Sabe como fazer Reels? Essa é a principal ferramenta para atrair novos seguidores no Instagram.

Contas pequenas e grandes podem atingir novos públicos com facilidade se tiver um pouco de criatividade e consistência nos posts.

como fazer reels passo a passo
O termo “Reels” é uma referência aos antigos rolos de filme.

Hoje, essa é provavelmente a ferramenta mais poderosa para marcas que querem aumentar seu alcance. Nesse artigo, vamos explicar passo a passo como fazer Reels para o Instagram. 

Você também vai aprender porque esse formato é tão poderoso. E, claro, entender um pouquinho mais sobre a estratégia por trás das contas que viralizam com esse conteúdo! 

Vamos falar sobre:

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O que é o Instagram Reels?

instagram reels o que é

Antes de partir para a prática, é importante entender como os Reels funcionam. Esse formato de conteúdo segue o modelo que bombou no TikTok: vídeos curtos, com alto potencial de alcance. 

Aqui, você pode criar vídeos de 15 a 30 segundos e compartilhar em um feed separado do principal, no seu perfil.

Após postado, o Reels pode ser sugerido pelo algoritmo do Instagram na Aba Reels para pessoas desconhecidas, trazendo assim mais seguidores.

Ele também é exibido na Aba Inicial para os seus seguidores atuais, caso o algoritmo recomende também.

Por que usar reels é importante para marcas?

feed de reels da copfy

Esse é o mais recente recurso do Instagram. Sendo assim, o conteúdo postado nesse formato tem bastante destaque. Afinal, o algoritmo da rede trabalha para que a nova moda pegue! 

Em resumo: os Reels do Instagram podem ser usados para alcançar novos clientes em potencial através da aba Reels. 

Para fazer isso, é preciso postar conteúdo que chame a atenção e retenha o usuário até o final do vídeo. 

Reels no Instagram ou TikTok?

A proposta é muito parecida. Isso porque o Reels no Instagram foi implementado justamente para que a rede pudesse competir com o TikTok. 

Mas qual sua marca deve usar?

Se você tem pouco tempo, escolha aquela que for mais popular com o seu público. O seu trabalho é fazer sua marca presente onde seus clientes estiverem! 

Mas não custa muito tempo repostar todos os teus Reels em outras redes sociais também, como o YouTube Shorts e o Tiktok.

fique atento para não usar o Logo, nome ou marca d’água de uma rede na outra. Isso impacta, e muito, a visibilidade do post! 

Reels vs Stories: Qual a diferença?

Os Reels são conteúdos informais, curtos e divertidos. Mas esses não eram os Stories? Calma, que a gente explica: 

Os Stories são aqueles posts que duram apenas 24h. Assim, é um ótimo canal para postar enquetes e anunciar lives, por exemplo. Por serem temporários, esses posts também podem ser usados para conteúdo mais informal e pessoal. 

Os Reels não somem após um tempo. Eles ficam permanentemente no feed de Reels, e podem também ser compartilhados no Feed tradicional. 

Mas um Reels padrão tem uma “vida útil” de 3 dias sendo entregue pelo algoritmo.

Então, vamos comparar: 

StoriesReels
Para todos os momentos, incluindo os que você não quer que fiquem no feed permanentemente.Vídeos divertidos e informais, mas que ficarão no feed de Reels e no Feed original do perfil.
Perfeito para encorar o engajamento.Ideal para alcançar novos seguidores.
Postar perguntas, momentos engraçados do dia, “backstage” da empresa, anunciar lives e fazer promoções-relâmpago.Conteúdo educativo (dicas), Trends e Desafios, posts com processos da empresa, demonstração de produtos. 

Mas qual é melhor para crescer? Olha só: 

Como fazer reels? Aprenda passo a passo

Agora você já entendeu bem o que são os Reels e como usar o recurso. Então, hora de botar as mãos na massa! 

Essa é a dica mais importante nesse artigo: Coloque o que você aprendeu na prática! 

Não deixe para depois, porque o melhor jeito de aprender de verdade é só começar a fazer. Depois de postar seus primeiros Reels, você poderá acompanhar as estatísticas. Isso é, quais são mais visualizados, recebem mais curtidas ou comentários. 

Essa é sua principal forma de descobrir o que seu público quer e o que funciona melhor para sua marca! 

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O que você precisa saber para começar é o seguinte: Inteligência, Constância e Diferenciação são os três pilares que devem guiar a produção de conteúdo. 

  • Inteligência: é preciso acompanhar métricas e estabelecer metas. Assim, você ajusta sua estratégia e otimiza a produção de conteúdo.
  • Constância: não adianta postar um Reel por semana, mesmo que seja um ótimo conteúdo. No mínimo, você deve postar um por dia. O ideal é se desafiar e postar ainda mais!
  • Diferenciação: Seus Reels não podem ser iguais aos de todo mundo. Algo precisa diferenciar seu conteúdo e torná-lo único. Então, bote a criatividade para trabalhar!

Com isso em mente, vamos aos detalhes e passo a passo para começar a postar HOJE: 

Detalhes técnicos do Reels

Os Reels são vídeos curtos, entre 15 e 30 segundos. Você pode gravar o conteúdo diretamente pelo aplicativo do Instagram. 

Mas, se você prefere editar os seus vídeos em um software profissional ou gravar vários por dia, ótimas notícias: também é possível importar o conteúdo.

Aliás, essa é uma boa hora para dar mais essa dica! 

Separar um dia para gravar o conteúdo da semana ou do mês é uma ótima estratégia. 

Os vídeos do Reels devem ser verticais, isso é, gravados em formato de Retrato. Esse recurso foi otimizado para visualização no Smartphone. 

Fique atento, também, à qualidade do vídeo. O recomendado é gravar, no mínimo, em 720p. Quanto maior a qualidade do conteúdo, mais profissional o resultado. 

Passo 1:  Gravando o Reels

Diretamente no App do Instagram, você pode gravar ou importar o conteúdo do seu Reels. Em ambos os casos, algumas ferramentas de edição estão disponíveis. 

Para fazer upload de um vídeo ou foto, basta usar o ícone no canto inferior esquerdo da tela. É uma miniatura do último arquivo da sua câmera e um sinal de +. 

interface do reels no instagram

Nessa tela de gravação, você também encontra os recursos: 

  • Música: para adicionar um áudio ou música ao vídeo;
  • Duração: para ajustar quantos segundos o vídeo terá; 
  • Velocidade: essa opção muda a velocidade de gravação; 
  • Efeitos: aplica filtros e efeitos divertidos no vídeo; 
  • Retoque: faz correções automáticas de luz e contraste; 
  • Layout: permite organizar vídeos e fotos em um layout, similar ao recurso para fotos do feed;
  • Temporizador: adiciona um timer antes do início da gravação.

Você pode ajustar tudo isso antes de gravar. Alguns desses recursos também podem ser aplicados em vídeos importados, como filtros e retoques. 

Passo 2:  Edição de áudio, filtros e efeitos

Depois de gravar um trecho (apertando o botão no centro da parte inferior da tela), um fragmento de vídeo é criado. 

Você poderá deletar, guardar ou cortar partes desse trecho. 

A gravação está pronta? Ótimo, agora você pode usar todos os recursos disponíveis para Stories no seu Reels. 

Então, poderá escolher figurinhas e emojis, desenhar à mão livre e adicionar textos. 

Também é possível editar a duração dessas adições.

Fazendo transições

As transições são um recurso muito utilizado nas Trends.

Você já deve ter visto um Reel assim: alguém dá um pulinho e aparece com outra roupa. 

Para fazer, é fácil: você vai gravar seu Reels em dois trechos. Quando você tem o primeiro fragmento gravado, uma nova opção aparece no menu lateral: alinhar. 

Esse recurso cria uma silhueta do fragmento de vídeo anterior. Agora, é só alinhar seu posicionamento e gravar a próxima sequência. 

Passo 3:  Publicando seu Reels

Satisfeito om o resultado? Legal, agora é hora de compartilhar. Só falta ajustar algumas opções e seu Reels será publicado. 

Para começar, toque no botão avançar. O primeiro passo é configurar a capa do Reels. 

TELA REELS INSTAGRAM

A capa é como o vídeo aparece no seu Feed. O ideal é escolher uma miniatura que descreva bem o tema do post. 

Agora, escreva uma legenda para o post. Essa parte é parecida com as do Feed tradicional: é só escrever algo direto e chamativo. Ah, e não esqueça de colocar algumas hashtags para ajudar no direcionamento do algorítimo! 

Dica: você pode deixar seu post salvo nos rascunhos se preferir publicar depois!

Quando publicado, seu Reel poderá aparecer no Feed “Explorar” de pessoas que ainda não são seus seguidores. Ainda, existem páginas dedicadas para pessoas que usaram a mesma música, hashtag ou efeito. 

São várias oportunidades de alcançar novos seguidores e clientes em potencial! 

Dicas para usar o Reels para sua marca

Quando ouvimos especialistas em marketing falar dos Reels, eles parecem mágica. Mas não é bem assim: é preciso uma boa estratégia de conteúdo e, principalmente, constância. Se não, você vai postar e postar, sem chegar a lugar nenhum. 

Você já sabe a principal dica de como fazer Reels de sucesso: coloque em prática, poste agora e todos os dias!

Mas, claro, também separamos algumas ideias de conteúdo e dicas de como planejar seus Reels. Olha só o que bomba no Instagram: 

Conteúdo relevante e de qualidade

Fazer trends é legal e pode ajudar a chamar a atenção para sua marca. Mas nem sempre isso é relevante para seu público. 

Não adianta nada trazer milhares de views com uma dancinha se nenhum desses usuários vai se converter em um cliente. 

Então, é importante, sim, se divertir e fazer parte das Trends. Mas tenha em mente que a maior parte do seu conteúdo ainda deve ser voltada para o público alvo. Não perca o objetivo da sua empresa de vista! 

Misture os posts divertidos de trends e dublagens com conteúdo importante. Podem ser dicas do seu setor, demonstração de produtos… Tudo sempre voltado a solucionar os problemas dos seus clientes. 

Backstage da sua empresa

Os posts mostrando o dia a dia dos processos na sua empresa podem ser muito populares. Especialmente se os seus serviços e produtos têm um bom apelo visual. 

Quer um exemplo? Temos vários: 

  • Uma empresa que vende doces pode filmar a confecção. Quem não gosta de ver chocolate derretido sendo espalhado no bolo?
  • Tem uma loja online? Então filme o cuidado e atenção que você tem com a preparação dos pedidos! Esse tipo de conteúdo é popular com lojas de artesanato e papelaria. 
  • Chegou seu estoque ou tem um produto novo? Mostre o unboxing para os clientes.

E se você trabalhar com serviços? Que tal mostrar seu processo? Esse tipo de postagem decola bastante se você trabalha com algo considerado “satisfatório” de assistir. 

Se os seus serviços não podem ser filmados, tudo bem! Faça vídeos tirando dúvidas, dando dicas e educando seu público alvo. 

Cuidado para não transformar reels em propaganda

É muito tentador usar um formato que alcança pessoas que ainda não te seguem para fazer propaganda. Não caia nessa! Tenha sempre seu funil de vendas em mente: 

  • Topo do funil: aqui estão as pessoas que não conhecem sua empresa ainda. Elas precisam ser conquistadas com conteúdo rápido, útil e chamativo. Os Reels agem nessa etapa do funil! 
  • Meio: aqui estão seus seguidores e clientes em potencial. Eles já estão interessados nos seus produtos e serviços, e precisam se aprofundar no assunto. Eles acompanham seu feed e assistem seus stories!
  • Fundo: é apenas aqui que você fará vendas. Esses clientes já decidiram comprar, e precisam ser convencidos a comprar com você. 

Como dá para ver, os Reels são uma opção perfeita para o topo de funil. Nessa etapa, você ainda não está fazendo oferta de venda. É o momento de capturar a atenção dos clientes em potencial. 

Anúncios clichês e propagandas tipo “panfleto” têm péssimos resultados, tanto nos Reels quanto no Feed tradicional. 

Conclusão

Os Reels são uma ferramenta poderosíssima para aumentar o alcance da sua marca e conquistar novos clientes. Mas, como tudo nessa vida, não basta fazer de qualquer jeito. 

É preciso: 

  • Postar todos os dias: a constância é mais importante até mesmo que hashtags para o algorítimo! 
  • Criar conteúdo original, interessante e relevante: se o usuário pode ver seus reels ou algo similar em outros 100 perfis, por que vai ver o seu? Crie estratégias para diferenciar e destacar seu conteúdo!
  • Desenvolver uma estratégia inteligente: sem acompanhar métricas e otimizar sua estratégia, você sempre estará na base da tentativa e erro. O ideal é achar o que dá certo e explorar esse potencial ao máximo!

E então, pronto para começar a postar seus Reels? Então vamos AGORA! Poste seu primeiro Reels e marca o perfil da Copfy no Insta para a gente ver @copfyponto! 

Antes de ir embora, dá uma olhada no nosso curso grátis de Instagram! 

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