O Instagram Reels é o mais recente formato de conteúdo para quem usa a plataforma. Os vídeos rápidos chamam a atenção e representam uma oportunidade incrível para quem quer crescer nas redes.

Desde sua criação, o Instagram evoluiu bastante. O que começou apenas como uma rede social para compartilhar fotos se transformou em uma das maiores plataformas web para marketing

O Instagram Reels é uma poderosa ferramenta de Marketing.

E isso só aconteceu porque o Instagram se recusa a ficar parado no tempo. Sempre estão lançando novidades e correndo atrás da concorrência. 

Os Stories já são campeões quando o assunto é aumentar o engajamento. E, agora, o queridinho para quem quer ganhar seguidores é o Instagram Reels. 

Nesse artigo, você vai aprender tudo que precisa saber sobre o formato. Vamos falar sobre: 

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Vamos lá?

O que é Instagram Reels

O Instagram Reels é um recurso do Instagram que permite compartilhamento de vídeos curtos. Filmados na vertical, esses conteúdos têm seu próprio espaço na plataforma, com destaque para a aba “explorar”. 

A maioria dos vídeos recomendados pelo algoritmo do Instagram nesse espaço vem de contas que você ainda não segue. Assim, esse é um ótimo jeito de descobrir novos perfis interessantes. 

O novo formato foi implementado para não perder terreno para a concorrência. A popularidade do Tiktok disparou em 2020, e o Instagram precisava de um formato para competir com o app chinês. 

Para quem usa o Instagram para empresas, os Reels representam uma oportunidade incrível. Como os vídeos recomendados frequentemente vêm de perfis não seguidos, esse é um canal valioso para encontrar novos clientes em potencial. 

Ou seja: se seu objetivo é ganhar mais seguidores no Instagram, o Reels é sua arma mais poderosa!

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Detalhes técnicos do formato

Os Reels são filmados na vertical, e podem ser feitos diretamente no aplicativo do Instagram. Também é possível fazer upload de vídeos já prontos ou que passaram por edição. Nesse caso, no entanto, é importante se atentar às limitações do formato. 

Os vídeos podem ter, no máximo, 60 segundos (desde a última atualização do aplicativo em julho de 2021). Além disso, ficam melhor em formato retrato (vertical). 

Tanto vídeos gravados na hora quanto os que você faz upload podem ser editados antes de postar. É possível adicionar filtros, legendas, adesivos, efeitos e fazer cortes. Também é possível escolher e adicionar músicas diretamente pelo app do Instagram.

Garanta uma boa iluminação e captação de áudio. Além disso, certifique-se de gravar na vertical, em pelo menos 720p.

Como usar o Instagram Reels

É super fácil começar a postar no Instagram Reels. Se precisar de um passo a passo completo, pode ler esse outro artigo no blog. 

Para gravar seu primeiro Reel, é só abrir o Instagram e tocar no sinal de “+”. Você verá as diferentes opções de conteúdo. Escolha “Reels”. 

Prontinho. No lado esquerdo da tela, você encontra todos os recursos disponíveis. Não tenha medo de explorar e fazer algumas experiências com essas ferramentas. 

O processo de gravação funciona da mesma maneira que um Story. Caso queira postar um vídeo que já está filmado, basta arrastar a tela para cima. 

Não deixe de notar que você pode criar uma imagem de capa para vídeo. Isso é importante para que seus seguidores consigam navegar pelo seu conteúdo mais facilmente. 

Também é possível salvar seu trabalho como rascunho e continuar sua edição em outro momento. 

Porque empresas devem usar os Reels

Com certeza o Instagram Reels é um formato super divertido. As pessoas receberam o conteúdo muito bem. Surgiram trends, modos criativos de usar transições e estilos de vídeos bastante originais. 

Mas esse é um recurso que deve ser aproveitado por quem usa o Instagram para empresas? 

A resposta é: SIM, com toda certeza! 

Como vimos no início do artigo, os Reels representam uma oportunidade incrível de alcançar novo público. Os vídeos serão recomendados para pessoas que ainda não seguem o seu perfil.

Combinado com outros formatos, os Reels já marcam presença na estratégia base de marketing para muitos perfis comerciais. Se sua empresa ainda não investiu nisso, é bom começar agora.  

Para que servem Reels na sua estratégia de Marketing?

Os Reels têm o importante papel de atrair mais seguidores e melhorar o alcance da sua marca nas redes sociais. Isso significa que esse formato ficará no topo do seu funil do Instagram. 

Ou seja: s Reels do Instagram podem ser usados para alcançar novos clientes em potencial. 

Para dar certo, no entanto, é preciso ter um bom planejamento. Os resultados só aparece quando você baseia sua estratégia em três importantes pilares: 

  • Inteligência: é preciso acompanhar métricas e estabelecer metas. Assim, você ajusta sua estratégia e otimiza a produção de conteúdo.
  • Constância: não adianta postar um Reel por semana, mesmo que seja um ótimo conteúdo. No mínimo, você deve postar um por dia. O ideal é se desafiar e postar ainda mais!
  • Diferenciação: Seus Reels não podem ser iguais aos de todo mundo. Algo precisa diferenciar seu conteúdo e torná-lo único. Então, bote a criatividade para trabalhar!

Você pode aprender mais sobre esse método com o Curso de Reels Magnéticos da Copfy Academy! 

Dicas para deixar seus Reels melhores

Agora você já sabe: o Instagram Reels é um componente essencial para a estratégia de marketing de empresas em todos os nichos! Então, mãos à obra! 

Nossa primeira e mais importante dica é: comece já! 

Seus primeiros Reels não precisam ser perfeitos. Mas o fato é que você não vai aprender a criar conteúdo de qualidade apenas lendo sobre isso. 

Toda empresa é única, e seu público terá preferências e respostas específicas. O melhor tema, formato, horário para postar… Tudo isso é descoberto através da prática.

Você se tornará melhor em edição de vídeo quando começar a editar. Para se manter criativo, é importante não parar de produzir. E, principalmente, se você for esperar ser um especialista em Reels para começar, só vai postar o primeiro vídeo quando a próxima tendência de formato for lançada. 

A internet se mexe muito rápido. Para aproveitar os benefícios das tendências para sua empresa, é preciso colocar a estratégia em prática o quanto antes.

Com isso em mente, veja algumas dicas que vão ajudar a melhorar seu conteúdo a partir de agora: 

Fique atento à tendências

É muito difícil usar os memes corretamente e aplicar certinho o filtro que virou moda se você não sabe como as pessoas estão usando os recursos. Por isso, acompanhar o Instagram como usuário é super importante. 

Assim, você evita que seu conteúdo fique com aquela cara “corporativa” e engessada, que não combina nem um pouco com o Instagram Reels. 

Acompanhe perfis relevantes no seu nicho, tanto de consumidores quanto de influencers e outras marcas. Assim, você está sempre por dentro das novidades e particularidades do setor. 

Não poste só porque é popular

Pode parecer que a única coisa que faz sucesso de verdade são dancinhas e trends. Mas isso está longe de ser verdade. 

Normalmente, quem pensa assim é justamente quem não passa muito tempo explorando os Reels. Isso porque, sem usar a plataforma, o algoritmo não consegue calibrar o conteúdo e determinar o que é relevante para você. Você está vendo apenas aquilo que é popular entre todos. 

Certamente existe um espaço para seu nicho no Instagram Reels. Usando a plataforma por alguns dias, você vai começar a ver tipo de conteúdo que faz sucesso entre seu público. 

Não adianta usar dancinhas, hashtags ou músicas só pela popularidade. Viralizar não significa nada se quem está vendo  conteúdo não está interessado na sua empresa e produtos. 

Torne seu conteúdo mais acessível e fácil de achar

Existe muito que você pode fazer para dar aquela mãozinha para o algoritmo do Instagram. E, ainda, essas medidas facilitam a vida dos seus seguidores também. Por exemplo:

  • Use hashtags relevantes;
  • Coloque uma legenda no vídeo caso você esteja narrando. Muita gente assiste com o som desligado! 
  • Faça capas para os vídeos e identifique a temática nelas. Nada pior do que tentar achar um vídeo específico em um perfil onde todos os vídeos parecem iguais na pré-visualização. 

As músicas também são importantes!

Além das hashtags, músicas e efeitos também, são maneiras de descobrir novo conteúdo no Instagram Reels. Isso porque todas as publicações que usam o mesmo áudio podem ser visualizadas tocando no nome do som. 

Ainda, se você fez um vídeo com áudio original e outras pessoas quiserem usar o som, seu conteúdo ganha uma posição de destaque. 

Cuidado ao replicar conteúdo do Tiktok

Pode parecer uma boa compartilhar os vídeos do Instagram direto para o Tiktok e vice-versa. O aplicativo chinês até oferece essa opção nativamente. 

No entanto, o conteúdo é replicado para a rede social vizinha com um marca d’água do concorrente. E, pode apostar: isso vai diminuir seu alcance.

Além disso, o vídeo parece menos profissional. O Ideal, se você vai replicar conteúdo, é subir o original separadamente em cada rede. 

Aproveite os filtros e transições

O editor de vídeos do Instagram Stories é super completo e surpreendentemente fácil de usar. Esse fato é responsável por boa parte do sucesso do formato. 

Enquanto, antes, era preciso entender muito de softwares específicos para aplicar efeitos e transições, agora só é necessário um toque. 

Então, experimente e se familiarize com esses recursos. 

Tenha um plano para seus Reels

Um planejamento com certeza é capaz de levar o seu Instagram Reels para outro patamar. Criando um calendário simples, você consegue ter mais ideias e produzir com antecedência. Isso garante que você mantenha a frequência de posts e não se perca com temas. 

No Instagram da Copfy, estamos sempre dando dicas sobre como criar esse plano. Confere lá e não esquece de seguir! 

Ideias de Intagram Reels para ganhar mais seguidores

Você quer usar os Reels para fazer seu perfil crescer de verdade? Então vamos lá. Temos uma coleção de dicas incríveis no Insta da Copfy

Separamos algumas para você: 

Conclusão

Agora você sabe direitinho como usar o Instagram Reels para fazer seu perfil crescer! Que tal um exercício para ajudar a colocar a criatividade para funcionar? 

Vamos pensar em três Reels, relevante para seu nicho, para cada tipo de conteúdo: 

  • Tutorial;
  • Dica ou Curiosidade;
  • Listas;
  • Memes ou piadas; 

E aí, conseguiu? 

Dá uma olhada nesse outro artigo se está difícil ter ideias para Reels criativos! 

Até a próxima!

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