Entenda de uma vez como o algoritmo do Instagram funciona e invista nesses 16 truques testados para aumentar seu engajamento em 2023!
Quem nunca se sentiu perdido quando o assunto é engajamento no Instagram que atire a primeira pedra!
Para a maioria das pessoas, o algoritmo do Instagram é visto como uma inteligência injusta e indecifrável. Mas e se eu te disser que o algoritmo é seu maior aliado na criação de conteúdo?
Neste artigo você vai entender de uma vez por todas o que é engajamento, a sua importância na criação de conteúdo e ainda terá acesso a 16 truques para crescer a sua conta do Instagram em 2023.
Bora lá?
O Que É Engajamento?
O engajamento é a interação que uma pessoa tem com seu conteúdo. Essa interação pode abranger diversas formas e níveis no Instagram.
Uma pessoa pode por exemplo engajar com uma publicação sua apenas dando uma curtida. Outra pessoa pode curtir, comentar e salvar seu post.
As formas nas quais uma pessoa pode engajar com uma conta no instagram são: curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, mensagens por direct, reações nos stories, respostas nas caixinhas e participação nas enquetes de stories.
O algoritmo determina valores diferentes para cada uma dessas interações. Uma curtida no seu post é uma forma de engajamento, mas tem menos valor do que um comentário, por exemplo.
Ou seja, existe uma certa hierarquia que pode determinar o valor da sua conta no instagram. No entanto é impossível negar que quanto mais engajamento seu perfil tiver, mais valorosa a sua conta será.
Por Que o Engajamento É Tão Importante?
O engajamento é importante porque garante uma resposta do seu público, essa resposta significa que eles se identificam ou se conectam com o conteúdo que você produz.
As redes sociais foram criadas com um único propósito: se relacionar. Logo, é indiscutível que a interação é o elemento principal de qualquer rede social.
O instagram é uma rede social que passou por diversas mudanças e acabou se tornando uma grande ferramenta de trabalho para empreendedores.
Assim é possível concluir que o nível de engajamento influencia muito no crescimento de uma conta no Instagram. É através do engajamento que uma conta é notada pelo algoritmo que passa a entregar um determinado conteúdo para seguidores e não seguidores.
Contas com um bom nível de engajamento vão para a aba explorar e são recomendadas no feed de desconhecidos.
Mas como saber se o seu engajamento é bom ou não? É possível calcular o engajamento.
No próximo tópico você vai aprender a calcular a sua taxa de engajamento e descobrir se o seu perfil está indo bem ou se precisa aumentar o engajamento.
Calculando a Sua Taxa de Engajamento no Instagram
O cálculo para descobrir a sua taxa de engajamento é bem simples: você vai pegar o número de curtidas de uma publicação e dividir pelo seu número de seguidores.
Em seguida você multiplicará esse valor por 100. O resultado é o seu nível de engajamento.
Se esse número ultrapassar a porcentagem de 1%, sua publicação tem um bom nível de engajamento.
Se for abaixo de 1% o seu engajamento não está bom e é preciso identificar o que pode estar causando essa baixa.
Agora que você já tem a taxa do seu engajamento, vamos ao passo a passo para garantir que esse número aumente em 2023!
Passo a Passo Para Aumentar seu Engajamento
Vimos anteriormente que ter um bom nível de engajamento é muito importante para garantir a sua sobrevivência no Instagram.
Um perfil no Instagram com baixo engajamento dificilmente conseguirá ter uma audiência aquecida para oferecer um produto ou serviço.
Por isso, a Copfy reuniu 16 truques para você começar a aplicar no seu Instagram e trabalhar com o algoritmo, não contra ele.
Truque 1: Posts Curtos
Os posts curtos são conteúdos capazes de abordar um assunto ou ideia de forma clara e objetiva. Utilizando uma linguagem simples e fácil de ser consumida.
Por isso, se você passou algum tempo fora do Instagram e perdeu seu engajamento ou está começando agora, é legal focar em publicações curtas.
Mas por que investir em posts curtos?
Todos os criadores no Instagram competem por atenção. Quando as pessoas entram no Instagram, elas procuram consumir a maior quantidade de conteúdo possível em pouco tempo.
Ou seja, se você focar em publicações mais curtas, as suas chances de prender atenção das pessoas mais rápido é bem maior.
Truque 2: Retenção
Em seguida, para que as pessoas continuem consumindo seu conteúdo, é necessário retê-las.
Como fazer isso? Investindo em conexão tais como técnicas de storytelling, construção de uma comunidade e tudo aquilo que vai tornar seu conteúdo memorável, familiar, útil e confiável.
O segredo aqui é aproximar seu seguidor de você e criar conteúdos identificáveis, que despertem desejos, expõem fraquezas e desafios da sua audiência.
Além disso, é preciso saber se comunicar bem para despertar gatilhos na sua audiência e entregar conteúdos que correspondam a suas necessidades.
No Copfy Club você aprende a dominar estratégias que vão aumentar a humanização do seu perfil e torná-lo mais próximo dos seus seguidores.
Truque 3: Assuntos de Demanda
Vimos nos tópicos anteriores que o Instagram é uma rede social e toda rede social gira em torno de interações.
Só é possível interagir por meio de algum conteúdo e o Instagram está recheado de conteúdo de todos os nichos que você puder imaginar.
No entanto, a sua audiência não vai interagir com um conteúdo que não seja do interesse dela. Ela não é obrigada a interagir com qualquer conteúdo que você publique.
Por isso, é necessário se atentar às necessidades do seu público-alvo. Se você quer realmente ter um alto nível de engajamento, vai precisar arregaçar as mangas e ir atrás da sua própria audiência para criar conteúdos que realmente vão conversar com ela.
Você pode fazer perguntas diretas para o seu público na caixa de perguntas dos Stories, por exemplo. É legal analisar os comentários das suas publicações, ir atrás de outros criadores de conteúdo do mesmo nicho que o seu e filtrar seus comentários.
Um erro que muitos criadores cometem é de criar conteúdo baseado em puro achismo. Se você não conhece seu público a fundo e não interage com ele, seus conteúdos não lhe trarão resultados.
Truque 4: Constância
É necessário ser constante no Instagram. Criar e compartilhar conteúdo de forma constante vai te ajudar a ser reconhecido pelo algoritmo e por seus seguidores.
Além disso, a constância vai melhorar aos poucos a qualidade do seu conteúdo. Quanto mais presente você estiver no Instagram, melhor será o seu engajamento.
Embora a constância seja importante, é válido ressaltar que seu conteúdo precisa ter qualidade. Muitas contas postam várias vezes no dia e não conseguem aumentar seu número de seguidores, nem a taxa de engajamento das suas publicações.
Por isso é importante que você tenha um bom planejamento e linhas editoriais definidas para produzir conteúdo com constância e consequentemente com um bom engajamento.
Truque 5: Direcione Seu Post
O próximo passo é deixar claro o público-alvo do seu post.
Por exemplo, se você compartilha conteúdo sobre escrita e quer fazer um post só com dicas para autores que querem publicar um livro em 2023, deixe isso bem explícito nas primeiras linhas do seu post.
Mas por que fazer isso? Esse direcionamento logo na primeira página vai te garantir maiores chances de chamar a atenção e despertar interesse.
A Copfy tem um exemplo bem claro de direcionamento:
Conseguiu pegar a ideia? O foco desse post foi chamar a atenção dos iniciantes no Instagram, dando dicas práticas para essas contas engajarem no Reels.
Truque 6: Títulos Atrativos
Em seguida temos os títulos. Eles podem fazer parte ou não do direcionamento (normalmente fazem), mas o seu maior papel é despertar a curiosidade.
Títulos extensos demais ou que tenham linguagem passiva são facilmente ignorados no Instagram. Os títulos também precisam carregar algum tipo de promessa para despertar interesse nas pessoas.
Esse é um bom exemplo de um título atrativo:
Truque 7: Design Minimalista
O design pode ser tão simples como a linguagem no Instagram.
Posts detalhados são bonitos, mas se você não tem tempo, prática ou não entende muito de tipografia, cores e elementos, vale a pena investir em um design minimalista.
Menos é mais, já dizia algum ditado por aí. O simples também funciona quando é bem executado. Não se iluda achando que seu conteúdo vai chamar a atenção só porque ele tem mais cores e detalhes. O bom conteúdo é aquele que consegue transmitir uma mensagem com clareza.
Truque 8: Hashtags
Sim, ainda será possível usar as hashtags no Instagram em 2023 e crescer com elas!
Porém, é preciso utilizá-las com algumas ressalvas. Em primeiro lugar é necessário selecionar hashtags que se relacionam com o tema do seu post e do seu nicho.
Por quê? Porque as pessoas que vão encontrar seu post por meio de uma hashtag podem entrar no seu perfil e decidir te seguir. Mas para que isso aconteça, é necessário que elas enxerguem uma certa coerência e identificação com a sua conta.
Por exemplo, vamos supor que você trabalhe com roupas e acabe usando uma hashtag relacionada a comida. Se o seu post viralizar, por exemplo, você perde a oportunidade de ganhar seguidores, porque essa hashtag não tem relação nenhuma com o seu nicho.
Isso também vale para hashtags em outros idiomas. Se você cria conteúdo para brasileiros, não faz sentido inserir hashtags em inglês.
Limite de hashtags
Em seguida vem o limite de hashtags. O instagram impõe o limite de 30, mas a Copfy recomenda que você use no mínimo 15 hashtags. O ideal é dividir esse número entre tags populares e tags não tão populares.
Truque 9: Horários
O engajamento no instagram se assemelha muito a uma estação de metrô. Vão existir aqueles horários de hush, onde muitas pessoas vão recorrer ao transporte público e outros horários onde a movimentação é mais tranquila.
Existem picos de presença no Instagram e se você quer garantir um nível maior de engajamento, é interessante se atentar as faixas de horários.
O melhor horário para postar no Instagram pela manhã é das 06h as 09h e das 11h30 as 12h. À noite é interessante compartilhar conteúdo entre 18h e 20h.
Embora sejam bons horários, você não precisa necessariamente publicar neles. Você pode por exemplo, começar a conscientizar seu público estabelecendo um horário único para as suas publicações no feed por exemplo.
Truque 10: Convite para Ação
Um bom truque para garantir o engajamento no Instagram é o investimento em chamadas para ação (CTA).
Não tenha receio de convidar as pessoas para comentarem nos seus posts, por exemplo. A curtida traz engajamento, mas o algoritmo valoriza muito mais os comentários, compartilhamentos e salvamentos.
Receber comentários de forma espontânea não é uma tarefa fácil. Por isso é interessante convidar as pessoas para comentar. Você pode fazer isso no começo, meio ou fim do seu post.
Truque 11: Edição Dinâmica
Vídeos muito parados não são os campeões do engajamento no Instagram.
Por isso é preciso investir em vídeos com edições dinâmicas, que sejam capazes de transmitir movimento para quem assiste.
Desse modo também vale a pena apostar em diferentes takes, transições e elementos que vão chamar a atenção do seu público e despertar interesse.
Truque 12: Aposte em Áudios Originais
Os áudios originais são ótimos para gerar conexão e construir a autenticidade no Instagram.
Infelizmente poucas pessoas usam áudios originais, mas eles têm um grande potencial de aumentar a sua autoridade no Instagram e consequentemente o seu engajamento.
Truque 13: Áudio em Alta
Os áudios em alta funcionam como hacks para te garantir um maior alcance e engajamento.
Eles podem ser identificados por uma seta ao lado do áudio.
Truque 14: Áudio de Transição
Os áudios de transição funcionam muito bem com as edições dinâmicas, como vimos anteriormente.
Esses áudios podem ser usados por todos os nichos e costumam gerar muito engajamento.
Truque 15: Áudio Dublado
Esse tipo de áudio costuma dar muito certo com vídeos mais cômicos. Por isso vale a pena investir em áudios com diálogos, memes e até dublar músicas.
Truque 16: Poste em Todos os Formatos Possíveis
Por fim, uma forma de garantir um maior nível de engajamento é apostar na publicação em todos os formatos do Instagram.
Assim, você estará usufruindo de todo o potencial que a plataforma oferece e além disso aumentará as suas chances de engajar, pois seu conteúdo estará mais acessível.
E se você quer mais dicas de engajamento, assista o vídeo abaixo:
Conclusão
Em resumo é possível afirmar que o engajamento é um elemento indispensável para o crescimento de uma conta no Instagram.
Neste artigo você aprendeu 16 formas de chamar a atenção da sua audiência e se aliar ao algoritmo para crescer de forma orgânica no Instagram.
Mas que tal botar todos esses passos em prática? Não é preciso esperar 2023 começar para crescer no Instagram.
Conto com você viu?
Até mais!