Instagram

Como ter um Perfil de Sucesso no Instagram

O Instagram é atualmente uma das maiores portas de entrada para novas empresas. E hoje, vamos falar sobre 13 passos para ter um perfil de sucesso.

Um bom perfil no Instagram sabe qual é o seu público-alvo, qual o objetivo dele e sabe como solucionar os seus problemas.

Com um nicho e uma comunicação bem definida, é possível criar uma comunidade e transformar seguidores em clientes. Ou seja, seu perfil no Instagram é como uma casa. Por isso ela precisa causar uma boa impressão para gerar interesse e desejo.

Se você pretende atrair seguidores e vender na internet, continue lendo este artigo. Nele você vai aprender a corrigir seu perfil e não perder mais nenhuma oportunidade de crescer seu negócio na internet.

Tipo de Perfil

Antes de mais nada, se você pretende criar conteúdo para a plataforma de alguma forma, é necessário migrar para a categoria profissional do Instagram.

A migração é bem simples. Pelo Smartphone você precisa apenas clicar na aba de editar perfil e clicar na opção “Mudar para conta profissional”.

Um perfil profissional te proporcionará diversos recursos, como botões, links e informações detalhadas sobre seu público. Assim, sua estratégia poderá contar com mais ferramentas, que ajudarão na construção da audiência e alcance de milhares de pessoas todos os dias.

Dentro do perfil profissional, existem duas categorias principais: o do perfil de negócio e o perfil do criador de conteúdo. 

Dessa maneira, se você tem um negócio e pretende trabalhar de forma direta com ele no digital, você pode escolher uma das categorias.

Nicho

Em primeiro lugar, é preciso escolher um nicho. Para isso é necessário categorizar seu negócio e criar um conteúdo de valor, que seja estratégico e direcionado.

A partir do nicho, você será capaz de definir seu público-alvo e o perfil da sua persona. Uma audiência que encontra sentido no seu nicho é aquela que tem altas chances de consumir seu conteúdo e comprar seu produto ou serviço.

Para definir seu nicho você precisará responder essas perguntas:

  • Qual é o público que você pretende alcançar? Quanto mais específico ele for, melhor.
  • Qual é o objetivo desse público? Onde eles estão e em qual ponto eles pretendem chegar?
  • De que forma você vai ajudar seu público a atingir os seus objetivos?

Você só conseguirá ter um perfil de sucesso, organizado e intencional se tiver um nicho bem definido. 

No curso “Ponte Roxa” do Copfy Club, você vai aprender a estabelecer as formas nas quais você pode ajudar seu público sair do ponto atual e garantir a transformação delas através do seu produto/serviço.

Nome de Usuário 

O nome de usuário é sem dúvida um dos elementos importantes no Instagram. Um nome de usuário fácil de ser lembrado vai te ajudar a se destacar na rede social.

Na hora de escolher um user name (o nome que vai junto ao @), é importante selecionar um que se adeque ao seu nicho e que seja fácil de ser digitado.

Além disso, algo que também pode ajudar, é a palavra-chave. Ela deve estar relacionada com seu nicho de atuação. Você pode inseri-la logo após o seu nome. A palavra-chave pode auxiliar num momento de pesquisa, por exemplo.

Uma sugestão aqui também é que evite símbolos no seu nome ou nomes complicados de serem escritos.

Foto de Perfil

Em seguida temos a foto de perfil. Ela é um dos primeiros elementos que alguém vai notar ao se deparar com a sua conta. Por isso é importante que ela comunique de maneira clara quem você é.

Se você é a sua própria imagem da marca, o ideal é que você use uma foto bem iluminada, de preferência com luz natural. Procure deixá-la nítida, centralizada e use fundos reais.

Uma foto de uma consultora de moda não será o mesmo de uma empresa especializada em eventos, por exemplo. Por isso, cada negócio deve levar em conta o seu nicho.

Bio 

O próximo passo é a Bio. Ela é a oportunidade perfeita para você conseguir se comunicar com a sua audiência, exercer autoridade e converter visitantes em seguidores.

Qualquer pessoa precisa bater o olho na sua bio e saber em 3 segundos quem você é, o que você faz, para quem você faz e qual o seu diferencial.

O campo da Bio é bem curto, por isso você precisa ser específico e direto ao ponto. Você precisa responder as perguntas feitas anteriormente na hora de definir seu nicho.

Uma boa bio é aquela que demonstra autoridade e entrega uma promessa. Você pode informar o número de alunos que já teve ou até mesmo o tempo que exerce aquela função. E com relação à promessa, você pode alimentar o desejo da sua audiência ou expor as fraquezas dela.

Por exemplo, se você trabalha com terapia, uma promessa válida seria aumentar a autoestima e diminuir a ansiedade.  

A Bio é um grande otimizador e vai te ajudar a atrair os seguidores certos, que se encaixam com a proposta feita por você através do seu perfil.

Link da BIO

Logo abaixo do texto da bio, é possível incluir um link para o seu site, WhatsApp ou até mesmo uma página online.

Se você ainda não tem um produto ou serviço ou tem mais de um canal de vendas, é possível abrigar vários links úteis em uma árvore de links (link tree).

Feed Coeso

Todos os elementos do seu feed comunicam de forma clara qual o real proposta do perfil?

Um feed coeso tem o poder de engajar quem já te segue e atrair novas pessoas para o seu perfil, pois reforça em todos os pontos (foto, user, bio, feed) o objetivo do negócio.

Feed Vitrine

O feed vitrine ou panfleto é o maior e o mais grave erro que os negócios que ofertam produtos físicos cometem.

Geralmente essas contas publicam fotos dos seus produtos e criam uma legenda com o preço do produto e os métodos de pagamento. Esse post provavelmente não terá engajamento, porque ninguém gosta de propaganda. As pessoas gostam de consumir conteúdo útil ou de entretenimento.

Portanto, se você tem um produto físico ou serviço, entregue um conteúdo que demonstre algum processo de confecção, dicas de uso ou até mesmo os benefícios que o seu serviço oferece.

Você também pode criar Reels úteis mostrando seu produto em ação.

Falta de Planejamento

A falta de planejamento acarretará na falta de constância. Um perfil que foca em publicações espontâneas, provavelmente não terá posts estratégicos e consequentemente o perfil vai ficar estagnado.

O ideal aqui é buscar referências e salvá-las ao longo da semana. Daí então, determine um dia e horário para fazer o copy dos posts e scripts dos vídeos. Na próxima etapa, faça os designs e grave os vídeos. Após a edição, agende as postagens para ganhar tempo.

A grande novidade aqui é que já começou a chegar em alguns perfis brasileiros a funcionalidade de agendar os posts diretamente pelo app, conforme noticiamos aqui.

Frequência

A frequência tem um grande valor no Instagram. Uma conta que publica e interage de forma constante é consequentemente mais exposta e fortalece sua lembrança de marca.

Com esse comportamento, é possível que a marca se torne familiar para a audiência e tem a oportunidade de construir uma comunidade forte e bem engajada, utilizando-se de “exposições repetidas”.

É aquela máxima: “Quem não é visto, não é lembrado.”

Engajamento

O engajamento nada mais é que o nível de interação do seu público com o seu conteúdo. Uma pessoa pode interagir com você através de uma curtida, um comentário, salvamento ou compartilhamento.

Dependendo do nível de interação, seu engajamento pode ser mais alto ou mais baixo. 

As curtidas, por exemplo, podem nos dizer se o engajamento do perfil está saudável.
Podemos calcular da seguinte forma:

  • Para contas com menos de 10 mil seguidores: O ideal é ter, pelo menos, 2% de curtidas. Ex: Perfil com 8 mil seguidores deve ter 160 curtidas por post.
  • Para contas com mais de 10 mil seguidores: O ideal é ter, pelo menos, 1% de curtidas. Ex: Perfil com 21 mil seguidores deve ter 210 curtidas por post.

Logo, um perfil de sucesso geralmente é aquele perfil que traz temas e assuntos que atingem tanto seguidores como não seguidores. 

Você pode usar a aba “Insights” do seu perfil para ter controle dos conteúdos que mais engajam e daqueles que flopam. Assim você saberá otimizar sua produção de conteúdo e replicar o que dá certo.

Além de ter essas informações que são valiosas, o Instagram te entrega taxas de interações, contas alcançadas, posts que tiveram mais salvamentos, compartilhamentos, etc.

Reels Tendência

O Reels tendência é o tipo de vídeo que muitas pessoas estão replicando e adaptando para vários nichos.

Ele costuma ser rápido, objetivo e bem dinâmico. Essa dinâmica pode surgir por meio de transições, pequenos blocos de texto e uma música em alta.

Portanto, um Reels baseado em uma tendência tem grandes chances de viralizar e atrair novos seguidores. Assim, a ferramenta Reels em si tem um grande poder viral e ao ser somada com vídeos de tendência ou áudios virais, pode aumentar o seu alcance 3x mais rápido.

Reels Original 

O Reels original ainda não é tão valorizado como deveria ser. Quando o assunto é Reels, as pessoas acreditam que apenas conseguirão algum tipo de alcance se usarem Reels tendência e não é bem assim.

Você pode criar Reels originais, levando em conta seu nicho, sua estética e comunicação. Vídeos originais têm grandes chances de te destacar no Instagram e criar conexão, isso porque é a sua voz ou imagem que está ali, e esse fator de humanização pode te ajudar muito.

Nesse post, falamos sobre os 3 formatos de Reels:

Outro ponto importante são os vídeos que apostam no Storytelling, com uma boa iluminação e uma boa edição, vão te ajudar a reter seguidores também.

No aulão Storytelling para Reels no Copfy Club, você vai aprender a criar Reels originais de conteúdo que vão chamar atenção e ajudarão as pessoas.

Stories

O Story é a principal ferramenta para criar conexão com seus seguidores. Ele representa o meio do funil. Geralmente as pessoas que visualizam seus Stories são aquelas que tiveram mais interações com você, principalmente via inbox.

Aliás, por ser uma ferramenta que não exige muito trabalho para a publicação ela pode ser levada de forma mais espontânea, e isso é bom, pois aproxima você da sua audiência.

Mas claro, não podemos esquecer da estratégia e que ela sempre deve ser aplicada da maneira certa. Considerando que seu objetivo seja aumentar suas views, você pode oferecer alguma recompensa para quem responder ao seus stories.

Quanto maior for sua interação via inbox, mais o algoritmo entenderá que seu conteúdo é relevante e entregará seu story para um número maior de seguidores.

Trouxe aqui, 50 dicas de stories para iniciantes, para você já começar a colocar em prática hoje mesmo.

Além disso, existem vários elementos que podem ser usados nos seus Stories para garantir mais interação. São eles: caixinha de perguntas, reações, enquetes…

Os stories também podem ser um canal de venda, ou seja, o fundo de funil.

Pra te ajudar nessa jornada, temos um vídeo completo aqui sobre: Stories Criativos que Vendem: Aula para Iniciantes no Instagram.

Destaques 

Os destaques servem como uma extensão da sua Bio. Também é possível exercer autoridade e confiança através dele.

Por isso, usá-lo de forma estratégica pode auxiliar na conversão de visitantes em seguidores.

Mas em que lugar fica essa Aba?

Ela fica abaixo da sua bio e abriga diversos Stories que podem servir para te apresentar de forma mais profunda, mostrar seus bastidores, expor elementos do seu processo criativo e criar uma conexão que não seria possível de ser feita na Bio.

Se você vende um produto ou serviço, é possível usar os destaques para responder perguntas frequentes. Por exemplo: quebrar objeções, contar a história do seu negócio e expor feedbacks de pessoas que compraram de você.

Contudo, evite usar um número muito expressivo de destaques. Use com moderação, com os pontos que são mais relevantes, como os citados acima.

Conclusão

O Instagram é uma das maiores portas de entrada para novos empreendedores.

É através dele que muitas pessoas conseguem divulgar seu negócio com baixo ou nenhum investimento, atrair seguidores e gerar renda por meio da internet.

Mas para que isso seja possível, é preciso ter um perfil de sucesso, que seja bem direcionado e que atenda as principais dores do seu clientes. Você pode fazer isso servindo seu público com conteúdo no feed, stories e Reels. 

Essas ferramentas são importantes para reter seguidores e gerar engajamento. Com toda a certeza, um perfil bem engajado não sofre na hora de converter seguidores em clientes.

Além disso, é essencial conhecer bem o seu público para apresentar um perfil de sucesso, que vai chamar a atenção das pessoas, nutrir os seguidores e atrair novos.

Em suma, um perfil coeso é aquele que comunica em todos os seus pontos, o objetivo principal do seu negócio.

Para mais conteúdos sobre redes sociais, siga nosso Instagram e fique por dentro de tudo o que envolve esse mundo digital dos negócios.

Até o próximo conteúdo!💜

Karolaine Marques

Share
Published by
Karolaine Marques

Recent Posts

Engajamento no Instagram: 16 Truques Para Crescer em 2023!

Entenda de uma vez como o algoritmo do Instagram funciona e invista nesses 16 truques…

2 meses ago

Como Crescer no Instagram usando a Estratégia da Pirâmide de Conteúdo

O artigo aborda o tema pirâmide de conteúdo, explica o que é e a sua…

2 meses ago

Bio do Instagram: Como Criar a Sua e Ganhar Mais Seguidores e Clientes!

Esse texto tem como foco a bio do Instagram. Ele explica o que é a…

2 meses ago

Como Organizar a sua Produção de Conteúdo no Instagram

O artigo explica o que é produção de conteúdo, oferece diversas formas de obter ideias…

2 meses ago

Hashtags no Instagram Passo a Passo: Como Usar para Ganhar Seguidores

Usar hashtags no Instagram é uma ótima maneira de aumentar o alcance e o engajamento…

2 meses ago

Linha Editorial: O que é e Como fazer?

A linha editorial é a seleção de conteúdo que se enquadra em um tema do…

3 meses ago