O Instagram Insights é uma ferramenta de análise valiosa para empresas que usam a rede para o marketing. Nesse artigo, você aprende tudo que precisa para otimizar o desempenho do seu perfil! 

Acompanhar os resultados é fundamental para ter sucesso em suas estratégias!

Acompanhar métricas para implementar melhorias é uma das etapas mais importantes em qualquer campanha de marketing. Quando elas são feitas no Instagram, isso não é diferente. 

Entender como seu público reage a cada tema e tipo de publicação é essencial. Isso ajuda a descobrir as melhores maneiras de se comunicar com seus clientes em potencial. E mais, aponta o que não dá certo. 

Quando você sabe o que não funciona, pode direcionar seus esforços e montar uma estratégia mais eficiente. Afinal, quando o assunto é Instagram para empresas, é preciso otimizar a relação entre os resultados e os recursos utilizados. 

Nesse guia, vamos explicar direitinho todas as informações disponíveis no Instagram Insights. Desde como ativar as métricas até a implementação de melhorias! Vamos falar sobre:

Se você precisa aprender como levar um perfil no Instagram do ZERO até a autoridade digital, temos uma ótima notícia: o curso de Instagram Marketing 2021 da Copfy Academy foi liberado de graça! 

É só clicar aqui para receber o conteúdo! 

Vamos lá?

O que é o Instagram Insights?

Instagram Insights é uma ferramenta de acompanhamento e análise de desempenho do conteúdo postado no Instagram. Esse recurso é gratuito e nativo da plataforma. Isso é, todo perfil comercial já vem com o acesso ao Insights garantido. 

Mensurar seus resultados é uma etapa essencial de toda campanha de marketing. E, quando o assunto é conteúdo, isso é especialmente importante.

Com certeza você concorda: conteúdo criativo e de qualidade não é fácil de produzir. Por isso, é fundamental entender o que está dando certo e o que não tem performance satisfatória. 

Dessa forma, é possível direcionar seus esforços para posts que dão retorno.  

Ativando o Instagram Insights no perfil da sua empresa

Para usar o Instagram Insights, é preciso primeiro ativar um perfil comercial no Instagram. Não se preocupe: não custa nada e você pode fazer isso imediatamente. 

Temos um guia completo sobre a ativação e vantagens dos perfis comerciais nesse link

Em resumo, basta acessar as configurações do seu perfil e tocar na opção “Ativar conta comercial”. Isso fará com que o Instagram Insights, assim como outras funcionalidades do Instagram para Empresas, seja ativado. 

Ativar a conta comercial é o primeiro passo para melhorar sua performance.

Vale lembrar: ainda não é possível acessar os dados do Instagram Insights através do seu desktop sem usar apps de terceiros. No aplicativo do Instagram, os dados ficam disponíveis apenas na versão mobile. 

O que significa cada informação no Instagram Insights

Agora você já sabe a importância do Instagram Insights e como ativar as métricas no seu perfil. Siga esses passos para começar a acompanhar as informações: 

  1. Navegue até a página do seu perfil.
  2. No canto superior direito, toque no ícone do menu
  3. Os dados do Instagram Insights se encontram na opção “Informações”. 
  4. Você também pode acompanhar a performance de cada publicação tocando no botão “Insights” logo após a imagem do feed. 

Logo de primeira vista, já dá para notar que as informações no Instagram Insights são super detalhadas. Mas não precisa se preocupar: vamos falar de uma por uma. 

Depois de entender  que os números significam, vai ficar bem mais fácil entender como analisar as métricas. 

Atividade

A primeira aba do Instagram Insights é a “atividade”. 

instagram insights
Atividades do perfil no Instagram Insights.

Aqui você encontra as informações mais recentes da sua conta. Isso é, as interações do público na última semana e atividades específicas dos seguidores. 

  • Visitas ao perfil: esse número indica quantas peças (seguidores ou não) visualizaram a página da bio da sua marca. O gráfico de barras, por sua vez, mostra uma comparação do número de interações por dia da semana. 
  • Cliques no site: com uma conta comercial, é possível inserir o link de um site externo na bio. Essa estatística indica quantas pessoas clicaram nesse link. 
  • Alcance: essa métrica diz respeito ao número de pessoas que tiveram algum contato com seu perfil e conteúdo nos últimos dias. Aqui, são consideradas apenas visualizações únicas. Isso significa que se uma pessoa viu um conteúdo mais de uma vez, é contabilizada apenas uma view. 
  • Impressões: esse é o número total de vezes que seus posts foram visualizados. Aqui estão inclusas visualizações do feed dos usuários e de pessoas usando a aba “Explorar”.

Conteúdo

Na aba “conteúdo”, você pode ver informações sobre suas publicações e Stories. Aqui você também vê as estatísticas dos seus anúncios, ou posts promovidos. 

Informações de Publicação no Instagram Insights.

Com esses dados, você consegue analisar o desempenho de cada tipo de conteúdo. É possível descobrir quais imagens, vídeos, stories e anúncios estão funcionando melhor com seu público.

  • Publicações: aqui você encontra dados das publicações, que podem ser analisados individualmente ou em conjunto. Essas métricas incluem o número de curtidas, comentários, salvamentos e ações de interação com o post. O Instagram Insights também mostra um ranking de conteúdos aqui. 
  • Stories: esse formato conta com métricas separadas, pois existem alguns dados únicos para o tipo de conteúdo. Aqui você pode ver, além das métricas de curtidas e respostas, algumas informações de navegação. Explicaremos melhor mais adiante nesse artigo. 
  • Promoções: essas estatísticas são referentes aos anúncios pagos do Instagram, os posts promovidos. Caso você tenha investido nesse recurso, poderá acompanhar os resultados da campanha aqui.

Público

Essa aba traz dados muito valiosos sobre o seu público, detalhando características dos seguidores do perfil. As informações aqui podem ser utilizadas para criar suas personas, estudar o público alvo e entender melhor sua audiência. 

instagram insights
Detalhes sobre os seus seguidores no Instagram Insights.

São dados bastante básicos, mas importantes tanto para sua segmentação quanto para ajustes no tom das comunicações. 

  • Faixa etária: mostra a distribuição de idade dos seus seguidores. 
  • Gênero: essa informação é representada por um gráfico de pizza. Assim, você pode entender melhor a distribuição do seu público.
  • Principais localizações: essa seção mostra onde estão seus seguidores, em um ranking de 4 cidades ou países principais. 
  • Seguidores: aqui você pode acompanhar, por dia ou hora, quando seus seguidores estão mais ativos no Instagram. Esse dado é importante para determinar o melhor horário para postar, por exemplo.  

Informações sobre cada publicação

Tanto através da aba “conteúdo” quanto tocando no botão “Insights”, ou “ver informações”, abaixo de uma publicação, é possível visualizar as métricas individuais

Aqui, os números são mais detalhados. Você pode ver, por exemplo, onde os usuários viram o post. Veja os dados disponíveis: 

  • Comentários; 
  • Curtidas;
  • Compartilhamentos;
  • Salvamentos;
  • Alcance;
  • Impressões;
    • Que vieram do feed;
    • Da aba “explorar”;
    • De Hashtags
  • Interações geradas pelo post; 
    • Respostas;
    • Cliques no Site;
  • Visitas ao perfil; 
  • Novos seguidores;
  • Parcela de visualizações vindas de não-seguidores.

Insights dos Stories

Os Stories, como mencionamos, possuem métricas únicas. Isso porque o Instagram Insights considera todas as interações com o conteúdo para calcular o engajamento. 

Veja os dados para o formato: 

  • Destaque de localização e hashtag: essa métrica serve para entender quantas pessoas que não seguem sua conta visualizaram o Story. Isso porque quando você usa hashtags e stickers de localização, aumenta suas chances de aparecer nos destaques.
  • Toques para avançar: representa o número de usuários que tocaram em avançar para seu próximo Story. Um número muito alto aqui pode indicar que o conteúdo não é interessante o suficiente.
  • Toques para voltar: indicam quantas pessoas voltaram ao Story anterior. Diferente do último dado, esse número mostra que os usuários querem ver o mesmo conteúdo mais uma vez.
  • Saídas: número de pessoas que não viram o Story até o fim. 
  • Respostas;

Dicas para usar as métricas do Instagram Insights para otimizar sua estratégia

Viu só o quão detalhado o Instagram Insights pode ser? Tudo isso, para uma ferramenta gratuita e nativa da plataforma, é incrível! 

Mas não adianta ter todas essas informações disponíveis se você não sabe como usá-las a seu favor. 

Acompanhar métricas é importantíssimo, mas não é uma tarefa passiva. Para uma estratégia eficaz e inteligente de verdade, você precisa usar os números para melhorar a performance. 

Isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo:

  • Parando de produzir linhas editoriais que não têm boa performance, você economiza tempo e recursos; 
  • Postando na hora que seus seguidores estão mais ativos, você aumenta suas chances de ser visto; 
  • Entendendo seu público, você evita usar estratégias que “queimam” a empresa com eles. Por exemplo, nem todo perfil combina com memes e trends. Ou, ainda, você pode postar conteúdo que grande parcela do seu público considera ofensivo sem pensar. 

Vamos à algumas dicas para aplicar as métricas na sua estratégia: 

Como calcular a taxa de engajamento usando o Instagram Insights

O engajamento é um dos fatores mais importantes para o marketing de redes sociais. Isso porque demonstra que seu conteúdo é relevante e interessante para seu público. 

Se você quiser, temos um artigo detalhado sobre estratégias para aumentar o engajamento no seu perfil

Em resumo, a taxa de engajamento representa a relação do alcance de uma publicação com o número de interações que ela gerou. Usamos essa fórmula para calcular a taxa de engajamento com os dados do Instagram Insights: 

(Curtidas + Comentários + Compartilhamentos + Salvos) / Alcance * 100

Por exemplo: 

Um post com 5.000 de alcance recebeu 200 curtidas, 5 comentários, 30 compartilhamentos e foi salvo 40 vezes. Então: 

(200 + 5 + 30 + 40) / 5.000* 100 = 5,5% de alcance. 

Agora, 5.5% é uma taxa boa ou ruim? Você pode usar como referência essa tabela: 

Menor que 1%Muito baixo
Entre 1% e 3%Baixo
Entre 3% e 5%Médio
Entre 5% e 9%Alto
Maior que 9%Excelente

Esses são valores médios. A taxa de engajamento ideal pode variar de acordo com seu nicho. 

Entendendo melhor seus seguidores

As informações da aba “Público” são muito valiosas para entender os seguidores. 

Conhecer seus seguidores ajuda a definir o tom das campanhas e criar personas mais precisas. 

Além disso, os dados sobre horários e dias de maior atividade dos seguidores ajuda a montar um calendário de postagens mais eficaz. Isso proporciona maior engajamento, especialmente em conteúdos que dependem do momento, como Lives e Stories. 

Espere antes de coletar dados

Registrar os dados do Instagram Insights 5 minutos depois de postar e 2 dias depois de postar o mesmo conteúdo vai gerar dois relatórios muito diferentes. 

Demora um pouco, em torno de 48h, para que os números de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos se estabilizem. Então, é bom esperar um pouco antes de fazer o cálculo da taxa de engajamento, por exemplo. 

Depois desse período, é comum que as curtidas e comentários continuem a aparecer. Mas o número aproximado que você precisa para entender a performance do conteúdo não vai mais mudar muito. 

Montando uma planilha de análise do Instagram Insights

Infelizmente, uma falha do Instagram Insights é que as informações gerais do perfil só incluem os últimos 7 dias. 

Claro, você pode acompanhar os detalhes de cada publicação sempre. Mas os dados referentes à atividades no perfil e público são bastante limitados. 

Por isso, caso você queira fazer um acompanhamento mais completo, é preciso coletar e registrar os dados em uma planilha. 

Acompanhar os dados do Instagram Insights com uma planilha ajuda a gerar um panorama com as métricas.

Essa é uma ótima opção para analisar a evolução do perfil, bem como a viabilidade de novos formatos de conteúdo e linhas editoriais. 

Dúvidas frequentes sobre o Instagram Insights

Para finalizar, vamos responder algumas perguntas comuns sobre o Instagram Insights. Se você ainda tem uma dúvida que não foi respondida no artigo, deixe um comentário! 

Vamos fazer o possível para ajudar!

Qual a diferença entre alcance e impressão?

O alcance diz respeito a quantas pessoas viram uma publicação. Isso é, se o mesmo perfil visualizar um post mais de uma vez, ainda conta como apenas um no alcance. 

Por sua vez, as impressões dizem respeito ao número de vezes que um post foi visualizado, no total. Assim, essa costuma ser uma métrica menos precisa para calcular engajamento, por exemplo.

Como sei se meus Reels estão indo bem?

Os Reels ainda não possuem muitas métricas detalhadas no Instagram Insights. E é de se esperar: afinal, esse é o formato mais recente da plataforma. 

Para entender se os Reels têm boa performance ou precisam ser ajustados, a nossa dica é focar na relação views/curtidas. 

Para contas com menos de 10 mil seguidores, estamos usando essa fórmula:

Meta de views = (total de seguidores) * 0,40

Meta de Likes = Meta de views * 0,05

Veja o exemplo:

Conclusão

O Instagram Insights é um poderoso aliado para quem usa o Instagram para empresas. Agora, você já sabe como interpretar as métricas e usá-las para melhorar sua estratégia! 

instagram insights
Use Instagram Insights para fazer seu perfil ter sucesso de verdade!

Não esquece de seguir a Copfy no Insta! Todo dia tem dicas e truques novos para decolar o perfil do seu negócio! 

Até a próxima! 

Write A Comment