Dicas para o Instagram da sua empresa bombar? Aqui nesse artigo tem as 10 que todo empreendedor TEM que saber!

Atualmente, o Instagram é a principal ferramenta de marketing para empresas de todos os tamanhos. E não é para menos! A rede gera até 14 vezes mais engajamento que o Facebook!
Mas não adianta só criar o perfil! Você precisa da estratégia certa para viralizar sua marca.
A boa notícia é que não é complicado: você precisa de três pilares para se dar bem no Instagram:
Diferenciar seu conteúdo dos demais: tem MUITA gente postando, então encontre aquilo que te torna único!
Criar uma estratégia inteligente: isso significa avaliar quais são os conteúdos que dão mais certo para seu público e OTIMIZAR o resto.
Se comprometer com os seus objetivos! Aqui está a dica mais importante nesse artigo! Se você não postar todos os dias, manter sua estratégia e se dedicar de verdade, acaba perdido no mar de conteúdo do Instagram.
Que tal aprender mais profundamente sobre esses três pilares? Isso está bem explicadinho no nosso curso de Reels Magnéticos do Instagram.
Nesse artigo, trazemos 10 dicas para Instaram para deixar seu conteúdo mais legal e chamativo. Claro, sem perder o foco no seu público alvo! Vamos lá?
10 Dicas do Instagram que toda empresa deve saber
Você deve ter lido mil vezes que sem conteúdo de qualidade, sua marca não vai chegar a lugar nenhum. Mas o que é o tal do conteúdo de qualidade? O que faz um post no Instagram se destacar dos demais?
A verdade é que nunca é só uma coisa. Uma estratégia bem planejada de marketing do Instagram aposta em vários fatores para realmente decolar uma marca.
Por exemplo, não adianta nada ter os melhores posts, mas nunca responder os comentários neles. E postar todo dia não vai te levar a lugar algum se todos os posts forem iguais aos de todo mundo.
Existem muitos fatores que influenciam o desempenho da sua empresa nas mídias sociais. A conta é complexa, mas não precisa ser difícil de fazer.
Nossa principal dica: comece agora!

Quanto antes você colocar essas dicas em prática, mais cedo começa a ver o que dá certo para seu público. Então, basta otimizar e encontrar o equilíbrio perfeito para você.
Aí embaixo você encontra mais 10 dicas para Instagram que vão seu desempenho nna plataforma! Bora?
1 – Conteúdo Original é sua maior arma
Você sabe quantas empresas postam conteúdo no Instagram? Nós sabemos! Até o final de 2020, eram mais de 25 milhões de contas empresariais na plataforma. Esse número continua subindo.
Agora, uma outra pesquisa, do próprio Instagram, constatou que o usuário médio passa até 1h por dia no app. Ou seja: sua concorrência por essa hora de atenção diária é MUITO GRANDE.
Para ser visto, seu conteúdo precisa se destacar. Se você está postando coisas que seu público pode encontrar em outras contas, por que eles devem escolher a sua?
Essa é uma das mais importantes dicas para Instagram que você vai ler.
O importante é encontrar coisas que só você pode trazer. Isso pode ser uma forma de falar, um jeito diferente de apresentar o assunto… O ideal é achar algo que já seja uma característica sua. Assim, é mais fácil traduzir isso para todo o conteúdo.
Postar coisas como trends e dublagens é divertido, e pode funcionar muito bem. Especialmente nos reels. Mas só isso não vai trazer público qualificado para o seu perfil. E, sejamos sinceros, nem sempre combina com o tom da sua empresa.
Então, crie o máximo possível. Buscar inspiração em outras contas não é errado. Na verdade, é uma ótima estratégia! Mas se inspirar é diferente de copiar.
Ofereça aos seus seguidores algo único, relevante para eles e interessante.
2 – Hashtags como estratégia
As hashtags não são a única coisa que ajudam seus posts a ser vistos. No entanto, elas não deixam de ser importantes. Principalmente se usadas do jeito certo!
Certamente você já notou que, ao digitar uma hashtag, o Instagram mostra quantas postagens existem com a marcação.

Um termo que não tem nenhuma postagem, muito provavelmente, não é buscado por usuários. Da mesma forma, hashtags muito concorridas podem significar que seu post fica perdido num mar de conteúdo.
O ideal é achar um equilíbrio aí.
Mas, principalmente, usar termos que realmente tenham a ver com seu conteúdo. É assim que o Instagram sabe sobre o que é seu post. Ou seja, é assim que seu conteúdo é recomendado para quem se interessa pelo assunto.
Outro jeito de usar as hashtags é para criar uma comunidade para seus seguidores! Assim, quem quer interagir com a marca pode usar mais esse canal!
Ah, e não encha a legenda com elas. Foque na qualidade e não na quantidade!
Olha só essa dica para Instagram que compartilhamos:
3 – Interação com o público é a mais poderosa dica para Instagram
Sabe porque o Instagram gera resultados tão bons para empresas? Porque nele podemos ter um relacionamento próximo, informal e pessoal com o público!
A grande vantagem é justamente a possibilidade de interação direta. Então, não deixe de interagir!
Responda comentários, siga contas relevantes e principalmente: fale com seu público através do conteúdo.
Isso pode ser feito com o copy da legenda e até mesmo com a linguagem dos posts. Não deixe também de usar recursos como enquetes, perguntas e lives para estimular ainda mais o engajamento.

Faça perguntas ao seu público, lance desafios e dê motivos para que eles interajam com a conta.
4 – Não esqueça seus Stories!
Os Stories são uma ferramenta incrível para aumentar o engajamento. Como eles desaparecem após 24h, você pode usar esse formato para posts mais informais e divertidos.
Quer algumas ideias? Olha só:
- Mostre o seu dia a dia na empresa;
- Poste coisas mais pessoais, como um momento de satisfação no trabalho;
- Fale sobre seu processo, mostre o preparo de produtos e pedidos;
- Faça perguntas para seu público com as enquetes;
- Divulgue Lives, eventos e promoções relâmpago só para quem viu os Stories.
Use a criatividade! Cada formato de conteúdo do Instagram pode ser explorado de um jeito diferente!
5 – Não compre seguidores: A Dica para Instagram de Ouro!
Não precisamos nem falar, né? Comprar seguidores para o perfil da sua empresa é uma mega furada!
Primeiro, porque é óbvio para seu público que você fez isso. Você só está enganando a si mesmo!
Quando uma conta empresarial tem milhares de seguidores, mas não recebe curtidas e comentários nos posts, fica muito claro o que acontece.
Isso passa uma péssima imagem para seus clientes em potencial. A imagem de uma empresa que prefere tomar atalhos duvidosos do que dar o sangue para merecer a atenção do seu público.
Além disso, esses seguidores são literalmente só números. Não geram engajamento, não se convertem em clientes, não recomendam sua empresa… Ou seja, não servem para nada.

Invista essa grana na criação de conteúdo bom de verdade. Compre um curso ou um bom software de edição! Coloque o dinheiro em Ads do Instagram. Qualquer opção é melhor que comprar seguidores!
6 – Use os recursos gratuitos do Instagram
O Instagram é uma plataforma super completa, que traz inúmeras ferramentas incríveis para criadores de conteúdo.
Para começar, temos os próprios formatos: feed, carrossel, vídeos, reels, IGTV, Stories… Você pode combinar as propostas desses formatos para criar uma estratégia de Marketing completa.
Ainda, mesmo que você não entenda nada de produção de conteúdo, é fácil postar vídeos e fotos com o App. Estão disponíveis correções automáticas, ferramentas de edição e um monte de efeitos divertidos.

Explore e se familiarize com esses recursos.
Mas não espere muito para começar: aprenda o que dá certo enquanto posta! De nada adianta ler todas as dicas para Instagram do mundo se você não começar a publicar conteúdo!
7 – Crie um perfil comercial completo e organizado
A conta comercial do Instagram é mais um recurso oferecido gratuitamente para empresas. Para ativar, é só encontrar a opção no seu perfil.
A conta comercial oferece alguns recursos muito úteis para marcas. Por exemplo:
- Impulsionar seus posts através do Instagram Ads;
- Visualizar estatísticas mais detalhadas sobre o desempenho dos posts;
- Acompanhar informações sobre seu público-alvo;
- Disponibilizar uma lista de produtos para seus clientes.
Um dos maiores benefícios é o acesso às métricas e informações sobre posts e seguidores. Ou seja: algo fundamental para entender o que funciona para seu público e como otimizar sua estratégia.

Além de tudo, ter um perfil comercial passa uma imagem mais profissional para os seguidores.
Da mesma forma, completar todas as informações do perfil e ter um feed organizado é essencial.
8 – Ative a localização nas postagens
Você quer conquistar clientes em potencial que estejam na área de atuação da sua empresa? Então presta atenção nessa dica para Instagram: a localização deve estar ativa em todas as postagens!
Esse recurso ajuda o Instagram a entender quem é o público mais relevante para sua empresa. Se você tem um negócio local, que trabalha apenas em sua região, isso é especialmente importante.

Afinal, o alcance da Internet é MUITO vasto. O que é perfeito para empresas que não lidam com limitações geográficas. Por exemplo:
- Quem vende produtos digitais;
- Quem tem um e-commerce que envia para todo o Brasil (ou mundo!);
- Quem oferece serviços online.
Por outro lado, a regionalização do público é essencial para empresas menores. Especialmente as que dependem do espaço físico para atender. Alguns exemplos de quem não pode esquecer de ativar a localização:
- Serviços presenciais, como atendimentos a domicílio ou no endereço da empresa;
- Pequenos negócios que lidam com limitações para envios, como docerias;
A localização na postagem ajuda sua marca a encontrar uma comunidade local. Assim, quem vê seus produtos é quem realmente pode se tornar um cliente!
9 – De olho nas métricas
Já mencionamos a importância de acompanhar seus resultados, mas vale o reforço. Toda empresa é única!
Isso significa que não tem uma receitinha pronta para o sucesso que funcione para todos.
Ou seja, para crescer, você vai precisar se dedicar de verdade e descobrir o que dá certo com o seu público.
A melhor forma de fazer isso? Postando, claro! E acompanhando seus resultados.
Qual tipo de conteúdo recebe mais curtidas, ou é mais compartilhado? O que, quando você posta, gera um monte de comentários? Quais posts seus seguidores salvam?
Para crescer no Instagram, você precisa saber a resposta para essas perguntas!
Nossa dica é fazer uma planilha para acompanhar essas estatísticas. No final de uma semana ou duas, dependendo de quantos posts você faz por dia, já dá para ver um padrão.
Isso é, você já consegue identificar o tipo de conteúdo que faz mais sucesso com seus seguidores.
Quando encontrar algo que funciona, POSTE MAIS.
E não deixe de procurar outras ideias enquanto isso. A maioria dos formatos e tipos de conteúdo acaba perdendo a tração com o tempo.
Então, o ideal é estar sempre inovando de um lado, e postando seus conteúdos campeões do outro!
10 – Estimule o engajamento
Recebe poucos comentários, compartilhamentos e salvamentos no seu conteúdo? Mesmo naqueles que são muito curtidos?
Vamos te contar porque: Você não está fazendo nada para incentivar o público a interagir.
Curtir um post no Instagram é super rápido. Um toque duplo e pronto, seu seguidor pode voltar a rolar o feed.
A maioria das pessoas salva apenas posts úteis. Então, fica a dica: conteúdo relevante e prático é a chave para aumentar esse número.
Mas e quanto aos comentários e compartilhamentos? É preciso mais passos aqui, e o usuário só vai fazer se for estimulado.
Seu post encoraja seus seguidores a dar uma opinião, responder uma pergunta ou contar uma experiência? Se não, porque eles comentariam?

Pense em conteúdos que despertem neles a necessidade de opinar ou responder. Você pode usar a própria temática do post, ou usar um CTA na sua legenda. Olha alguns exemplos:
- Conta para a gente o que acha disso!
- Você já passou por uma situação assim?
- Qual dessas duas opções você prefere?
- Concorda ou não com essa afirmação?
Os compartilhamentos, por sua vez, acontecem quando o usuário sente que precisa dividir aquilo com alguém.
Ele pode enviar o post diretamente pelos links da plataforma ou marcar alguém nos comentários. Você também pode incentivar essa ação:
- Mostre para seus amigos!
- Eu e mais quem? Marca quem é assim nos comentários!
Coloque a criatividade para funcionar e pense em formas de envolver seu público com o conteúdo! O marketing nas redes sociais dá muito mais resultado quando é uma conversa!
Coloque essas dicas para Instagram em prática!
Não é segredo para ninguém que o jeito de fazer marketing se revolucionou com o crescimento das redes sociais. Hoje, a divulgação da sua marca não pode ser engessada, genérica e focada apenas na venda.
Nesse artigo, você encontrou 10 dicas para Instagram valiosíssimas para melhorar o desempenho da sua marca! Não esqueça da mais importante: coloque isso em prática a partir de agora!

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Valeu e até a próxima!
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