A conta comercial Instagram é uma aliada poderosa para empresas que usam a plataforma como canal de Marketing. 

conta comercial instagram
O Instagram para empresas oferece recursos exclusivos para negócios.

O Instagram começou como uma rede social bastante pessoal, com o objetivo de compartilhar fotos. Mas evoluiu muito desde então. Hoje, essa é a plataforma mais popular entre profissionais de marketing

E não é para menos. Entregando altas taxas de engajamento, o Instagram permite um relacionamento mais próximo com seu público. Para melhorar ainda mais, a plataforma implementou muitos recursos direcionados para empresas

Para aproveitar todo o potencial dessa rede, empreendedores precisam criar uma conta comercial no Instagram. Nesse artigo, você encontra tudo que precisa saber sobre o assunto. 

Vamos falar sobre: 

Se você procura um guia mais completo sobre como levar um perfil do ZERO à autoridade digital no Instagram, está com sorte! 

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Conta comercial Instagram: O que é?

A conta comercial Instagram é um recurso especificamente voltado para empresas. As mudanças foram implementadas para atender as necessidades de empreendedores que usam a rede como plataforma de marketing. 

São mais de um bilhão de contas ativas no Instagram. Desses perfis, 80% segue pelo menos um perfil empresarial. Então, não é de estranhar que a rede tenha desenvolvido ferramentas para aumentar seu potencial no marketing. 

Esse conjunto de recursos é chamado de Instagram Business, ou Instagram para empresas

Para usar todas as funcionalidades, é preciso primeiro ativar um perfil comercial. Não se preocupe: é muito simples. Você encontra um passo a passo mais adiante nesse artigo. 

Aprenda a criar sua conta comercial no Instagram.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode criar um perfil comercial no Instagram. Assim, esse é um recurso que atende tanto grandes multinacionais quanto o pequeno empreendedor, profissional liberal ou artesão! 

As vantagens da conta comercial no Instagram

Muita gente se pergunta se criar a conta comercial Instagram é mesmo necessário. A resposta curta é: SIM! 

Agora, vamos explicar por quê. 

Existem muitas vantagens e funcionalidades exclusivas na conta comercial do Instagram. Sem fazer essa conversão no perfil, você não terá acesso a essas ferramentas. 

E, acredite, elas vão fazer muita falta se você quer levar o marketing no Instagram a sério. 

A seguir, você conhece todas as vantagens de converter o perfil da sua empresa para uma conta comercial Instagram: 

Métricas mais precisas

Esse é, provavelmente, o maior benefício de ativar a conta comercial. Todo perfil empresarial no Instagram conta com a ferramenta Insights

Tocando nessa opção, é possível ver métricas detalhadas para cada post, seu perfil e até mesmo sobre o perfil dos seus seguidores. 

Se você já estudou um pouco de Marketing no Instagram (ou marketing no geral), certamente sabe: acompanhar esses números é fundamental para seu sucesso. 

Sem esse acompanhamento, é impossível saber o que dá certo para seu público. Com as métricas, você pode focar seus esforços em estratégias que entregam resultados. 

Exemplos de métricas encontradas no Insights.

Vamos aprender um pouco mais sobre esses indicadores: 

Alcance e Impressões

O alcance diz respeito ao número de perfis que visualizaram o seu post. Esse é um dado fundamental para entender sua taxa de engajamento.

É importante destacar que esse dado difere das impressões. Essa segunda métrica representa quantas vezes o post foi visto. Lembre-se que um perfil pode ver seu post mais de uma vez. 

As informações sobre impressões também são divididas por categoria no Insights. Isso é, você pode descobrir quantas pessoas viram seu post em seus feed, através de hashtags ou outras fontes. 

Com isso, é possível avaliar onde implementar melhorias.  

Quem é seu público

Tocando na aba “público” nos insights, você tem acesso a informações sobre o perfil dos seus seguidores. Algumas métricas disponíveis são: 

  • Gênero e faixa etária dos seguidores;
  • Localização (cidades e países); 
  • Dias e horários em que seus seguidores estão mais tempo online; 
  • Quantos seguidores você ganhou ou perdeu.
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Dados disponíveis sobre o público no Insights.

Métricas dos Stories e Reels

Os Stories e Reels contam com tipos diferentes de interações. Os Reels ainda são bastante novos, mas já sabemos que o número de visualizações é muito importante. 

Quanto as Stories, a melhor ferramenta para engajamento, é possível ver muitos dados: 

  • Quantas pessoas responderam;
  • Visitas ao perfil; 
  • Toques nas figurinhas; 
  • Quantas pessoas clicaram em voltar e avançar;
  • Saídas.

Links nos Stories

Apenas as métricas já são motivo suficiente para ativar a conta comercial Instagram. Mas as vantagens não param aí. 

Só contas de empresas podem adicionar links em seus Stories. Através desse recurso, o usuário pode deslizar a tela para cima. A ação o direciona ao link configurado. 

Você pode usar essa ferramenta para fazer promoções relâmpago, por exemplo. Ou entregar conteúdo exclusivo (como e-books) para quem viu os Stories. 

Quer ideias de Stories criativos? Confira esse outro artigo!

Informações sobre a empresa

A conta comercial Instagram também permita que informações adicionais sejam adicionadas à biografia no perfil. 

Para isso, toque o botão “Editar Perfil” na página da bio. Depois, escolha “Opções de contato”.

  • Dados para contato: esse pode ser um número de telefone, WhatsApp ou e-mail. 
  • Site: link direto para o site institucional da empresa.
  • Endereço da empresa: se você tiver um local físico, pode configurar o endereço no perfil. Ao tocar, o usuário pode ver um mapa. 

Botões no perfil

Ainda nas opções de contato, você encontra o menu “Adicionar um botão de ação”. 

Esses botões ficam disponíveis junto aos destaques dos Stories na página da Bio. 

Essa é uma boa formas de destacar links importantes.

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Exemplos de Botões no perfil comercial do Instagram.

Posts promovidos

Os anúncios pagos no Instagram também só podem ser acessados pelos perfis comerciais. Isso é, sem uma conta comercial Instagram, não é possível contratar a promoção de posts. 

Loja no Instagram

Com a conta comercial no Instagram, você também tem a opção de criar um catálogo de produtos. 

Ao tocar na foto do produto cadastrado, o usuário tem acesso direto à descrição e preço do item. Assim, a conversão em venda se torna mais simples. 

Ainda não é possível finalizar vendas através do aplicativo no Brasil. No entanto, vale lembrar que o recurso já existe em fase de testes nos Estados Unidos. Vamos torcer para chegar logo!

Passo a passo: Como criar a conta comercial Instagram

Agora você já conhece todas as vantagens de criar uma conta comercial Instagram. Então, se você usa a plataforma para divulgar seus produtos e serviços, é hora de colocar a mão na massa

Não se preocupe: é um processo simples, rápido e sem burocracia. Vamos lá? 

1. Pre-requisitos

Qualquer pessoa pode criar uma conta comercial Instagram. Você pode converter um perfil já existente ou criar um novo: sua escolha! 

Mas vale destacar: é obrigatório ter uma página no Facebook para sua empresa para usar esse recurso. Para isso, basta logar no Facebook, clicar em “Criar” e seguir as instruções. 

Já tem a página do Facebook e o Perfil do Instagram prontos? Ótimo. Então, faça login no perfil que será convertido para conta comercial Instagram. 

2. Ativar o perfil comercial

Ao fazer login, no canto superior direito da tela, você encontra o botão “menu”. Toque nele e escolha a opção “configurações”. Você também pode acessar essas opções tocando no ícone de engrenagem na sua página de perfil. 

O menu de configurações será aberto. Agora, toque na opção “Conta”.

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Toque nas configurações de conta no seu perfil.

No final da aba seguinte, você encontra, em azul, a opção “mudar para conta profissional”. 

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É só escolher “Mudar para conta comercial”.

3. Configurar seu perfil comercial Instagram

Ao selecionar a opção “mudar para conta profissional”, será necessário fazer algumas configurações. Basta seguir as orientações do aplicativo.

  1. Primeiro, você deve escolher se o perfil é de um criador de conteúdo ou de uma empresa. 
  2. Agora, será necessário vincular esse perfil à Fanpage do Facebook que você preparou. 
  3. Finalmente, você deverá selecionar uma categoria para seu perfil. 
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Configure sua conta comercial no Instagram.

Depois disso, é só confirmar a mudança para conta comercial Instagram. Vale lembrar que, para isso, seu perfil ficará público.

4. Completar a biografia do Instagram

Agora sua conta comercial Instagram já está ativada! Não esqueça de completar a biografia com as informações extra. Ah, e crie alguns botões de ação também

Se você precisa de dicas para montar uma biografia do Instagram perfeita, temos um artigo sobre isso

O que não pode faltar: 

  • Nome e nicho de atuação;
  • Endereço, se aplicável;
  • Descrição do negócio;
  • Links de site, redes sociais e canais;
  • Dados para contato;
  • Chamadas para ação.

Dica: a biografia tem um limite de caracteres. Então, seja direto e claro.

Dúvidas frequentes sobre a conta comercial Instagram

É muito comum que surjam dúvidas (e até alguns mitos) quando o assunto é marketing em redes sociais. Afinal, você encontra gente falando de tudo na internet.

Por isso, resolvemos levantar as dúvidas mais frequentes e resolvê-las de uma vez por todas. 

Se sua dúvida não foi respondida, deixa um comentário. Vamos fazer o possível para ajudar! 

Quanto custa uma conta comercial no Instagram?

A conta comercial Instagram é gratuita. Isso mesmo: não é preciso pagar nada para fazer a conversão. Essa dúvida aparece muito provavelmente devido à funcionalidade de promoção de posts. Então, vamos esclarecer: 

A promoção de posts (Instagram Ads) é o único recurso pago na conta comercial. Ele funciona como a compra de anúncios do Google e do Facebook. Isso é, você paga para que o conteúdo seja exibido para determinado público. 

A estratégia de tráfego pago tem um papel importante no Marketing Digital. No entanto, você não precisa usar essa ferramenta se não quiser. Todos os outros recursos na conta comercial Instagram são gratuitos. 

Resumindo: você não paga nada pela conta, métricas ou funcionalidades. Você pode, no entanto, comprar anúncios. 

Qual a diferença de uma conta comercial no Instagram?

Como você aprendeu nesse artigo, existem muitas funcionalidades específicas para conta comercial Instagram. Contas pessoais não têm acesso a métricas detalhadas, recursos para links e CTAs. 

Além disso, dizer ao Instagram que a conta pertence a uma empresa ajuda na segmentação do seu público. Isso é, o algoritmo entende sua área de atuação e tende a exibir os posts para usuários interessados.   

Usar a conta comercial no Instagram é a melhor estratégia para sua empresa.

Isso significa que você tem maior possibilidade de gerar conversões, já que o público se torna mais qualificado. 

Outra vantagem é que, com os botões no perfil, endereço e dados para contato, você passa uma imagem mais profissional. 

Tirando isso, a forma de usar a conta comercial Instagram é a mesma. 

Ter uma conta comercial vai diminuir o alcance do meu conteúdo?

Não. Esse é um mito muito comum, mas o Instagram não tem porque penalizar conteúdo postado em contas comerciais. Afinal, o objetivo é incentivar empresas a usar a plataforma, não é mesmo? 

Então pode ficar tranquilo: converter o perfil para conta comercial Instagram não vai fazer seu desempenho piorar. 

É verdade que comprar seguidores é um atalho para “engatar” o crescimento orgânico? 

Não. Na realidade, o efeito será o contrário: comprar seguidores vai prejudicar o desempenho do seu perfil, e muito. 

Esses seguidores comprados são contas falsas controladas por computadores. Isso é, são bots. Seu conteúdo não está sendo exibido para pessoas verdadeiras, que geram engajamento e conversão. 

Ou seja: comprar seguidor é jogar seu dinheiro fora. 

E, de quebra, seu perfil pode acabar sendo penalizado. Esse tipo de atividade fere os termos de uso do Instagram. Então, é muito provável que você acabe com um Shadowban no perfil. 

Shadowban, para quem não sabe, é um tipo de banimento “fantasma” da conta. Você pode continuar postando e não será avisado sobre a penalidade. No entanto, seu conteúdo não será exibido para ninguém. 

Conclusão

Agora você sabe tudo que precisa para criar sua conta comercial Instagram e começar a divulgar sua empresa. 

Não deixe ficar na teoria: comece agora mesmo! 

Pronto para ativar sua conta comercial no Instagram?

Se você precisa de dicas sobre o que postar ou como turbinar o desempenho do seu conteúdo, siga a Copfy no Insta! Todo dia tem dicas novas para seu perfil decolar! 

Até a próxima!

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