Como ganhar seguidores no Instagram? Muita gente se faz essa pergunta, e existem muitos mitos na internet sobre como “hackear” o algoritmo.

Nesse artigo, você aprende como ganhar seguidores no Instagram de verdade. 

como ganhar seguidores no instagram
Aprenda como ganhar seguidores no Instagram sem ter medo do shadowban.

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes e que mais crescem no Brasil. Assim, não é de se espantar que muitas empresas utilizem a plataforma para aumentar seu alcance ou estreitar relacionamentos com o público. 

No entanto, quem está começando sempre tem problemas parecidos. O número de seguidores não cresce, os posts ficam com poucas curtidas e ainda menos comentários. 

Fazer um perfil pegar tração no Instagram pode ser um grande desafio. E, como tudo que é difícil, aparecem os vários “atalhos”. 

Estamos falando dos sites que vendem seguidores. Quase todo o empreendedor começando nas redes sociais já se perguntou: será que vale a pena? 

Já damos a resposta: NÃO.

Comprar seguidores é uma furada para seu negócio. Nesse artigo, você aprende por quê. Ainda, entende como ganhar seguidores no Instagram de maneira orgânica e que traz resultados reais

Vamos falar sobre: 

Quer aprender mais sobre como levar um perfil do ZERO à autoridade digital no Instagram? Boas notícias!

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Aprenda como ganhar seguidores no Instagram

Quando o assunto é como ganhar seguidores no Instagram, o que mais se encontra na Internet são mitos e falsos atalhos

Vamos deixar uma coisa clara: crescer no Instagram não é para qualquer um. 

Esse não é um processo que funciona do dia para o outro em um passe de mágica. Para fazer um perfil dar certo, você precisa se dedicar, se diferenciar e insistir muito

Com isso esclarecido, relaxe um pouco: esse processo exige trabalho, mas não é complicado. Isso é, você não precisa fazer muito, mas precisa continuar seu projeto de maneira consistente. 

Para dar certo de verdade nas redes sociais, você precisa ir além da questão “como ganhar seguidores no Instagram”. Não fique nos números: considere os resultados em conversão, a qualidade do relacionamento com seu público. 

Nesse artigo, você vai encontrar tudo que precisa para começar uma estratégia vencedora para o Instagram da sua empresa.

Mas lembre-se: não adianta nada se você não se comprometer com seus resultados.

Porque você nunca deve comprar seguidores?

Vamos começar esclarecendo alguns mitos sobre compras de seguidores. Nos sites que vendem esses serviços, você encontra promessas maravilhosas. 

Mas a verdade é simples: comprar seguidores é uma furada. Entenda: 

Você provavelmente já leu em algum lugar que você precisa desses seguidores iniciais. Muitos sites prometem que, sem eles, o algoritmo não mostrará seus posts para ninguém. 

Isso é mentira. Simples assim. O que acontece é o contrário: quando você compra seguidores, corre o risco de ser penalizado. 

Mesmo sites que prometem “seguidores reais” utilizam bots para entregar as curtidas, comentários e seguidores. Bots nada mais são do que perfis falsos, que seguem e curtem coisas automaticamente, através de scripts. 

A primeira desvantagem desse sistema é bem óbvia. Se pessoas faltas estão seguindo seu perfil, ele não está sendo visto. 

Ou seja, você não terá nenhum retorno real. Bots não se convertem em clientes, não se tornam embaixadores da marca. 

algoritmo
Comprar seguidores não “engana” o Algoritmo do Instagram.

Mas o maior problema é que o algoritmo do Instagram é avançado o suficiente para perceber que você comprou seguidores.

Então, ao invés de considerar seu conteúdo relevante e exibir para mais pessoas (como esses sites prometem), você é penalizado. 

O nome dessa penalização é shadowban. Funciona assim: seu conteúdo para de ser exibido no feed de outros usuários. 

A diferença entre o shadowban e o banimento tradicional é que o Instagram não avisa que você foi penalizado. Ou seja, você continua postando e gastando seu tempo, mas não terá nenhum tipo de resultado. 

Entendendo o algoritmo para ganhar seguidores

Para aprender como ganhar seguidores no Instagram de forma consistente, é importante entender o algoritmo

Se você se interessa pelos detalhes de como o Instagram determina a relevância dos conteúdos, temos um post explicando direitinho aqui

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Entenda o que o algoritmo do Instagram considera ao classificar a relevância do conteúdo.

Em resumo, diversos fatores são levados em conta pela rede para decidir quais posts serão exibidos para quais usuários. Os principais são: 

  • Engajamento: o número de comentários, curtidas, compartilhamentos e salvamentos do post. 
  • Temporalidade: posts mais recentes costumam a ser mais relevantes para os usuários. 
  • Relacionamentos: o Instagram prioriza as postagens dos perfis que o usuário mais vê e dos criadores com quem ele mais interage. 

O que isso significa? 

Que para colocar o algoritmo para trabalhar a seu favor, você precisa construir um relacionamento com seu público, encorajar a interação e postar com bastante frequência

Como ganhar seguidores no Instagram: os três pilares

Você provavelmente já começou a entender melhor como ganhar seguidores no Instagram.

Pelo menos, já deve ter percebido: promessas de seguidores instantâneos e crescimento do dia para a noite são furadas. 

Então, vamos aprender a fazer do jeito certo. 

Uma estratégia que têm mostrado resultados incríveis no nosso próprio Instagram (segue a gente!) se baseia em três pilares. 

Caso você se interesse, não deixe de conferir nosso curso de Posts Magnéticos. Nele você aprende passo a passo como criar conteúdo que chama a atenção e traz resultados. 

Vamos falar um pouquinho sobre essas três bases na nossa estratégia:

Diferenciação

Você já parou para pensar quantas pessoas postam conteúdo com a mesma temática que o seu no Instagram? Você não é a única empresa atuando no seu setor, e hoje em dia, todo mundo usa as redes sociais para marketing. 

Então, porque o seu público gastaria o tempo online no seu perfil? Isso é, o que você traz de diferente e único?

Se você não consegue pensar em uma resposta, é hora de replanejar seus posts! 

É muito importante ter um diferencial. Isso pode ser no jeito que você apresenta o conteúdo ou na perspectiva oferecida, por exemplo. O importante é encontrar algo que seja só seu!

Inteligência

Sair postando sem nenhum planejamento ou sem acompanhar resultados pode até dar certo, mas só por acidente.

Com certeza, você vai gastar muito do seu tempo com conteúdo que não está dando o retorno esperado

métricas
Acompanhar suas métricas é um passo fundamental em qualquer estratégia de marketing.

Por isso, é fundamental otimizar seu processo. Isso é feito com planejamento e acompanhamento. Veja os passos: 

  1. Defina linhas editoriais para seus posts, separando-os em temáticas ou formatos. Por exemplo: guias, listas, memes, dicas e produtos. 
  2. Monte um calendário de postagens, distribuindo suas linhas editoriais na semana. 
  3. Faça as postagens e acompanhe a taxa de engajamento. Clique aqui para saber como fazer isso
  4. Semanal ou mensalmente, faça a análise dos resultados. Identifique quais linhas editoriais têm uma performance melhor. 

Com esse processo, você consegue entender o que funciona para seu público. E, principalmente, pode parar de perder tempo produzindo conteúdo que não dá resultado. 

Constância

Esse é provavelmente o pilar mais importante. Você precisa postar todos os dias, com frequência e consistência. Isso é importantíssimo para que o algoritmo do Instagram exiba seu conteúdo. 

Uma dica para conseguir manter o ritmo é separar um dia para produzir o conteúdo da semana ou do mês. Assim, você consegue manejar o tempo de forma mais eficaz. 

Mas, principalmente, evita pular dias no seu planejamento por estar sem ideias ou sem tempo. 

Se você precisa de inspiração para criar seus posts, dê uma olhada nesse outro artigo aqui no blog

Dicas de como ganhar seguidores no Instagram em 2021

Com os três pilares que ensinamos, você já tem tudo que precisa para criar uma estratégia vencedora. Agora, é com você: assuma esse compromisso e comece agora mesmo. 

como ganhar seguidores no instagram
Descubra novas formas de ganhar seguidores no Instagram.

Para continuar ajudando nessa jornada, separamos algumas dicas de como ganhar seguidores no Instagram. 

Em conjunto com a sua estratégia, esses segredinhos deixam seu processo de criação mais simples. E, claro, dão aquela mãozinha para o algoritmo exibir seu conteúdo com maior consistência. 

Bora? 

Estratégia de palavras-chave

Os sistemas de pesquisa e classificação de relevância de conteúdo na internet evoluíram muito nos últimos anos. Mas uma coisa nunca muda: palavras-chave são importantes. 

Esses são termos que ajudam os algoritmos a entender o tema do seu conteúdo e, consequentemente, para quem ele deve ser exibido. 

Existem muitas formas de usar as palavras-chave no Instagram. O nome da sua empresa no perfil e o seu @, por exemplo, podem ajudar usuários a encontrarem o perfil na busca. 

Mas o principal mesmo são as legendas e hashtags. Então, escreva legendas bem planejadas e escolha hashtags relevantes em todos os seus posts. 

Encoraje o engajamento

Seu público tem motivos para interagir com seu conteúdo? Isso é, existe algo neles que provoque a necessidade de comentar ou compartilhar, por exemplo? 

Se não, é hora de começar a trabalhar para mudar isso! 

Faça perguntas, peça opiniões e relatos, crie enquetes… Existe muito que você pode fazer para tornar seu perfil mais interativo. 

Hoje, por exemplo, os desafios estão em alta. Peça para que seus seguidores cumpram um desafio e marquem o seu perfil. Faça sorteios, ou simplesmente divulgue as melhores respostas. 

Coloque a criatividade para funcionar! Toda vez que criar um post, pergunte: o que, nesse conteúdo, incentiva o usuário a comentar ou compartilhar?

Interaja com seus seguidores e com outras marcas

A interação é uma via de mão dupla: da mesma forma que os comentários que você recebe melhoram o desempenho do post, os que você faz também importam. 

Quando você interage com seu público, com outras marcas ou com influenciadores, também está criando relacionamentos na rede. Isso é, o algoritmo interpreta essas interações como relevância

Mais que isso, estar ativo nas redes sociais e conversando com seu público é ótimo para a imagem da empresa. 

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Construa relacionamentos nas redes sociais.

Lembre-se que seu principal objetivo no Instagram é justamente ficar mais próximo dos seus clientes e comunidade.

Tenha um plano de conteúdo

Pensar em um conteúdo só na hora de postar é uma receita para o desastre. Você pode estar sem ideias no dia, ou postar um conteúdo feito na pressa. Você pode até acabar pulando dias por que se distraiu ou precisou fazer outra coisa. 

planejamento instagram
Siga um planejamento de postagens.

É por isso que fazer um planejamento, preparar conteúdo com antecedência e acompanhar os resultados é fundamental. Os três pilares funcionam em conjunto: 

  • Não adianta postar todo dia e acompanhar resultados se seu conteúdo é copiado ou ruim; 
  • Você pode ter o melhor conteúdo e acompanhar direitinho, mas não terá bons resultados sem postar com frequência. 
  • Postando conteúdo de qualidade todos os dias, sem entender suas métricas, você estará perdendo muito tempo com posts que não trazem resultados. 

Entenda o que é importante para seu público

Essa é uma das dicas de como ganhar seguidores mais importantes que você vai ler. Nenhuma estratégia resultará em conversões se você não conhecer seu público. 

Você sabe o que as pessoas que você deseja atingir procuram na internet? O que elas vêm no tempo livre que usam para ficar no Instagram?

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Entenda o que seu público procura na internet e qual tipo de conteúdo ele consome.

Se não, de nada ainda ganhar várias curtidas e explodir no número de seguidores. Se você só alcança um público que não está interessado nos serviços e produtos da sua marca, seu tempo foi perdido. 

Então, o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing, seja no Instagram ou distribuindo panfletos, é entender seu público alvo. 

Como ganhar seguidores no Instagram com Reels

Quando o assunto é como ganhar seguidores no Instagram, o queridinho do momento é o Reel. Trata-se de um vídeo curto com seu próprio feed, introduzido na plataforma recentemente para competir com o Tiktok. 

Temos um post explicando direitinho como fazer Reels. Clique aqui para dar uma olhada. 

Uma grande vantagem do formato é a aba explorar. Nela, são recomendados muitos Reels de pessoas que o usuário ainda não segue. Assim, o potencial é enorme para ganhar seguidores. 

Sem ideias para Reels? Veja nosso post sobre como fazer Reels criativos para o Instagram

Os Reels, como os Stories, são um formato à parte, que merecem sua própria estratégia. A boa notícia é que você pode aplicar os mesmos três pilares para atingir ótimos resultados. 

A Copfy Academy também tem um curso específico de Reels Magnéticos. Clique aqui para conhecer.

Conclusão

Agora você sabe como ganhar seguidores no Instagram do jeito certo! Nada de comprar com perfis falsos: você vai acabar queimado, tanto no algoritmo quanto com os seus seguidores de verdade. 

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Uma estratégia com base em diferenciação, inteligência e constância levará seu perfil ao sucesso.

Comece hoje mesmo a colocar sua estratégia na prática

  • Planeje;
  • Crie conteúdo com antecedência;
  • Seja original e criativo;
  • Poste todos os dias;
  • Acompanhe os resultados;
  • Otimize sua estratégia; e, principalmente
  • INSISTA! 

Até a próxima!

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