O Marketing para Instagram, hoje, é a principal ferramenta de divulgação para empresas de todos os tamanhos. 

Mais que isso, o Instagram é uma maneira simples e eficaz de construir um relacionamento mais próximo com seu público.

marketing-para-instagram
O Instagram é a mais importante rede social para marketing atualmente.

A rede social conta com mais de um bilhão de usuários ativos. Por isso, existe uma grande competição pela ATENÇÃO das pessoas no Instagram.

Para ter sucesso no Instagram, você precisa de uma Estratégia de conteúdo de 3 pilares: Inteligência, Constância e Diferenciação.

Construir uma presença forte no Instagram é uma estratégia sólida, que pode ser aproveitada por todo tipo de negócio. 

Infelizmente, falta conteúdo explicando direitinho o que fazer para decolar sua marca no Instagram. Você encontra dicas, mas dificilmente tem acesso a um guia conciso e prático da rede. 

Nosso objetivo é mudar isso! 

Nesse artigo, você encontra uma introdução ao marketing no Instagram. Vamos abordar a importância dessa rede social na sua estratégia de negócios. Ainda, você vai aprender sobre os principais conceitos para começar a divulgar sua marca no Insta. 

A seguir, você aprende: 

Quer se aprofundar? Então, depois de ler esse artigo, dá uma olhada no nosso curso gratuito de Instagram! É só clicar aqui!

Por que fazer marketing no Instagram?

Você sabia que o Instagram gera 15 vezes mais de engajamento do que o Facebook? 

marketing-instagram-porque
Você sabia que o Instagram é a rede que mais cresce no Brasil?

Essa foi uma pesquisa realizada pela Fast Company. 

Além de estimular mais interação do público com sua marca, essa é a rede social que mais cresce no Brasil. São cerca de 1.000 comentários e 8.500 likes a cada segundo

Só com esses números, já dá para entender bem a importância do Instagram para empresas. Mas nem todas as vantagens dessa rede social podem ser quantificadas facilmente. 

Hoje, o Instagram substituiu sites e blogs para empresas. A cara da sua marca, a interação com público, a divulgação dos seus produtos… Tudo pode ser feito pelo Instagram e trazer resultados melhores do que com outros canais.

O Instagram é uma rede bastante visual. Imagens e vídeos chamam mais atenção, geram mais engajamento e são mais memoráveis. 

Com a estratégia certa, você deixa a marca mais próxima de seu público. Mas, é claro, não é só sair postando. Então, continue lendo esse artigo para entender os principais conceitos do Marketing para Instagram.

Conta comercial: Por que é importante para o Marketing no Instagram?

O primeiro passo para trazer sua empresa para o Instagram é criar uma conta comercial. Isso é importante porque, além de passar uma imagem mais profissional, um perfil para a marca conta com algumas vantagens. 

A conta comercial no Instagram significa que você pode:

  • Impulsionar seus posts através do Instagram Ads; 
  • Visualizar estatísticas mais detalhadas sobre o desempenho dos posts; 
  • Acompanhar informações sobre seu público-alvo; 
  • Disponibilizar uma lista de produtos para seus clientes. 

Um dos maiores benefícios é o acesso às métricas e informações sobre seus seguidores. Como empreendedor, você já deve saber o quão importante é acompanhar seu progresso para obter resultados. 

Suas métricas são aliados incríveis para melhorar o desempenho do seu perfil!

Os algoritmos das redes sociais estão sempre mudando. Cada empresa é única, e o que funciona para um público pode não ter eficácia com outro. 

Por isso, é fundamental acompanhar o desempenho de cada tipo de conteúdo. Assim, você pode ajustar sua estratégia conforme a reação dos seguidores.

Isso é, descobrir o que dá mais certo para sua marca. 

Ative sua conta comercial

Ativar uma conta comercial no Instagram é muito simples. É preciso ter uma página no Facebook para sua empresa (fanpage). Além disso, o perfil no Instagram associado à fanpage precisa ter ao menos 100 seguidores. 

Se o perfil da sua empresa no Instagram já se enquadra nas regras, é só ativar a conta comercial. Você pode ver essa opção nas configurações do perfil.

menu instagram
Menu de configurações do perfil.

Se você quiser mais dicas para aproveitar os recursos do Instagram, dá uma olhada nesse outro artigo aqui no blog

Entenda como usar os formatos de postagem para Marketing no Instagram

Em seus primeiros anos, o Instagram era uma rede social baseada quase exclusivamente em imagens. O apelo visual da plataforma segue sendo sua força. 

No entanto, com o passar dos anos, muitos recursos foram incluídos. Hoje, é possível compartilhar conteúdos através dos stories e reels, por exemplo. 

Cada formato tem suas especificações. E, embora você possa usar os recursos como preferir, é importante entender qual tipo de conteúdo performa melhor em cada um. 

Para isso, é fundamental entender a dinâmica e objetivo de cada formato. 

Feed

O feed do Instagram se refere às postagens clássicas da rede. Isso é, aquelas que ficam no perfil, ordenadas da mais recente à mais antiga. Originalmente, as imagens só podiam ser postadas no formato quadrado. 

Feed da Copfy. no Instagram.

Hoje, o feed aceita imagens e vídeos no formato quadrado (square), horizontal (landscape) e vertical (portrait). 

O feed de uma empresa deve ser organizado e atrativo. É importante manter uma identidade concisa e ter em mente uma das maiores forças dessa rede: o apelo visual.

Isso significa que as imagens devem ser bonitas, sem conter muito texto. Uma boa recomendação é evitar a propaganda direta no feed. Use esse espaço para oferecer conteúdo relevante para seu público e estabelecer a cara de sua empresa.

Carrossel

Os posts em carrossel consistem em uma série de imagens ou vídeos em um mesmo post. Para visualizar o conteúdo, basta que o usuário role a tela horizontalmente. 

Esse é um ótimo recurso, que permite maior flexibilidade nas postagens do feed. Por exemplo, é possível: 

  • Mostrar diversos ângulos de um produto;
  • Recomendar produtos similares; 
  • Fazer listas e Passo a Passo; 
  • Criar uma série de vídeos; 
  • Montar um catálogo de produtos.

Com criatividade, é possível aproveitar muito esse recurso!

Olha só esse exemplo:

Reels

Esse é um dos formatos de conteúdo mais recente do Instagram. O objetivo é a criação de vídeos curtos, de até 30 segundos. Os reels são bem parecidos com o TikTok: simples para criar e publicar. 

Aqui, usar as hashtags certas e direcionar seu conteúdo é muito importante. Isso porque muitos usuários utilizam o recurso “explorar”.

Nele, são exibidos vídeos com hashtags consideradas relevantes para o usuário. Essa é uma maneira incrível de alcançar novos clientes em potencial. 

Um grande atrativo desse formato para empresas é sua eficácia. Um vídeo pode gerar resultados impressionantes em muito pouco tempo.  

Olha só esse exemplo de Reels (e aproveita a dica nele!):

IGTV

O IGTV é um app integrado ao Instagram. Através desse recurso, é possível compartilhar vídeos de longa duração. O conteúdo pode ter até 1 hora de duração, com alta qualidade. 

Esse formato aceita apenas vídeos na vertical (formato retrato), na proporção de 9:16. A taxa de quadros mínima é de 30 FPS e a resolução precisa ser pelo menos de 720 pixels. 

Assim, esse é um tipo de conteúdo que exige um pouco mais de planejamento. É recomendado trabalhar com um software de captura e edição de vídeo, para deixar seu conteúdo mais polido. 

Stories

Os Stories são ferramentas incríveis para quem usa o Instagram como veículo de marketing. Por quê? Bem, porque os usuários amam esse formato! 

São mais de 500 milhões de contas usando Stories diariamente. Faz sentido que sua marca esteja presente onde seu público está, certo? 

Esse formato consiste em publicações que duram apenas 24h. Isso é, depois de um tempo, o conteúdo é automaticamente removido. Assim, é possível fazer postagens menos formais e muito mais interativas. 

Como se a alta visibilidade do formato não fosse o suficiente: existem recursos incríveis para incentivar o engajamento. Alguns exemplos são: 

  • Enquetes;
  • Botões com CTA; 
  • Emojis interativos com perguntas e hashtags;
  • Filtros;
  • Menções de usuários. 

Aqui, é preciso abusar da criatividade e apostar na interação com seus seguidores.

Boas práticas de Marketing no Instagram

Se você já estuda sobre marketing digital, provavelmente sabe: todo canal tem um conjunto de boas práticas. No Instagram, não é diferente. 

Conheça e pratique as boas práticas de Marketing para Instagram.

Primeiramente, é essencial ativar o perfil comercial para sua empresa. Essa é uma ferramenta gratuita e, como já vimos, traz várias vantagens.  Mas, além disso, também é uma forma de se apresentar de maneira mais profissional. Assim, ao interagir com o perfil, seu público sabe que essa é uma empresa. 

Veja algumas outras dicas: 

  • Evite usar fotos de bancos (stock) em excesso. Isso resulta em um feed que parece genérico e impessoal. Quanto mais conteúdo original você puder criar, melhor! 
  • Aprenda a usar os stories e reels da maneira correta. Entender o objetivo de cada tipo de conteúdo é o primeiro passo. 
  • Não deixe de criar uma legenda breve, chamativa e pessoal para cada post. Seu público deve sentir que você está falando diretamente com eles. 
  • Evite propagandas diretas, principalmente no feed. O foco do Instagram da marca deve estar em conteúdo e interação. 
  • Use emojis! Esse é um bom jeito de tornar a legenda mais visual e interessante. 
  • Evite postar texto nas imagens. Assim, você perde o apelo visual da rede. Use a legenda e escolha uma foto ou ilustração para acompanhar! 

Hashtags

No Instagram, as hashtags são uma maneira de dizer ao algorítimo sobre o que é o seu post. Através delas, a rede “entende” para quais usuários o conteúdo é relevante.

Vale lembrar que as hashtags não são o mais importante. Foque em conteúdo de qualidade e, claro, em uma legenda bem escrita primeiro

Quando você adiciona uma hashtag na legenda ou busca, é possível ver quantas publicações usam o termo. 

Busca de Hashtags sobre Marketing para Instagram.

Dessa forma, é possível entender quais são os termos mais populares. Esses são termos que as pessoas buscam e acompanham. Mas lembre-se: números não são tudo.

Escolher hashtags relevantes, que descrevam o conteúdo adequadamente é fundamental. Não use um termo apenas porque ele é popular: isso aliena seu público e passa uma imagem nada profissional. 

Dica Copfy: Você também pode usar as hashtags para criar uma comunidade para seu público! 

Calendário de Postagem

No marketing para Instagram, a frequência e consistência em postagens é tão importante quanto o conteúdo. Para manter sua visibilidade, é importante postar diferentes conteúdos, todos os dias. 

O ideal é criar um calendário com planejamento. Assim, você organiza sua estratégia. Também existem muitas plataformas capazes de agendar postagens. Essa é uma boa alternativa para quem não pode administrar as redes todos os dias. 

Métricas do Instagram

marketing-para-instagram-metricas
Acompanhe seus resultados para otimizar sua estratégia de Marketing no Instagram.

Seja no marketing tradicional ou no marketing para Instagram, nenhuma campanha atinge seu desempenho máximo sem monitoramento. Acompanhar as métricas é fundamental para quem quer tirar o máximo das ferramentas de marketing. 

No Instagram, é importante ficar de olho no engajamento. Para calcular isso, vamos precisar de alguns números: 

  • Alcance da postagem;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Pessoas que salvaram o post. 

Todas essas métricas podem ser encontradas nos Insights. A opção aparece na versão mobile do feed em contas comerciais. Para descobrir o engajamento, vamos usar a fórmula: 

(Curtidas + Comentários + Compartilhamentos + Salvos) / Alcance * 100

Veja esse exemplo:

Alcance52.533
Curtidas2.501
Comentários27
Compartilhamento383
Salvos3.072

Nossa fórmula fica assim:

(2.500 + 35 + 200 + 1.000) / 50.000*100

5.983/ 52.533*100 = 11,38% de Engajamento

Para referência, um engajamento acima de 9% já é considerado um bom resultado.

Quanto ao alcance, o ideal é que ele seja 20% composto pelos seus seguidores. Isso vale tanto para o feed quanto para os Reels! No caso de contas menores (menos de 10 mil seguidores), o número ideal é de 40%. 

Anúncios Pagos no Marketing para Instagram

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta muito poderosa. Ter uma estratégia de engajamento e tráfego orgânico é essencial, mas a mídia paga não deve ser esquecida. 

Aprenda como usar os anúncios do Instagram do jeito certo.

Os anúncios pagos são um bom jeito de impulsionar o alcance da sua marca. No Instagram, eles são particularmente eficazes em expandir seu público e aumentar o número de seguidores. 

Por isso, sua empresa não deve descartar o investimento em anúncios. Um plano completo de marketing para Instagram deve abranger tanto o engajamento do público quanto a expansão do alcance e base de leads! 

Sua jornada para aprimorar o Marketing no Instagram só começou!

Existe muito a aprender sobre o Marketing no Instagram. É verdade que esse é um assunto complexo, mas ele não precisa ser complicado. 

Nesse artigo, você aprendeu o básico para começar a criar uma estratégia de marketing para Instagram na sua empresa. Se você se interessa por esse assunto, nossa dica é ficar de olho no blog! Muita novidade está vindo por aí, e vamos nos aprofundar bastante nas estratégias para Instagram! 

Continue procurando novas formas de aprender sobre o Marketing no Instagram!

Enquanto isso, você já viu nosso curso grátis sobre o assunto? Clica aqui para conferir

Conta para a gente nos comentários quais são suas principais dúvidas sobre o marketing no Instagram! 

Até a próxima!

Write A Comment