Como vender no Instagram? Hoje, a rede social é utilizada pelas mais diversas empresas para fechar negócio! 

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Aprenda como vender no Instagram.

Mesmo com a popularidade do Instagram entre empreendedores, ainda tem muita gente com dificuldade de vender na rede. E não é para menos: existe muita desinformação por aí. 

Além disso, nem todo mundo conhece os detalhes do Marketing no Instagram. A boa notícia é que não é difícil aprender. 

Com determinação e uma boa dose de insistência, seu perfil pode se tornar um veículo de vendas eficaz. Nesse artigo, você descobre:  

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Ah, não esquece de seguir nosso perfil do Instagram também! Tem dicas novas todos os dias. 

Vamos ao que interessa?

Por que aprender como vender no Instagram

O que você acha de divulgar seu negócio em um canal onde mais de 500 milhões de pessoas estão todos os dias? O Instagram, hoje, é um dos principais veículos de marketing digital no mercado. 

Sabia que 80% dos usuários já usaram o Instagram como fator decisivo para uma compra? E mais: 85% usam a rede para descobrir novos produtos e marcas

Aprender como vender no Instagram abre possibilidades incríveis para sua empresa. E essas oportunidades vão além da exposição. 

Vender no Instagram é sobre gerar conveniência para seus clientes.

Quando você leva seus produtos para onde seu público está, você cria conveniência. Isso é, torna o processo de conversão em vendar mais simples. E, certamente você já sabe: quanto mais fácil for para seu cliente finalizar uma compra, melhor para você! 

Além de ajudar na divulgação e nas vendas, o Instagram é uma ferramenta de inteligência para sua empresa. Ele ajuda a conhecer melhor seu público, entender suas preferências e cultivar relacionamentos. 

Com tantas vantagens, fica claro: aprender como vender no Instagram não é opcional. Afinal, sua empresa não pode ir à contramão do que os clientes procuram. E, hoje, isso significa marcar presença nas redes sociais. 

Passo a passo de como vender no Instagram

Não é complicado começar a vender no Instagram. A parte mais difícil é manter a constância. Isso é, não deixar de postar todos os dias e produzir conteúdo interessante. 

Diferente de uma loja online ou um site, você não pode postar apenas fotos e descrição de seus produtos. Assim, você não vai vender nada.

A chave do marketing em redes sociais é se manter ativo e interagindo com o público. 

Falaremos mais sobre essas estratégias mais adiante no artigo. Por enquanto, vamos focar em preparar sua conta para vender no Instagram: 

1. Perfil comercial

O primeiro passo de como vender no Instagram é ativar a sua conta comercial. Não se preocupe: é fácil e você não precisa pagar nada.

Basta acessar as configurações de sua conta e escolher a opção “mudar para conta profissional”. Se você precisar de instruções mais detalhadas, temos um guia completo para perfis comerciais nesse link

Uma vez ativada, a conta comercial oferece acesso a ferramentas importantes para negócios. Alguns exemplos são métricas detalhadas e possibilidade de configurar botões de ação na biografia do Instagram

A ferramenta que estamos procurando agora, no entanto, é o catálogo de produtos. Vamos lá. 

2. Cadastrando Produtos

Para usar a loja online do Instagram, é preciso antes criar uma loja no Facebook. Isso porque as compras não são processadas pelo Instagram ainda.

A ativação do Instagram Shopping só pode ser feita após a aprovação da loja virtual no Facebook. Esse processo pode demorar de dois dias até uma semana, então, configure o quanto antes. 

Com isso resolvido, é hora de ativar sua loja do Instagram. Para isso, acesse as configurações e escolha a opção “empresa”. No menu seguinte, você encontra em azul a opção “Configurar compras no Instagram.”

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Menu de configurações da Empresa.

Uma vez ativada, seu perfil passará a exibir uma nova aba, com um ícone de sacola de compras. Isso facilita o processo de busca e compra para seus clientes. 

Para criar seus catálogos de produtos, é só acessar as opções da sua loja do Facebook. Lembre-se de usar boas fotos e criar uma descrição perfeita para cada um. 

Com tudo pronto, acesse novamente as configurações do seu perfil, toque em “empresa” e depois em “compras”. Aqui, você pode selecionar os catálogos que serão exibidos no Instagram.

Vale lembrar que é preciso contar com sistemas de pagamento que facilitem as transições. 

3. Marketing de Conteúdo: o coração das vendas no Instagram

Quando o assunto é como vender no Instagram, a configuração da loja é a parte fácil. O ponto onde muitas empresas falham é na divulgação e exposição de seus produtos.

Como mencionamos antes, não é só colocar a loja no ar e pronto. 

Para ganhar visibilidade, não tem atalho: é preciso postar com frequência. Mais que isso, é preciso produzir conteúdo que seja interessante para seu público alvo. 

Pense bem: ninguém entra nas redes sociais para ver propaganda atrás de propaganda. Então, postar apenas sobre seus produtos não é ideal. 

Tenha em mente a função original das redes sociais: compartilhar momentos e estreitar relacionamentos. É isso que você deve fazer com seu público. 

Isso pode ser feito postando tutoriais, conteúdo educativo sobre seu nicho, ou até com memes e piadas do setor. O limite é sua criatividade! 

Precisa de ideias para criar conteúdo chamativo para sua empresa? Recomendamos a leitura desse outro post aqui no blog!

Dicas de como vender no Instagram

Agora você já sabe como vender no Instagram, ou, pelo menos, como configurar a loja online. Esse é o momento de começar o trabalho duro: você vai precisar postar todos os dias e se esforçar para diferenciar seu conteúdo. 

Não tem segredo: é preciso se comprometer e correr atrás. 

Claro, existem técnicas e conhecimentos que vão ajudar você nessa jornada. Por isso, separamos algumas dicas de como vender no Instagram. 

Vale o lembrete: tem sempre coisa nova no nosso Insta sobre o assunto. Lá você até encontra algumas ideias para inspirar seu conteúdo. 

O funil de vendas no Instagram

O primeiro para vender no Instagram é entender o funil da rede. E, claro, saber o que seu público procura ver. A seguir, você encontra algumas explicações simplificadas do tema: 

Conquistando seguidores

Em meio a dezenas de milhares de empresas no Instagram, porque um usuário irá seguir seu conteúdo? Essa pergunta deve ser feita sempre que você for criar posts. 

Tem muito conteúdo disponível nas redes. Por isso, para ser eficaz, o seu precisa ter um diferencial. 

Pode ser o jeito que você fala, como você apresenta ou o tom que aborda… Pode ser o que a criatividade mandar! 

O importante é criar motivos para que as pessoas acompanhem o seu conteúdo. Isso é, oferecer valor e originalidade. 

Trabalhe o engajamento

Ser visto no Instagram é um ótimo primeiro passo. Mas não adianta conseguir milhares de visualizações e seguidores se as pessoas não estão interagindo com seu perfil

Sabe por quê? Isso significa que elas viram potencial no perfil, mas não se interessaram pelo conteúdo que você postou até agora. 

Aprenda a aumentar o engajamento no seu conteúdo com esse outro post.

Faça perguntas, peça opiniões, lance desafios… Sempre que postar, ofereça uma razão para que seus seguidores curtam, comentem e compartilhem. 

Qualidade técnica do conteúdo

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Aliás, boa parte do seu sucesso se deve a isso. Então, nada de postar fotos com baixa qualidade, salvas da internet ou mal editadas. 

A qualidade técnica é fácil de ser bem desenvolvida. Mesmo quem não tem experiência com design pode usar aplicativos como o Canva para criar conteúdos mais organizados e bonitos. 

Para os vídeos, vale o mesmo. Filmar com o celular não é problema, mas tome cuidado com a qualidade da imagem, iluminação e som. Quanto mais você puder aperfeiçoar esses aspectos, melhor. 

Planejamento do calendário de posts

Postar todos os dias, mais de um tipo de conteúdo por dia, pode parecer uma missão impossível. Mas calma: não precisa passar a semana toda correndo atrás disso. 

Nossa dica é separar um dia e criar bastante conteúdo. Assim, você tem um “estoque” de posts. Isso é especialmente útil naqueles dias que a inspiração simplesmente não vem. 

Para se organizar, monte um calendário. Veja alguns exemplos: 

Legenda e Call to Action

As legendas são um espaço valioso nos seus posts. Nelas, você pode oferecer informações sobre produtos, conversar com os usuários e muito mais. 

Então, capriche! Veja algumas dicas para criar legendas mais atrativas: 

  • Seja direto: não use textos muito longos, visando manter o foco na imagem ou vídeo. 
  • Não repita informações que estão na imagem ou vídeo: a legenda deve ser um complemento. 
  • Use emojis: eles ajudam a deixar o texto mais pessoal e visual. Só tome cuidado para não exagerar. 
  • Hashtags estratégicas: tenha um plano para suas hashtags e não encha a legenda só com elas. 
  • Use um CTA: convide o usuário a seguir o perfil, comentar ou marcar um amigo. 
  • Capriche na formatação: as quebras de linha são suas aliadas! Ninguém gosta de ler uma parede de texto, muito menos no smartphone. 

Facilite o processo

Quando o assunto é como vender no Instagram, quanto mais fácil for  processo, melhor. Hoje em dia, as pessoas podem fazer compras com apenas um toque pelo smartphone. 

Em quantos toques ou cliques uma compra na sua loja é finalizada? 

Mais que isso, é importante oferecer opções. Formas de pagamento com certificados de segurança ou diferentes modalidades de frete, por exemplo.

Interação é a chave!

Uma rede social existe para incentivar interações e estreitar relacionamentos. Por isso, o algoritmo do Instagram considera perfis com os quais você mais interage mais relevantes. 

Ou seja: para melhorar seu alcance na rede, é fundamental incentivar interações. 

Isso vai além dos CTAs e conteúdos que incentivam comentários. Você também deve interagir com seus seguidores. Afinal, relacionamentos são uma via de mão dupla. 

Responda todos os comentários que puder, e todas as mensagens diretas que receber! 

Comente e curta posts dos seus seguidores e de outras marcas. Marque pessoas nas suas fotos e legendas. 

As interações são a característica mais importante das redes sociais.

Quanto mais interações seu perfil tiver, melhor será o desempenho do seu conteúdo.

Anúncios pagos e Parcerias

Um recurso interessante do Instagram para empresas é a possibilidade de promover posts. Funciona de forma muito similar ao Facebook Ads. Você escolhe um conteúdo e paga pela sua exibição para um público segmentado. 

Essa pode ser uma boa forma de alavancar sua exposição. 

Outra rota são as parcerias com influenciadores ou perfis relevantes no seu nicho. Além de trazer mais visualizações para seu conteúdo, você também está estabelecendo sua empresa como parte de uma comunidade. 

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Parcerias com Influenciadores é apenas um exemplo de estratégias pagas.

Promoções, sorteios e concursos

Finalmente, nunca devemos subestimar o poder de uma boa promoção para vender mais. E quando o assunto é como vender no Instagram, o foco nem precisa ser um desconto. 

Claro, stories com cupons para descontos-relâmpago são uma ótima ideia. Mas você pode oferecer muitas outras vantagens para seus seguidores. Por exemplo: 

  • Pré-venda das últimas novidades;
  • Concursos culturais; 
  • Uma galeria com as fotos enviadas pelos clientes; 
  • Sorteios entre participantes de uma live ou pessoas que comentaram em um post. 

Novamente, é hora de colocar a criatividade para funcionar! 

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre como vender no Instagram. Desde os aspectos mais técnicos até as melhores estratégias para divulgar seu conteúdo. 

É hora de colocar a mão na massa e começar a vender no Instagram!

Lembre-se dos três pilares do sucesso no Marketing para Instagram: 

  • Originalidade: ofereça diferenciais;
  • Constância: poste todos os dias e interaja com os seguidores; 
  • Inteligência: trace uma estratégia e planejamento, acompanhe seus resultados e implemente melhorias. 

Se quiser aprender mais sobre isso, não deixe de conferir o curso de Posts Magnéticos da Copfy Academy!

Até a próxima!

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