Como usar hashtags para ganhar seguidores no Instagram? Tenha cuidado: muitos dos “atalhos para crescer” por aí são furadas. 

Como usar hashtags para ganhar seguidores no Instagram?

As hashtags funcionam como etiquetas nas redes sociais. Isso é, classificam conteúdos para que o algoritmo consiga entender sobre o que são, e para quem são relevantes. 

Isso significa que as hashtags são ferramentas fundamentais para aumentar seu número de seguidores. É através delas que novas pessoas irão encontrar seu perfil. 

Hoje em dia, você encontra todo tipo de truque para “enganar o algoritmo” com hashtags. Não é raro encontrar listas com os termos mais populares. Até existem hashtags específicas para grupos de “troca de curtidas”. 

Mas será que essas coisas funcionam mesmo? A resposta curta é: não. Vamos explicar melhor nesse artigo porque esses “esqueminhas” são uma furada. Além disso, você vai tirar suas dúvidas e aprender como usar hashtags para ganhar seguidores de verdade.

Não deixe de seguir a Copfy no Instagram. Todo dia postamos dicas, truques e tutoriais para ajudar a decolar seu perfil! 

Vamos lá?

Como usar hashtags para ganhar seguidores: Perguntas respondidas

É normal ter dúvidas quando o assunto são as melhores hashtags para ganhar seguidores. Afinal, o que dá certo de verdade? Usar poucos ou muitos termos? Termos super populares são melhores? 

Não se preocupe: não é difícil escolher boas hashtags para seu conteúdo quando você entende como elas funcionam. Para isso, precisamos aprender um pouco sobre o algoritmo do Instagram. 

Você pode ler um guia completo nesse link. 

Em resumo, o algoritmo se baseia em três princípios para entregar conteúdo ao feed: 

  • Engajamento: quantas pessoas estão interagindo com a publicação.
  • Relacionamentos: quais são os perfis com os quais você mais interage na rede. 
  • Temporalidade: quais são as publicações mais recentes. 

Esses são os fatores determinantes para o conteúdo que você já segue. Mas então, para que servem as hashtags? Vamos ver:

Porque as hashtags são importantes?

Além do Feed principal, o Instagram conta com uma aba de buscas. Lá, é possível buscar um termo para encontrar conteúdo. Uma das formas que  algoritmo de busca funciona é checando as hashtags dos posts. 

No entanto, essa aba também tem outra funcionalidade. Nela, antes que o usuário digite qualquer coisa, aparecem diversos posts recomendados. 

Esse conteúdo está sendo recomendado para você porque: 

  • É parecido com o dos seus perfis favoritos (relacionamentos);
  • É similar a conteúdos com os quais você interage (engajamento); 
  • São posts curtidos por pessoas com  mesmo perfil que você (engajamento);
  • É conteúdo recente nas categorias interessantes para você (temporalidade);

Agora, você sabe como o algoritmo do Instagram descobre quais temas você prefere ver? Ou mesmo qual seu perfil e como ele é parecido com outros? Isso mesmo: através das hashtags. 

Esses termos funcionam como etiquetas, classificando os posts de acordo com temática e público alvo. Assim, se você curte muitos posts com a hashtag #maquiagem, por exemplo, mais posts com o tema aparecem como sugestão. 

Além disso, imagine que muitas pessoas que curtem posts com a #maquiagem também costumam a interagir com conteúdos marcados com #moda. Então, é bem provável que conteúdo sobre moda apareça nas suas sugestões também.   

Como as hashtags devem ser escolhidas?

Agora você já entende como o algoritmo do Instagram usa as hashtags para classificar conteúdos. Então, a tarefa de escolher hashtags para ganhar seguidores já deve ter se tornado um pouco mais fácil. 

Para ajudar ainda mais, vamos ensinar uma estratégia simples. Esse método foi confirmado pelo time do Instagram! Para ter um bom desempenho no algoritmo, suas hashtags devem se enquadrar nesses três grupos: 

  • Público-alvo: dizem ao algoritmo qual público você deseja atingir. Ex: #empreendedores, #professor, #estudante. 
  • Nicho: especificam qual seu nicho de atuação. Ex. #educação, #saúde, #moda.
  • Tema da publicação: ajudam o algoritmo a entender a temática do post. Ex. #dicasdemarketing, #pelesaudável, #simuladoenem. 

Devo preferir as hashtags com alto ou baixo volume?

Essa é uma pergunta muito frequente quando falamos sobre hashtags para ganhar seguidores. Quando você digita o termo na legenda ou comentário, o Instagram mostra sugestões acompanhadas de um número. 

Esse número indica qual é o volume de posts na hashtag. Isso é, quantas publicações, em média, existem na plataforma usando esse termo. 

E aí está o dilema: um termo com pouquíssimos posts significa que as pessoas não usam essa hashtag. Logo, não fazem buscas relacionadas e não interagem com conteúdo com esse marcador. Ou seja, seu post tem pouca chance de chegar ao seu público. 

Por outro lado, uma hashtag com milhões de posts é popular! MAS, quanto mais conteúdo o termo tiver, mais competição para seu post. 

Então, o que é melhor? Um bom equilíbrio

Por exemplo, das 30 hashtags disponíveis em um post: 

  • 15 com menos de 100 mil posts; 
  • 10 com mais de 100 mil; 
  • 5 com mais de 1 milhão. 

Hashtags de troca de seguidores e curtidas: Vale a pena?

A resposta é simples: não. Mas vamos explicar melhor por quê. 

Esses grupos estão bastante populares no Instagram atualmente. Funciona assim: você usa a hashtag no seu post (como a famosinha #chuvadeseguidores). Então, outras pessoas usando a hashtag seguem seu perfil (e você o delas). 

Vamos começar pelo óbvio: essas pessoas não estão interessadas no seu conteúdo, nem no seu produto. Esses seguidores não vão interagir com seus posts e muito menos se converter em clientes. 

Então, para que eles servem? Só para fazer volume.

O número de seguidores no seu perfil é uma métrica de acompanhamento, e não uma meta ou sinônimo de retorno. Esse dado, assim como engajamento, serve para entender se seu conteúdo está funcionando bem ou precisa de ajustes. 

Se você inflar artificialmente seu número de seguidores, você perdeu a utilidade dessa métrica importantíssima nas suas análises. 

Além disso, vale destacar: a prática de usar hashtags para ganhar seguidores quando elas não são relevantes para seu conteúdo pode ocasionar penalidades para o perfil. Isso mesmo: o temido shadowban.  

Usar muitas hashtags vai diminuir o alcance do post?

Esse é um mito bastante difundido, mas é mentira. Você pode usar todas as hashtags possíveis (30 por publicação) em todos os posts sem penalidades. 

Pense bem: se o time do Instagram quisesse desincentivar o uso de muitas hashtags, bastaria diminuir o limite. Não faz sentido permitir 30 termos por publicação e “punir secretamente” os usuários que utilizam o recurso. 

Na realidade, os responsáveis pelo algoritmo do Instagram costumam ser bastante transparentes sobre os fatores que influenciam o alcance do seu perfil. Recomendamos acompanhar os canais oficiais, além de ficar de olho nas últimas notícias através do Instagram da Copfy

Devo colocar as hashtags na legenda ou nos comentários?

Essa pergunta dá briga, mas a resposta é super simples: tanto faz. 

Isso mesmo: não há diferença no desempenho das publicações. As hashtags podem ficar onde você preferir. É uma questão estética. 

Muita gente não gosta da “parede de links” no final de suas legendas. Mas você precisa das hashtags para ganhar seguidores. Então, a alternativa é deixar os termos nos comentários.

Existem até perfis que “escondem” as hashtags ainda mais, usando espaçamentos no início do comentário. Novamente, a função é apenas estética e não influencia o alcance da publicação. 

Como encontrar hashtags relevantes para meu conteúdo?

Existem muitas formas de ter ideias de hashtags para ganhar seguidores. A mais simples, claro, é olhar o próprio Instagram.

A aba de pesquisa é sua amiga! Digite os termos principais nela. Imediatamente, você encontra sugestões similares, já com o volume informado. Ao navegar pelos posts associados a hashtag, você também pode observar o que os perfis mais populares estão usando.

Existem também diversos aplicativos que ajudam a escolher e descobrir hashtags. Veja alguns exemplos: 

Usar hashtags com o nome da marca é uma boa ideia?

Você provavelmente já viu isso no Instagram: uma marca que utiliza o próprio nome como hashtags, ou um nome carinhoso para seus fãs. 

Olha esse exemplo no Instagram da Magazine Luiza: 

Exemplo de hashtag utilizando o nome da empresa.

Essa é uma estratégia válida, mas vale lembrar que o objetivo não são hashtags para ganhar seguidores aqui. A empresa já tem uma comunidade estabelecida e presença forte nas redes sociais. 

Assim, utiliza a hashtag da marca para oferecer um espaço para seus fãs e clientes. Essa é uma hashtag para engajamento da comunidade, e não para aumentar a exposição.

Dicas de como usar hashtags para ganhar seguidores

E aí, tirou todas as suas dúvidas sobre como usar hashtags para ganhar seguidores? Se sua pergunta não foi respondida, deixa ela nos comentários! Vamos ajudar sempre que possível. 

Para fechar o artigo com chave de ouro, separamos algumas dicas para melhorar as hashtags no seu conteúdo! Confira:

Seja relevante

É super importante estressar isso: não use hashtags só porque elas estão em alta. Por exemplo #moda é um dos termos mais usados na plataforma. Mas, quem está navegando nesses posts não está interessado em uma loja de materiais de construção.

Ou seja: mantenha as hashtags relevantes para seu nicho, público-alvo e temática do post. 

Assim, você atrai seguidores qualificados, que estão interessados no seu conteúdo de verdade. Isso vai melhorar seu retorno e manter suas métricas realistas. 

O mesmo vale para filtros, áudios e adesivos. Antes de usar, se pergunte se faz sentido para seu conteúdo.

Boas práticas em hashtags para ganhar seguidores

Usar as ferramentas do Instagram corretamente é essencial para ter bons resultados. Isso também vale para hashtags. Assim, você evita erros comuns e penalizações. 

Vamos começar com os detalhes técnicos: 

  • Toda hashtag deve começar com o símbolo “#”; 
  • Não pode haver espaços na hashtag;
  • Não devem ser incluídos caracteres especiais, como %, $, ou *. 
  • Emojis podem ser utilizados; 
  • O limite de hashtags por post é de 30. 

 Agora, algumas recomendações gerais: 

  • Não utilize acentuação ou hifens nas hashtags. Por exemplo, “#saúde” vira “#saude” e “#arco-íris” vira “#arcoIris”. 
  • Use emojis com moderação; 
  • Evite muitas variações do mesmo termo no mesmo post. Por exemplo, entre “#marketingDigital”, “#digitalMarkteiting” e “#marketing”, escolha apenas um. 
  • Revise suas hashtags para eliminar erros de digitação e ortografia. 
  • Evite hashtags longas demais. 
  • Você pode utilizar letras maiúsculas para deixar o termo mais legível. Por exemplo: “#modafeminina” não é diferenciado pelo algoritmo de “#ModaFeminina”
hashtags para ganhar seguidores
Otimize suas hashtags com boas práticas.

Observe hashtags usadas pelo seu público

Quais são as hashtags mais utilizadas pelos seus seguidores, ou até mesmo por concorrentes? As chances desses termos serem relevantes para seu conteúdo é muito grande. 

Então, precisando de inspiração, dê uma olhada no conteúdo de influenciadores, membros da comunidade e de outras marcas do setor!

Tenha uma lista de hashtags

Manter uma lista de hashtags gerais ajuda, e muito, a economizar tempo na hora de escrever legendas. Por isso, salve os termos que utiliza sempre em um documento. 

Preferencialmente, separe as hashtags nas três categorias sugeridas pelo time do Insta: público-alvo, nicho e tema.

Métricas para ficar de olho

Como saber se suas hashtags para ganhar seguidores deram resultado? Acompanhando os números, claro! 

Se você tem um perfil comercial (aprenda aqui como fazer), também tem acesso às métricas do Instagram. 

Especificamente, você deve prestar atenção no alcance e impressões. Ao analisar uma publicação específica, é possível ver:  

  • Qual a porcentagem de pessoas que viu o post já seguia o perfil
  • Quantos seguidores você ganhou com o post
  • A origem das impressões. Isso é, onde as pessoas viram seu conteúdo. O número identificado como “hashtags” indicam que o post foi encontrado enquanto o usuário navegava pelo termo.

Conclusão

Pronto! Agora, é começar a planejar hashtags para ganhar seguidores! Aqui você aprendeu como fazer isso do jeito certo: gerando tráfego orgânico de pessoas interessadas na sua marca! 

Agora você já sabe como criar as melhores hashtags para ganhar seguidores.

Se está procurando um guia completo para levar seu perfil do ZERO à autoridade digital, é seu dia de sorte! 

A Copfy Academy liberou o Curso de Intagram Marketing 2012 na faixa! É só clicar aqui para acessar o conteúdo!

Até a próxima!

Write A Comment