O Instagram para empresas oferece diversos benefícios para marcas que querem usar a rede como base de marketing. Se você divulga seu negócio no Instagram, precisa ler esse artigo! 

instagram para empresas
Usar o Instagram para empresas ajuda a promover sua marca e gerar mais conversões.

O Instagram começou como uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos entre pessoas. A premissa era bem simples, mas a ideia decolou desde então. 

Hoje, essa é a rede social que mais cresce no Brasil. Muitas funcionalidades foram adicionadas à plataforma. Entre elas, está o recurso Instagram para empresas. 

Os empreendedores brasileiros estão sempre encontrando novos caminhos para divulgar suas marcas. O Instagram se provou um canal com enorme potencial para isso. 

Assim, nada mais natural que a rede criasse recursos para acomodar esse novo público: as empresas.

Hoje, você vai aprender um pouco mais sobre o Instagram para empresas. Vamos falar sobre: 

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O que é o Instagram para empresas?

O Instagram para empresas é um recurso gratuito, dedicado aos negócios que usam a rede para o marketing. Através dele, empreendedores podem divulgar mais informações sobre a empresa, além de promover posts.

As contas comerciais, ou contas para negócios, têm acesso a recursos específicos para divulgação. 

instagram para empresas
Aprenda a alcançar clientes da forma certa com o Instagram para empresas

Além disso, converter o perfil para uma conta comercial ajuda o Instagram a classificar seu conteúdo corretamente. Você tem muitas vantagens, além de passar uma imagem mais profissional aos seguidores.

Vantagens do Instagram para empresas

Se você usa as redes sociais para divulgar seu negócio, precisa começar a usar o Instagram para empresas.

O perfil comercial não é só para grandes corporações: profissionais liberais, artistas e pessoas públicas podem se beneficiar muito do recurso.

A seguir, você conhece melhor as vantagens: 

Métricas para otimizar sua estratégia

O acesso a métricas mais precisas e detalhadas é um dos maiores benefícios do Instagram para empresas. Você provavelmente já sabe que acompanhar os números de curtidas, comentários e compartilhamentos é super importante. 

métricas nos insights
As métricas são importantíssimas para ajustar e otimizar suas estratégias.

Nos perfis comerciais, é liberado o acesso à ferramenta Insights. Através dela, é possível ver muito mais métricas.

Alguns exemplos são o alcance dos posts e quantas pessoas que ainda não seguem seu perfil viram o conteúdo. 

Com esses números, é muito mais simples entender o que está funcionando e o que não dá certo para seu público. Assim, você pode ajustar sua estratégia e melhorar o desempenho das suas campanhas.

Perfil dos seus seguidores

Além das informações mais detalhadas sobre cada post, você também pode acompanhar informações sobre seus seguidores

O Instagram para empresas disponibiliza dados como idade, gênero, localização e até mesmo informações comportamentais sobre quem segue seu perfil. 

Esses são detalhes valiosíssimos para entender seu público e otimizar o conteúdo da sua página.

Aprenda a interpretar as métricas do Instagram para empresas

Não adianta nada ter acesso a todos esses dados sem saber como interpretá-los. Mas não se preocupe: é muito simples entender o que cada número significa. Vamos lá:

  • Alcance: essa métrica indica o número de pessoas que viram a publicação de maneira orgânica. 
  • Impressões: o número de impressões diz respeito a quantas visualizações o post teve. A diferença entre essa métrica e o alcance é que a mesma pessoa pode ver o mesmo conteúdo, várias vezes. 
  • Visualizações do perfil: esse número indica quantas pessoas clicaram no seu perfil após ver o post. 
  • Cliques no site: indica quantas pessoas usaram o link no seu perfil para visitar o site da empresa.
  • Principais publicações: aqui, o Instagram para empresas sinaliza quais foram os conteúdos que tiveram melhor desempenho no seu perfil.

Além disso, você também pode acompanhar o número de comentários, curtidas, compartilhamentos e salvamentos para cada post. No caso de vídeos, o número de visualizações também é exibido. 

Nesse outro post aqui no blog, sobre Marketing para Instagram, você encontra uma fórmula para ajudar no cálculo da taxa de engajamento em cada post. 

Promote: Anúncios pagos no formato de posts promovidos

Atualmente, o trafego orgânico gerado por conteúdo é o foco da maioria dos profissionais de marketing. Entretanto, não se deve esquecer das mídias pagas, que ainda desempenham um papel importante nas estratégias. 

A única maneira de comprar anúncios na rede é através do Promote, disponível apenas no Instagram para empresas. 

instagram para empresas ads
Os posts promovidos podem ser um investimento que impulsiona sua empresa no Instagram.

Com esse recuso, você pode escolher um post para ser impulsionado pela plataforma. No geral, o pagamento é feito por alcance ou impressões. 

Existem várias opções de formatos, como fotos, stories, vídeos e carrossel. 

Botões no perfil e Endereço

Em perfis comerciais, é possível inserir botões que ficam no perfil, logo abaixo da biografia. Através deles, seus seguidores posem lidar, enviar mensagens ou acessar um link. 

Além disso, é possível exibir dados como site da empresa, endereço e telefone para contato. 

links na bio
O perfil comercial permite a criação de botões com links na biografia.

Tudo isso facilita a comunicação entre você e seus clientes em potencial. 

Instagram Shopping

Essa funcionalidade do Instagram para empresas é extremamente útil para quem lida com o cliente final. Se você trabalha com varejo, não deixe de conhecer

Através do recurso, o usuário pode tocar na imagem e ser direcionado aos dados do produto visualizado. Esse tipo de post é identificado por uma tag. 

instagram para empresas
O Instagram shopping não é usado para finalizar vendas, mas ajuda a promover seus produtos de forma direta.

O objetivo é tornar possível que o usuário veja a descrição e preço de um item antes de ser redirecionado para sua loja online. Ou seja, facilita para seus clientes e melhora a interação deles com a marca. 

Stories com links

Outra funcionalidade muito interessante é a capacidade de associar links aos Stories. Vale lembrar que o Instagram é uma rede bastante conservadora quando o assunto são links clicáveis. Isso é, não é em todo lugar que você consegue associar um endereço web. 

Nos Stories com links, o post é acompanhado pelo alerta “arraste para ver”. Você pode personalizar essa mensagem com o CTA que preferir. 

Quando o usuário desliza a tela no Story, é direcionado para o link configurado. 

Ativando sua conta comercial no Instagram: Passo a Passo

Agora você já sabe: o Instagram para empresas é essencial se você quer usar a rede para divulgar seu negócio. 

Ativar a conta comercial e começar a usar essas funcionalidades é muito fácil.

Não é preciso pagar nada: os recursos são gratuitos. Você só precisa investir se decidir promover seus posts. 

instagram para empresas
Aprenda como configurar um perfil comercial no Instagram para empresas.

Vamos lá? É só seguir esse passo a passo para fazer seu perfil no Instagram para empresas.

Passo 1: Crie a fanpage da empresa no Facebook

Como o Facebook e Instagram são duas redes integradas, ainda é necessário ter uma fanpage para a empresa no Facebook

Para isso, é só logar no seu perfil pessoal. Em sua conta, clique em “Criar” na barra localizada na parte de cima da tela. Depois, é só selecionar “Página”. 

Siga as instruções, selecionando a categoria do seu negócio e personalizando a página. Quando estiver pronta, já podemos começar o perfil no Instagram.

Passo 2: Crie um perfil comum no Instagram

Agora, é só criar o perfil da sua empresa no Instagram. Se ele já existe, tudo bem: você pode converter qualquer perfil no Instagram para empresas. 

Vale lembrar que o seu nome de usuário é muito importante. Então, se estiver criando o perfil agora, aproveite para deixar seu @ o mais simples e descritivo possível. 

Passo 3: Converta seu perfil para uma conta comercial

O perfil no Instagram está pronto? Ótimo! Agora, vamos converter a conta e começar a usar o Instagram para empresas

É só acessar as configurações do seu perfil, clicando na engrenagem no canto superior da tela. Lá, você encontra a opção “converter para conta comercial.”

Ao tocar nessa opção, o Instagram irá pedir para que uma fanpage do Facebook seja vinculada à conta. É só escolher a página que você criou para a empresa e pronto!

Dicas para melhorar o desempenho da marca no Instagram para Empresas

Sua conta comercial está criada e você já pode aproveitar todos os benefícios do Instagram para empresas! 

Lembrando que é comum que a plataforma limite alguns recursos dependendo do número de seguidores que você tem. Se esse for o caso e você não tiver acesso a todas as funcionalidades, não desanime! 

Com dedicação e estratégia, você certamente vai fazer sua conta crescer o suficiente.

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A seguir, você encontra algumas dicas para usar o Instagram para empresas em todo seu potencial:

Mantenha sua identidade visual

O feed da sua empresa aparece na página de perfil. Assim, os posts aqui devem obedecer às regras da sua identidade visual. 

Lembre-se que o foco do Instagram são fotos e vídeos. Então, evite postar imagens apenas com texto. 

Nossa dica é usar o Canva. É uma ferramenta gratuita que oferece inúmeros templates de posts prontos. Para quem não é designer, isso facilita bastante o processo de deixar seu conteúdo mais visual e organizado.

Sempre responda comentários

Uma das maiores vantagens no marketing através das redes sociais é a interação mais próxima com o público. 

Por isso, não deixe de aproveitar a oportunidade de interagir. Responda a todos os comentários, e principalmente às mensagens do direct. 

Além disso, também vale acompanhar hashtags relacionadas a sua empresa e posts onde o perfil foi marcado. Responda nos comentários, para mostrar ao seu público que você está ouvindo. 

Poste todos os dias

A constância e frequência de posts é um dos pilares para o marketing no Instagram. Sem ela, não adianta ter o melhor conteúdo: a conta não vai crescer. 

Por isso, planeje um calendário de posts. Separe um dia para criar bastante conteúdo e garantir que você tem material para a semana. 

organização instagram para empresas
Faça um planejamento semanal para seus posts.

Se você precisa de ajuda no processo criativo, pode conferir esse outro post aqui no blog. 

Ah, e também seguir a Copfy no Instagram. Lá estamos sempre postando dicas e ideias de conteúdo. 

Não deixe de acompanhar suas métricas

As métricas mais precisas são a maior vantagem do Instagram para empresas. Então, não desperdice esse recurso. Acompanhar os números é essencial para ajustar a sua estratégia e otimizar os resultados. 

Quer uma sugestão de como usar esses números? Olha só: 

  1. Classifique seus posts em categorias ou linhas editoriais. Por exemplo: dicas, memes e fotos de produtos. 
  2. Acompanhe a taxa de engajamento em uma planilha, por pelo menos um mês. Além dos números, registre qual a categoria do post. 
  3. Verifique quais são os tipos de post que obtém melhores resultados com seu público.

Agora, você pode entender melhor o que seus seguidores gostam de ver no perfil. Essa é uma ótima forma de descartar formatos que não estão funcionando.

Assim, você usa seu tempo de produção de conteúdo de forma mais eficaz.

Incentive o engajamento e conversão com CTAs

Os CTAs, ou call to action (chamadas à ação) são elementos importantes em qualquer tipo de publicidade. Convide seus usuários a interagir, visitar o site e seguir seu perfil. 

Veja alguns exemplos: 

  • Peça para que sigam o perfil no final das suas legendas.
  • Faça perguntas, tanto nas legendas quanto nos seus Stories. Você pode usar o recurso de enquetes. 
  • Peça opiniões ou para que os usuários contem suas experiências
  • Lance desafios e peça para que quem fizer marque seu perfil. 
  • Faça posts no formato: “Marque seu amigo que…” para incentivar os compartilhamentos.

Existem muitas formas criativas de incentivar o engajamento no Instagram para empresas. Sempre que planejar um conteúdo, se faça essa pergunta: 

Meus seguidores têm algum motivo para comentar ou compartilhar esse post?”

Use todos os formatos de conteúdo disponíveis

Hoje, o Instagram conta com diversos formatos para posts. Fotos, vídeos, carrossel, Stories, Reels… E isso só tende a crescer. 

Cada tipo de conteúdo tem um objetivo e oferece resultados específicos. Por exemplo, quem quer aumentar o alcance pode investir em Reels. Agora, se o objetivo é engajamento, os campeões são os Stories.

É importante explorar tudo que o Instagram para empresas tem para oferecer. 

Conclusão

Agora você já sabe: o Instagram para empresas é um aliado importante para melhorar a performance do perfil da sua marca. 

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O Instagram para empresas ajuda sua marca a fechar mais negócios.

Vamos revisar? 

  • Você pode acompanhar métricas mais precisas sobre posts e seguidores; 
  • É possível expor produtos e criar links para seu site;
  • O acesso ao recurso de promoção de posts é liberado; 
  • Você pode criar botões e colocar informações de contato no seu perfil. 

E aí, já converteu seu perfil para uma conta comercial? Não espere: coloque o que você aprendeu em prática! 

Até a próxima.

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