O melhor horário para postar no Instagram é alvo de bastante especulação. Não existem dados oficiais divulgados pela equipe do Insta. Isso não significa que não dá para aprender o que dá certo para o seu perfil! 

melhor horário para postar no instagram
Aprenda a definir o melhor horário para postar no Instagram.

Como você provavelmente já sabe, o algoritmo do Instagram prioriza conteúdos recentes. Isso é, quanto mais novo seu post, maior a probabilidade dele aparecer no feed dos seguidores. 

Esse não é o único fator que influencia no seu alcance, mas é bastante importante. É por isso que você deve postar todos os dias (se possível, mais que uma vez por dia). 

Mas, com tanta competição pela atenção dos seus seguidores, quanto mais você puder otimizar sua estratégia, melhor. E é por isso que muita gente se pergunta sobre o melhor horário para postar no Instagram. 

Não dá para negar: existe, sim, diferença de desempenho em diferentes horários. Nesse artigo, você vai aprender tudo que precisa para determinar qual é o momento ideal para os posts da sua empresa. 

Vamos falar sobre:

Ah, não esquece de acompanhar nosso Instagram! Tem dica nova todos os dias. Assim, sua estratégia fica cada vez melhor.

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Antes de começar a responder qual é o melhor horário para postar no Instagram, é importante que você entenda algo. Nunca haverá uma resposta definitiva para essa questão. 

Isso porque isso depende diretamente do comportamento do público alvo, que difere para cada empresa. 

De acordo com a cultura, localidade, profissão, idade e muitas outras várias, os hábitos mudam.

Por exemplo, alguém que passa 1h no ônibus de manhã para ir ao trabalho provavelmente será bem ativo nesse período. Já um aluno que estuda no mesmo horário só usará as redes sociais depois da aula. 

Entender isso é a parte mais importante para otimizar sua estratégia: priorize as necessidades do seu público. 

Análises de melhor horário para postar

Apesar de a melhor performance ser alcançada quando você pensa no seu público específico, existem dados mais abrangentes disponíveis. Vale lembrar que nenhuma dessas informações foi divulgada ou confirmada pela equipe do Instagram. 

O que temos para olhar são estudos realizados por especialistas na área de Marketing Digital. Como é de se esperar, empresas diferentes produziram resultados distintos. Mas há uma tendência nos dados que vale à pena estudar. 

Veja os dados divulgados pelos estudos da HubSpot, Sprout Social e Later.  

Hubspot

Horários de melhor desempenho por dia da semana. Horários em negrito indicam níveis mais altos de engajamento. 

Domingo10h – 14h
Segunda11h – 17h
Terça5h, 9h – 18h
Quarta5h, 11h – 15h
Quinta5h, 11h, 15h – 16h
Sexta5h, 9h – 16h
Sábado11h

Sprout Social

Na pesquisa da Sprout Social, quarta-feira foi o dia com melhor desempenho, às 11h. Sexta-feira os melhores horários ficam entre 10h e 11h. Nos demais dias, das 10h às 15h. 

Later

A Later também divulgou seus melhores resultados por dia da semana: 

Domingo7h, 8h, 16h
Segunda6h, 10, 22h
Terça2h, 4h, 9h
Quarta7h, 8h, 9h
Quinta7h, 8h, 23h
Sexta5h, 13h, 15h
Sábado11h, 19h, 20h

O melhor horário para postar no Instagram depende do seu público

É muito interessante acompanhar esses estudos. No entanto, para ter resultados precisos, na prática, o único jeito é fazer os seus próprios testes

Como você viu, os números para as três empresas foram bastante distintos. Isso tem um motivo óbvio: tratam-se de empresas diferentes, com públicos únicos. 

Assim, como a maioria das coisas quando o assunto é Marketing para Instagram, não tem atalho. Você precisará acompanhar suas métricas e descobrir o que dá certo para você. 

Fazer seus próprios testes ajuda a determinar o melhor horário para postar no Instagram.

Isso pode soar complicado, mas não se preocupe. Você já tem em mãos todas as ferramentas que precisa. 

A seguir, reunimos as dicas mais importantes para determinar o melhor horário para postar no Instagram. Com elas, você fará um estudo específico para seu público, podendo otimizar seus resultados ao máximo. 

Vamos lá? 

Dicas para determinar o melhor horário para postar no Instagram

Vamos começar nossas dicas determinando qual deve ser o foco da sua estratégia para horários. Alcance é muito bom, mas os dados que você precisa acompanhar de perto nesse momento é o seu engajamento. 

Se você precisa aprender mais sobre a taxa de engajamento, temos um guia completo sobre o assunto. Lá você também encontra algumas dicas para incentivar a interação nos seus conteúdos. 

Por que engajamento? É simples: as curtidas, comentários e compartilhamentos demonstram um dado importante: que seus seguidores mais qualificados estão ativos naquele horário. 

São as pessoas que interagem com seu conteúdo que têm maior probabilidade de se converter em clientes, fãs e embaixadores da sua marca. O engajamento mais alto em determinados horários, então, é um indicador importante sobre esse público. 

Ative sua conta comercial para acompanhar métricas

Sem acompanhar os números de forma detalhada, é impossível otimizar qualquer estratégia. Quando o assunto é o melhor horário para postar no Instagram, não poderia ser diferente. 

Para ter acesso a métricas detalhadas, você precisa do Insights. Trata-se de uma ferramenta disponível gratuitamente para contas comerciais do Instagram. 

Clique aqui para ler nosso guia se você tem dúvidas sobre como ativar seu perfil comercial

O Insights exibe detalhes sobre seus seguidores, como gênero, idade e localidade. Além disso, também é possível acompanhar alcance, impressões, curtidas, comentários e muito mais. Tudo isso em cada post, na página do perfil e até quanto a interações com Stories. 

Nossa recomendação é que você preencha uma planilha com esses dados, por ao menos um mês. Além dos números disponíveis, especifique o tema do post e qual horário ele foi ao ar. 

Assim, logo você verá um padrão se formando. Determinados temas e horários devem exibir melhor desempenho que outros. 

Considere com quais regiões você fala

O Brasil é um país enorme, que engloba quatro fuso-horários diferentes! Então, se você está postando de São Paulo, mas a maioria do seu público está no Acre, é importante lembrar que são duas horas de diferença.

Isso é especialmente importante se você tem público em outros países também. 

No geral, isso não muda muito seu dia a dia: se os posts que têm melhor desempenho são os que vão ao ar às 3h da manhã, continue postando de madrugada. 

Mas é interessante entender o motivo do pico: seu público fica acordado durante à noite, ou simplesmente está em outra localidade? Esse dado pode ser relevante para outros pontos da sua estratégia. 

Conheça seu público e sua rotina

Se você já sabe quando seu público costuma usar as redes sociais, essa é uma enorme vantagem! Muitas vezes é possível estabelecer padrões com base na cultura, profissão e idade, por exemplo. 

Estudantes não entram nas redes em horário de aula. Profissionais que usam transporte público usam esse tempo para checar o Instagram. Mães e pais provavelmente têm mais tempo para a internet quando seus filhos estão na escola. E assim por diante. 

Por isso, a regra de ouro do Marketing também vale aqui: quanto melhor você conhecer seu público alvo, melhor será o desempenho das suas estratégias.

  • Qual é a rotina?
  • Quantas horas trabalham?
  • Em que trabalham?
  • Quais são seus hobbies?
  • Quais horários ficam online?

Use as informações no Insights

Na guia “público” no Insights, é possível ver dados divididos por horas e dias. Apenas isso já deve oferecer informações valiosas para sua estratégia. 

Veja, abaixo das informações sobre gênero, o número de seguidores online por horas e dias.

Esses dados são referentes a apenas ou últimos sete dias. Ou seja, é uma informação limitada. Comportamento sazonal e datas especiais podem causar distorções em dados de um período tão curto. Assim, a ideia de registrar tudo em uma planilha é uma boa alternativa. 

Faça testes e registre os resultados

Não tem jeito: a melhor alternativa para descobrir o que funciona para o seu perfil é testar e testar. Mas isso não precisa ser feito às cegas. 

Crie um cronograma para seus posts e busque formular hipóteses sobre os melhores horários. Com base no seu conhecimento sobre o público e o setor, provavelmente você já tem algumas ideias. 

Por exemplo, uma conta com ideias de receitas deve ter mais acesso nos horários próximos às refeições. O perfil de uma academia provavelmente recebe mais visitas de manhã e no final da tarde, quando as pessoas estão atrás de motivação para se exercitar. 

Modelo de teste

Vamos mostrar um exemplo de como fazer um teste de melhor horário para postar no Instagram: 

Ao acessar o Insights, você constata que nos últimos 7 dias, a maioria dos seus seguidores esteve ativo das 9h às 15h. 

Monte seu cronograma da seguinte forma: 

  • Segunda, às 9h;
  • Terça, às 10h;
  • Quarta, às 11h;
  • Quinta, às 12h;
  • Sexta, às 13h 
  • Sábado, às 14h;
  • Domingo, às 15h.

Faça uma tabela e compare o engajamento em cada um dos posts. Na semana seguinte, mude os horários em cada dia. Comece com: segunda 15h, terça 9h e assim por diante. 

Logo, você poderá identificar padrões sobre os melhores dias e horários para seu perfil.

Observe sua concorrência

Se você não tem nenhuma ideia sobre quanto seu público é mais ativo, uma dica é estudar o perfil de concorrentes diretos. Procure por empresas já estabelecidas nas redes sociais.

melhor horário para postar no instagram
Acompanhe outras empresas do setor para aprender sobre seu público.

Quais os horários que eles postam? Você consegue identificar um padrão? 

E, mais que isso, consegue perceber quando os posts deles recebem mais engajamento? 

Essas podem ser dicas valiosíssimas sobre seu público. 

Outra boa ideia é seguir alguns perfis que condizem com seu público-alvo. Acompanhe os horários em que eles postam. 

Normalmente, quando entram nas redes sociais para publicar algo, as pessoas tiram alguns minutos para olhar o feed. Essa pode ser uma oportunidade valiosa para você. 

Aprenda sobre Marketing no Instagram

Quando o assunto é Marketing em redes sociais, não existe “receita mágica”. Sem entender seu público e suas dinâmicas nas redes, sua estratégia fica perdida. E sem aprender sobre o funcionamento do algoritmo, você não chega a lugar nenhum.

Nossas principais dicas são: 

A primeira dica ajuda você a usar detalhes técnicos e teóricos a favor da sua marca. A segunda humaniza sua estratégia e ajuda a gerar conteúdo com o qual seu público pode se conectar. 

Ferramentas para análise de horários

Existem inúmeras ferramentas voltadas para otimização e gestão de redes sociais. Desde plataformas para agendamento de posts até para análise detalhada do desempenho. 

Além do Insights, que já vem integrado ao Instagram para empresas, é possível encontrar opções mais precisas. 

Um bom exemplo é o UNUM, disponível para Android e iOs. Outras opções incluem:

Conclusão

Como você pode ver, não existe resposta definitiva para qual é o melhor horário para postar no Instagram. Tudo depende de muitas variáveis, desde quem é seu público até onde sua empresa atua. 

Isso não significa que não exista uma resposta: ela apenas é diferente para cada perfil.

Definir o melhor horário para postar no Instagram é uma parte importante da otimização da sua estratégia. Assim, você pode concentrar seus esforços apenas no que dá resultado. 

Montar sua estratégia com base nos dados do seu público vai otimizar seus resultados.

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa para encontrar o cronograma ideal para sua empresa.

Postar todos os dias é uma das grandes chaves para ter sucesso nas redes sociais. Então, não deixe de manter a frequência! 

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Até a próxima!

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