O que é Shadowban? Se você está sempre ligado em notícias sobre redes sociais, provavelmente já ouviu esse termo. 

Shadowban é um tipo de penalização para perfis que infringem as boas práticas ou termos de uso de uma rede social. Isso pode acontecer no Instagram, Twitter, Tiktok e no Facebook, por exemplo. 

Aprenda o que é Shadowban e como recuperar o perfil.

O impacto é enorme no alcance das postagens, e isso pode atrapalhar – e muito – uma estratégia de marketing. Hoje, você aprende tudo que precisa saber sobre o que é Shadowban. Vamos falar sobre: 

Quer aprender como fazer um perfil crescer do jeito certo? Então você deu sorte! 

AA Copfy Academy liberou o Curso de Intagram Marketing 2012 na faixa! É só clicar aqui para acessar o conteúdo!

Vamos lá?

O que é Shadowban?

Então, o que é Shadowban, exatamente? O termo vem da combinação de duas palavras em inglês: Shadow (sombra) e Ban (banir). Esse é o nome usado pelas redes sociais para se referir a um tipo específico de penalização para perfis que infringem os termos de uso. 

No Shadowban, o usuário tem a exibição do seu conteúdo bloqueada. Isso é, ele não é exibido para perfis que não seguem sua conta. A diferença de um banimento comum é que o usuário não é avisado sobre isso. 

Ou seja, um perfil que toma Shadowban pode continuar postando sem entender porque as publicações não estão tendo alcance. 

Resumindo o que é Shadowban: 

  • Uma penalização que limita o alcance dos posts;
  • O usuário não é avisado;
  • Faz com que nenhuma conta que não siga seu perfil possa ver o conteúdo publicado. 

Como é de se esperar, existem vários mitos circulando sobre o Shadowban. Vamos esclarecer: 

  • O Shadowban NÃO é uma tentativa de censura;
  • Os posts que causaram o problema NÃO serão excluídos ou indicados.
  • Seus seguidores NÃO deixaram de ver seu conteúdo. 

Quanto tempo dura o Shadowban?

O tempo que um perfil passa com a penalização ativa depende muito. O Instagram leva em conta o que causou o problema, se a publicação que infringiu as regras foi excluída, entre outros fatores. 

No geral, o Shadowban pode durar entre 24h e algumas semanas. A resolução da situação depende diretamente das ações tomadas para corrigir os problemas.

Porque o Instagram usa o Shadowban?

Agora você já entende melhor o que é Shadowban. Mas, porque esse tipo de penalização é aplicada

Colocar um perfil “na sombra” é uma maneira de diminuir a manipulação de conteúdo e uso de práticas agressivas para “enganar” o algoritmo. Dessa forma, o Instagram está protegendo a integridade de seu sistema de recomendação de conteúdos. 

Veja a declaração do time do Instagram abordando o problema que os usuários estavam tendo com publicações que não apareciam para determinadas hashtags: 

Shadowban: imagem da declaração oficial do Instagram
Declaração oficial do time do Instagram.

Em resumo para quem não fala inglês, o comunicado explica que conteúdo focado no seu nicho e feito com qualidade terá bom desempenho. A dica do time é focar menos em hashtags e mais no desenvolvimento de conteúdo relevante. 

Ou seja: se você está apenas postando seu conteúdo sem quebrar nenhuma regra, não precisa se preocupar com o que é Shadowban

O que pode causar o Shadowban?

A causa mais comum da penalização através do Shadowban é o uso de hashtags consideradas impróprias, banidas da rede ou com objetivo de “quebrar” o algoritmo

Entenda nesse artigo como o algoritmo do Instagram funciona. 

Um grande exemplo são famosos “grupos” de troca de curtidas e seguidores. Esse tipo de hashtag não diz respeito ao conteúdo e visa manipular o alcance das publicações. Dessa forma, contas que usam os termos correm risco de sofrer penalizações. 

Outro exemplo interessante é a hashtag #sextou, que acabou banida da rede. Isso porque, em inglês, o termo soa como “sex to you”. A hashtag estava sendo utilizada para compartilhar material pornográfico, e acabou proibida. 

Outras práticas indevidas, que ferem as regras de uso do Instagram, também podem ocasionar Shadowban para o perfil. Por exemplo: 

  • Uso de Scripts e automações para curtir, comentar ou seguir perfis em massa;
  • Uso de hashtags que não são relevantes para seu conteúdo; 
  • Marcar pessoas que não estão presentes na foto publicada; 
  • Compra de curtidas e seguidores. 

Como saber se o perfil tomou Shadowban?

Quando o assunto é o que é Shadowban, a primeira pergunta que surge é essa. Se o Instagram não avisa, como saber se seu perfil foi afetado? 

Bem, primeiramente, como mencionamos, se você não está fazendo nada que não deveria, provavelmente não precisa se preocupar

Normalmente, o shadowban é caracterizado por uma queda brusca e atípica no alcance e engajamento das publicações. 

Esse fato, acompanhado da presença de hashtags inadequadas ou da quebra dos termos de uso, pode indicar que seu perfil está no Shadowban.

O jeito mais simples de fazer o teste é publicar algo e tentar visualizar o post a partir de perfis que não seguem a conta. 

O ideal é que, ao menos, cinco perfis que não seguem você façam a busca por uma hashtag utilizada na publicação ou pela localização marcada. Se o conteúdo não aparecer em nenhum feed, é possível que seu perfil esteja em Shadowban. 

Ferramentas

Existem várias controvérsias quando o assunto é o que é shadowban e como checar sua conta. Existem ferramentas que prometem essa resposta, como o Shadowban Tester

O site pede apenas o nome de usuário do perfil, e retorna uma análise rápida e objetiva. Normalmente, ele parece funcionar bem. Mas alguns usuários reportam falsos positivos ou negativos. Então, o ideal é utilizar os dois mecanismos para confirmar

Como sair do Shadowban no Instagram?

Ok, você sabe o que é Shadowban e como verificar se seu perfil foi penalizado. 

Acabar com um Shadowban por “acidente” é raro. Pode acontecer se você exagerar nas curtidas, seguidas e unfollows ao mesmo tempo, por exemplo. 

Mas, é muito provável que esse problema só apareça caso você tenha infringido alguma regra. Todo mundo erra, certo? Se você participou de grupos para ganhar seguidores, comprou curtidas ou usou algum termo proibido, ainda dá para recuperar o perfil?

Dependendo do cenário, pode ser mais fácil começar do zero. Mas se o problema for leve, dá sim! Vamos começar corrigindo as ações que causaram o problema. Se você contratou um plano de curtidas e comentários mensais, cancele agora! 

Uma vez que você tenha parado toda a atividade problemática, vamos fazer algumas reparações:

Exclua hashtags que causaram problemas

O primeiro passo é passar um pente fino nos seus posts! Vamos excluir todas as hashtags que podem estar causando problemas. Isso inclui: 

  • Termos que não tenham relação com seu conteúdo, nicho e público-alvo;
  • Hashtags de troca de seguidores e curtidas
  • Termos incluídos na lista de hashtags banidas no Instagram.
  • Termos que excedam 30 hashtags por post. 

Dependendo da quantidade de posts, isso pode dar trabalho. Mas acredite: não dá para fugir do Shadowban enquanto a correção não for feita. 

Se você quer aprender como criar hashtags relevantes e que funcionam de verdade, confira esse outro artigo.

Elimine o acesso de aplicativos de automação

Quando falamos de automação, não estamos nos referindo ao agendamento de posts. Isso pode ser feito tranquilamente, desde que você use um aplicativo de qualidade e de forma responsável.

Agendar um post atrás do outro, por exemplo, pode causar problemas. Manter um calendário com todos os posts da semana, de acordo com seu planejamento balanceado, não causa Shadowban. 

Aplicativos que costumam a prejudicar sua conta são aqueles que automatizam interações. Isso é, que curtem automaticamente todos os comentários na sua publicação, por exemplo. 

E não basta parar de usar: acesse as configurações do seu Instagram e remova a permissão de acesso do aplicativo em questão. 

Dê um tempo nas postagens

Se você comprou seguidores ou usou outros tipos de automação, depois de parar o jeito é dar um tempo. A falta de atividade no perfil por alguns dias ajuda a “zerar” o problema. 

Isso é, hora de ter paciência e deixar a poeira baixar. 

Entre em contato com o suporte do Instagram

Se você já tomou todas as medidas para corrigir o problema, esperou algum tempo e ainda não saiu do Shadowban, pode ser uma boa ideia entrar em contato com o suporte. 

Isso também vale para os casos onde você acredita que foi penalizado injustamente. 

Para isso, basta tocar no link de “Suporte” localizado no rodapé da página. Na sequência, selecione o assunto “Ajuda na resolução de problemas” e explique a situação.

Dicas para evitar o Shadowban

Claro, quando o assunto é o que é Shadowban, o melhor é que você nunca precise recuperar um perfil dele. Ou seja: o melhor remédio, nesse caso, é a prevenção

Levantar um perfil penalizado é muito mais difícil e exige tempo. Assim, é muito mais vantagem apenas se atentar às regras e não cair na tentação dos “esqueminhas” de crescimento rápido. 

Usar o Instagram do jeito certo e focar na qualidade do conteúdo é a melhor prevenção!

Vamos entender como proteger seu perfil contra o Shadowban: 

Respeite os termos de uso do Instagram

Conhecer e respeitar os termos de uso de qualquer plataforma escolhida é importantíssimo. Isso não evita apenas as penalizações. Também tem a ver com a imagem que sua empresa passa para os seguidores. 

Você pode encontrar toda a política nesse link

Não compre seguidores ou interações

Isso é algo que precisa ficar extremamente claro: comprar seguidores, curtidas ou comentários só vai prejudicar seu perfil no longo prazo. 

A penalização não é o único problema. 

Quando compra seguidores, você está invalidando uma das mais importantes métricas de acompanhamento da sua estratégia. Além disso, está inflando o perfil com seguidores que não vão se converter em vendas. 

Conseguir mais seguidores e curtidas só pelo número é uma métrica de vaidade. Isso é, não faz nada pelo retorno real do seu investimento

Aprenda como conseguir seguidores qualificados e que se convertem em clientes nesse artigo.

Dá para crescer rápido sem apelar para essas furadas.

Cuidado com as hashtags proibidas ou quebradas

Além da lista que você encontra nesse link, saber se uma hashtag foi banida do Instagram é muito simples. Basta fazer uma busca do termo no próprio aplicativo. O Instagram avisa que publicações recentes marcadas com aquela tag foram ocultadas

Isso pode acontecer porque a comunidade denunciou o conteúdo ou porque o próprio Instagram interpretou o tema como impróprio. 

É interessante ficar atento às notícias sobre a plataforma, já que não são só termos explícitos que acabam banidos. Alguns termos inocentes podem ser usados de maneira indevida e, por isso, bloqueados na plataforma. 

Fique atento à possibilidade de ser entendido como Spam

Mesmo sem usar automações, existem alguns padrões de comportamento que podem fazer com que sua conta seja penalizada. O algoritmo entende algumas ações como Spam, isso é, uma ação em massa ou automatizada. Isso pode prejudicar sua conta.

Veja alguns exemplos do que evitar: 

  • Postar endereços web nos comentários de publicações;
  • Fazer vários comentários seguidos ou curtir um post atrás do outro
  • Seguir ou deixar de seguir vários perfis em sequência.

Não se preocupe muito: curtir e comentar em um ritmo normal não irá causar problemas. Sim, mesmo que você use bastante as redes sociais. O problema são as ações em rápida sucessão, que são entendidas pelo algoritmo como uma possível automação ou bot. 

Pesquise sobre as ferramentas que você utiliza

Se você vai utilizar ferramentas de agendamento ou acompanhamento do perfil, é fundamental encontrar aplicativos de confiança.

Pesquise bastante sobre a reputação da ferramenta e descubra se outros usuários já tiveram problemas com o app. No geral, agendar posts não causa Shadowban (a não ser que você agende muitos para o mesmo horário ou em rápida sucessão). 

Não use mais de 30 hashtags

O limite de 30 hashtags está lá por um motivo. Não tem problema usar todos os termos disponíveis. Afinal, se o time do Instagram quisesse limitar mais esse número, era só abaixar o limite. 

O problema é quando o perfil usa os comentários como ferramenta para burlar a limitação e ultrapassar os 30 termos. Isso, sim, pode gerar problemas para a conta.

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre o que é Shadowban e como se prevenir contra essa penalização! 

Não deixe de acompanhar o Insta da Copfy para ficar sempre por dentro das últimas notícias e dicas mais recentes para bombar seu perfil!

Até a próxima!

Write A Comment