Não é segredo que o Marketing evoluiu. Agora, é preciso formar uma relação mais próxima e informal com seu público para gerar bons resultados. As transmissões ao vivo são um dos melhores jeitos de fazer isso. 

E não esqueça, tem muito para aprender sobre o Marketing no Instagram! Então, confira esses outros artigos: 

Ah, e não fica de fora do curso gratuito de Insta!

Até a próxima! 

Write A Comment