O Instagram Stories é um formato muito popular: é informal e dinâmico. Essas características tornam eles os campeões em engajamento da plataforma! 

instagram stories
O Instagram Stories incentiva o engajamento dos seguidores.

Postar usando todos os formatos disponíveis no Instagram é um dos fatores fundamentais para garantir o sucesso do perfil. O Instagram Stories é especialmente importante, já que se trata de um dos formatos que mais gera engajamento na rede

Não aproveitar o potencial dos Stories é um dos principais erros na plataforma. E esse é um engano muito cometido por empreendedores, que acabam descartando o formato em campanhas. 

A verdade é que o Instagram Stories combina, sim, com empresas. Existe muito que pode ser feito para aproveitar os recursos e caráter mais informal desse tipo de post. 

Nesse artigo você encontra tudo que precisa saber sobre o Instagram Stories, desde a história do formato até dicas e truques para melhorar seu conteúdo. Vamos falar sobre: 

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Vamos lá?

O que são Instagram Stories

O Instagram Stories é um formato de conteúdo disponível na rede social. As publicações nessa modalidade duram apenas 24h e são exibidas no formato vertical.

Esse recurso existe desde agosto de 2016, pensado como competição direta com o aplicativo Snapchat. 

O objetivo do Instagram Stories é proporcionar uma plataforma mais dinâmica e com conteúdo mais informal. Fotos e vídeos são apresentados em sequência, como uma apresentação de Slides. 

Assim, as publicações do dia contam uma história. Daí vem o nome do formato. 

Não há limite de quantos Stories você pode postar por dia, mas eles só duram 24h. Assim, essa também é uma forma de gerar sensação de exclusividade: quem perdeu o conteúdo, não vai poder ver mais. 

Por que postar Stories?

Usar o Instagram Stories trará muitos benefícios para seu perfil. Seja ele comercial ou não, esse formato oferece vantagens enormes e únicas

Primeiramente, vale destacar: os Stories são os campeões de engajamento no Instagram. Isso porque permitem que seus seguidores se aproximem do seu dia a dia. 

Ali, eles acompanham o que você está fazendo no momento e como você está se sentindo. Isso gera oportunidades valiosas de criar conexões mais significativas com sua audiência. 

Além da possibilidade de aumentar o engajamento, os Stories oferecem vários recursos para deixar os posts mais criativos. 

É possível fazer enquetes, usar adesivos com sua localização, emojis interativos e até mesmo associar um link ao Story.

Ah, e essas publicações ainda ficam em um local especial, de bastante destaque. Ao invés de aparecer ao longo do feed dos seguidores, os Stories mais recentes ficam destacados logo no começo da página inicial. 

Ainda, o uso de hashtags e adesivos específicos podem fazer com que seus Stories alcancem até mesmo perfis que ainda não seguem você.

Stories não trazem seguidores

Falando em perfis que ainda não te seguem, é importante destacar que o objetivo dos Stories não é melhorar o alcance do seu Instagram. 

Para isso, você precisa usar outras estratégias. Os Reels, por exemplo, são uma ótima pedida para ganhar seguidores. 

O Instagram Stories deve ser visto como uma ferramenta de engajamento e aproximação da sua marca com o público. Conhecendo o ponto forte de cada formato, você pode criar estratégias mais eficazes!

Guia do Instagram Stories

Agora você já conhece todo o potencial do Instagram Stories. Então, é hora de colocar a mão na massa e começar a aproveitar esse poder para seu perfil. 

Lembre-se: seu principal objetivo com os Stories encorajar o engajamento. Seu público aqui são as pessoas que já seguem o seu perfil e precisam formar um relacionamento mais próximo com a marca. 

Em outras palavras, estamos no meio do seu funil.

Nesse guia, vamos começar com o básico. Mais adiante nesse artigo, você encontra dicas e truques para deixar os Stories mais diferentes e chamativos. 

Como postar um Story

Não tem segredo para começar a usar o Instagram Stories. Veja o passo a passo: 

É possível acompanhar quantas pessoas visualizaram seu Story acessando a publicação e tocando nas fotos de perfil que ficam no canto inferior esquerdo. 

  1. Acesse seu perfil no Instagram e toque no ícone com sua foto, no canto superior esquerdo.
  2. A câmera vai abrir automaticamente. Na lateral esquerda, você encontra um menu com todos os recursos disponíveis para seus Stories. Você pode incluir textos, adesivos, emojis e filtros, por exemplo. 
  3. Grave um vídeo curto ou tire uma foto. Após fazer as edições desejadas, é só publicar. Você pode escolher se o Story ficará visível para todos os seguidores, ou apenas para sua lista de melhores amigos. 

Se o seu perfil é uma conta comercial, existem métricas específicas para os Stories. Vamos falar disso com detalhes mais adiante.

Frequência de posts

Se você já estuda sobre Marketing para Instagram, certamente sabe que manter uma boa frequência de publicações é essencial para uma estratégia de sucesso. Postar todos os dias mantém sua conta relevante e aumenta as chances do conteúdo ser visto. 

Com os Stories, isso é especialmente verdadeiro. Isso porque eles duram apenas 24h. 

Ou seja, para sempre ter Stories disponíveis para seu público, você vai precisar postar todos os dias. 

E, como os Stories são pensados para contar uma história e ser visualizados em sequência, isso significa mais de um post por dia. 

Pode parecer muito, mas não se preocupe. Os Stories são fáceis de produzir e não precisam de muito planejamento. O objetivo é que seja algo mais rápido e informal mesmo. 

Para ajudar na organização, nossa recomendação é preparar um calendário de posts para a semana ou para o mês. Planeje, ao menos, três Stories por dia. 

Instagram Stories para empresas

Um dos maiores erros que empreendedores cometem no Instagram é subestimar o poder dos Stories. Não é porque esse é um formato mais informal e menos permanente que ele não combina com o mundo corporativo. 

Muito pelo contrário: com a tendência de humanização das marcas, é fundamental produzir conteúdo que ajude seu público a formar uma conexão mais pessoal com a empresa. 

Ainda nesse artigo, você encontra várias ideias para o Instagram Stories de um perfil comercial. Faça o teste! Você não vai se arrepender de começar a investir tempo nos Stories. 

O Instagram Stories vai ajudar sua empresa a se conectar com o público.

Depois conta para a gente como foi sua experiência!  

Recursos do Instagram Stories

Os Stories são simples de produzir, mas oferecem recursos poderosos, especialmente no Instagram para empresas. Veja alguns exemplos: 

  • Link ao deslizar para cima: em perfis comerciais, é possível associar um link. Ao deslizar a tela para cima, o usuário é direcionado ao site configurado. Esse é um recurso poderoso para conversões em vendas, por exemplo. 
  • Adesivos interativos: alguns adesivos disponíveis nos Stories incentivam interação, como os emojis sliders. Tratam-se de emoções que podem ser arrastadas em uma espécie de termômetro. 
  • Adesivos “hashtags”: os adesivos com hashtags, localização e determinadas temáticas são utilizados pelo Instagram para classificar os Stories em destaques do tema. 
  • Enquetes: é possível configurar perguntas que os seguidores respondem apenas tocando em uma das opções. Além de incentivar o engajamento, esse tipo de conteúdo pode fornecer informações importantes sobre seu público.

Métricas do Instagram Stories

Como mencionamos, o Instagram Stories contam com métricas específicas para o formato. Para acessar essas informações, é preciso ter um perfil comercial ativado.

Isso porque o Instagram Insights, a ferramenta de acompanhamento de métricas da plataforma, está disponível apenas para empresas. 

Não se preocupe: é fácil ativar o perfil comercial, e você não paga nada por isso. Clique aqui para acessar nosso guia sobre o assunto

Através do Insights, é possível acompanhar as seguintes informações sobre Stories: 

  • Destaque de localização e hashtag: essa métrica serve para entender quantas pessoas que não seguem sua conta visualizaram o Story. Isso porque quando você usa hashtags e stickers de localização, aumenta suas chances de aparecer nos destaques.
  • Toques para avançar: representa o número de usuários que tocaram em avançar para seu próximo Story. Um número muito alto aqui pode indicar que o conteúdo não é interessante o suficiente.
  • Toques para voltar: indicam quantas pessoas voltaram ao Story anterior. Diferente do último dado, esse número mostra que os usuários querem ver o mesmo conteúdo mais uma vez.
  • Saídas: número de pessoas que não viram o Story até o fim. 
  • Respostas;

Entenda melhor como acompanhar e interpretar as métricas do Instagram nesse guia. 

Ideias de Instagram Stories

Precisando de inspiração? Nada mais compreensivo. Afinal, para se manter relevante, é preciso postar todos os dias. Nem sempre é fácil manter a criatividade funcionando

Por isso, é fundamental que você tenha alguns truques na manga. Nossa primeira e mais importante dica é: use o Instagram como consumidor, e não só como empreendedor. 

Isso é, navegue na rede, siga perfis de outras marcas (dentro e fora do seu nicho) e acompanhe sua comunidade. Assim, você está sempre por dentro das últimas tendências, memes e formatos. 

Usar o Instagram no dia a dia é o jeito mais fácil de garantir que você não está colocando todas as suas fichas numa tendência ultrapassada, ou usando um meme errado. 

Separamos também algumas sugestões de conteúdo para o Instagram Stories que nunca saem de moda: 

Bastidores e Dia a Dia

Esse é o objetivo original do Instagram Stories: contar uma história sobre sua rotina. Por isso, o formato é sempre bem-vindo. 

Veja alguns exemplos de como usar essa temática no Instagram para empresas: 

  • Mostrar processos interessantes e seu espaço de trabalho;
  • Apresentar os colaboradores
  • Dividir conquistas e frustrações (sempre com bom humor!); 
  • Falar sobre eventos e dias importantes para a empresa; 
  • Dividir momentos, como a pausa para o café e a vista do seu escritório. 

Esse é um conteúdo simples de produzir e que tem sempre bons resultados. Isso porque mostra o lado humano da empresa. Ou seja, ajuda os seguidores a sentirem-se mais próximos da marca.

Promoções relâmpago e sorteios

Como os Stories só duram 24h no ar, esse é um formato perfeito para aproveitar os gatilhos mentais da exclusividade e escassez

Isso pode ser feito através de promoções relâmpagos, cupons especiais e sorteios exclusivos para quem viu os Stories. 

Além de gerar engajamento, seus seguidores vão sempre acompanhar os Stories da empresa. Afinal, ninguém quer perder oportunidades assim. Então, ficam de olho todos os dias para ter a chance de ganhar um cupom ou participar de um sorteio especial. 

Enquetes e Interação

Se seu perfil precisa de mais engajamento, o Instagram Stories é uma mina de ouro! Com as enquetes, adesivos e outros recursos, é muito fácil fazer com que os usuários interajam com o conteúdo. 

Responder uma pergunta em um Story, diferente de comentar em um post, só precisa de um toque. 

Veja algumas ideias: 

  • Isso ou aquilo? Peça para que os seguidores escolham o favorito entre duas opções. Por exemplo: “Baunilha vs Chocolate” ou “Time Acordar Cedo vs Time Corujão”. Isso cria uma sensação de competição saudável e diverte os seguidores. 
  • Qual você não pode ficar sem? Pergunte aos seguidores, entre quatro opções, qual é o item indispensável para eles. 
  • O quão incrível é? Use os emoji termômetro para perguntar sobre um produto ou serviço para seus seguidores. 
  • Localização: se seu negócio depende da localização, não deixe de usar os adesivos da sua cidade e estado. 
  • Gosta ou não gosta? Existe uma polêmica na comunidade, ou precisa da opinião sobre uma nova ideia? Use as enquetes dos Stories para ver o que seu público acha do assunto. 

Truques do Instagram Stories

Existe uma infinidade de filtros, efeitos e adesivos legais para o Instagram Stories. E o melhor: sempre tem um jeito criativo de transformar um recurso e deixar o post super diferente. 

Veja alguns dos truques que postamos no Instagram da Copfy! Ah, e não esquece de seguir a gente: tem dica nova todos os dias. 

Conclusão

O Instagram Stories é uma plataforma extremamente versátil. Ela representa um mundo de oportunidades para aumentar o engajamento e conhecer melhor seus seguidores. 

Nesse artigo, você encontrou tudo que precisa para começar a aproveitar esse potencial ainda hoje! 

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Coloque a criatividade para funcionar no Instagram Stories!

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Até a próxima!

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