Profissões

O que faz um Social Media e Como se tornar um

Desde já podemos dizer que o Social Media é uma das profissões que mais têm chamado atenção no mercado digital. Frequentemente, marcas de pequeno a grande porte sentem a necessidade de contratar esse serviço.

Com o isolamento social a internet foi um grande escape para consumidores e empresas.

Inicialmente tudo parecia muito instável, mas em pouco tempo todos nós percebemos que a pandemia não acabaria tão cedo. Foi necessário mudar.

Enquanto grande parte da população mundial investia tempo no mundo digital, as empresas precisavam migrar para a internet. Foi necessário acompanhar os hábitos da população e garantir sobrevivência durante a pandemia.

Por isso que uma profissão, até então, não levada muito a sério começou a conquistar um espaço cada vez maior.

O Social Media é o profissional que atua na gestão das redes sociais de uma empresa. A gestão envolve o planejamento de conteúdo, estabelecimento de estratégias e análise de resultados.

Mas o que exatamente faz um social media? Vale a pena investir nessa profissão?

Neste artigo você vai entender:

  • O que é Social Media;
  •  O que faz; 
  •  Onde atua;
  • Quanto ganha;
  • Como se tornar um;
  • 4 Formas de ganhar dinheiro com essa carreira.

O que é Social Media?

Redes Sociais

Se você costuma passar algum tempo nas redes sociais, provavelmente já se deparou com muitos perfis de empresas. Esses perfis têm uma grande presença nas redes.

Aliás, essas empresas são capazes de compartilhar conteúdo de maneira constante e de interagir com os consumidores de forma quase instantânea.

Toda essa presença tem um responsável por trás: O Social Media.

Esse profissional é responsável por fazer a gestão das redes sociais de uma marca. Empreendedores e Empresas sabem que a presença nas redes sociais é indispensável hoje em dia.

É por meio do trabalho exercido pelo Social Media que os negócios online são capazes de alcançar e atrair clientes em potencial, humanizar a empresa, recolher provas sociais, fidelizar clientes e, por fim, aumentar seu volume de vendas.

O que faz um Social Media?

Social Media

Esse profissional não tem um conjunto de atividades definidas e elas podem variar de negócio para negócio. As funções principais são: planejamento, criação de conteúdo, agendamento, monitoramento, análise de métricas e interação com o público.

Planejamento de Conteúdo

O planejamento e a organização de conteúdo nas redes são uma das atividades mais requisitadas a esse profissional.

Inicialmente será necessário que esse profissional seja apresentado de forma devida à empresa – conhecendo seu público-alvo, posicionamento nas redes sociais, sua linguagem, sua história e a sua missão como empresa.

Assim, todas essas informações importantes são passadas para o profissional entender os tipos de conteúdos que se conectam com o público-alvo da empresa, a voz de marca, as cores e elementos usados nos posts.

Desta forma, o Social Media será capaz de se reunir com outros departamentos como o de marketing e participar do estabelecimento do branding da empresa, estabelecer linhas editoriais e montar um calendário de conteúdo.

Criação de Conteúdo

O profissional de Social Media criará conteúdo com base no planejamento estabelecido juntamente com a empresa.

Dependendo da estrutura do conteúdo, ele poderá receber um briefing para criar as postagens de forma mais organizada. As linhas editoriais e o calendário de conteúdo são imprescindíveis para a organização.

Ao mesmo tempo, o Social Media poderá ser responsável pela parte visual das publicações, editando imagens e vídeos.

Agendamento de Posts

Agendar as publicações é uma ótima forma de otimizar tempo, antecipar publicações e compartilhar conteúdos mais estratégicos.

Por isso que, o Social Media também é o responsável pelo agendamento dos posts, de maneira antecipada em plataformas de gerenciamento.

Monitoramento

A constante pesquisa e busca por referências é essencial para detectar as tendências do momento, as novidades e oportunidades para poder adaptar tudo para o conteúdo.

Igualmente, esse monitoramento também poderá ser feito em relação aos clientes. Filtrar o nome da empresa nas redes sociais para saber o que as pessoas estão falando é muito importante.

Análise de Métricas

A criação de conteúdo só fará sentido se o Social Media se atentar à coleta de dados desses conteúdos.

É por isso que todo conteúdo precisa ser compartilhado de forma estratégica.

Quais são os tipos de posts que geram mais clicks no site? Que conteúdo faz com que as pessoas sintam vontade de comentar mais? Muitas dessas respostas estão nos “Insights” do aplicativo Instagram.

A saber, a análise de métricas é muito importante. É a partir dele que o Social Media conseguirá replicar, excluir ou transformar formatos de conteúdo.

Interação com o Público

Uma das últimas atividades executadas pelo Social Media é a comunicação e interação com o público-alvo da empresa, nas redes sociais.

Tendo em vista que as pessoas se sentem mais à vontade para comentar, perguntar ou criticar nas redes, esse profissional precisa ser o ponto de contato entre os clientes e a empresa. 

Ele poderá tirar dúvidas, responder mensagens, comentários e orientar clientes durante o processo de compra ou reclamações.

Onde Atua um Social Media?

O social media passará grande parte do seu tempo se dedicando às redes sociais. 

Além disso, existem diversos tipos de negócios nas redes sociais que necessitam das funções exercidas pelo profissional responsável pelo gerenciamento das redes sociais.

Desde empresas pequenas até negócios de grande porte necessitam da presença de um profissional que se responsabilize em cuidar das redes sociais, atrair seguidores, gerar conexão e converter seguidores em clientes.

Entretanto, se engana quem acha que o social media precisa trabalhar necessariamente com empresas. A verdade é que o campo de atuação desse profissional tem uma boa amplitude.

A seguir você confere alguns campos onde o social media pode atuar:

Freelancer

Primeiramente é possível atuar de forma independente, indo atrás de clientes e formando a sua própria agenda. 

Atuar como freelancer é a forma mais comum de atuação na área. Os benefícios são muitos: você pode escolher com quem vai trabalhar e em quais áreas você se sente mais confiante para atuar.

Você não vai ficar preso a um regime de trabalho propriamente dito e também vai poder estipular o preço dos seus serviços.

Agência de Marketing/Publicidade

As agências de marketing ou publicidade prestam serviços a clientes que precisam ter resultados em campanhas de publicidade ou marketing.

Aqui você pode atuar como um microempreendedor, igual aos trabalhos de freelancer. Seu objetivo é atrair clientes em potencial para a agência e estreitar o ponto de contato entre o cliente e a agência.

Redes Sociais de Empresas

As empresas muitas vezes vão precisar de um ou mais profissionais que prestem serviços como Social Media nas redes sociais.

Desde padarias a rede de eletrodomésticos – é possível trabalhar em diversos tipos de negócios como Social Media.

Influencers

Influencers em ascensão costumam delegar diversas funções e o gerenciamento das redes sociais é uma delas. 

Os influencers geralmente atuam em mais de uma rede social, por isso um social media poderá ajudá-lo na produção e planejamento dos conteúdos.

Assessorias

Você também pode atuar no ramo das assessorias, que geralmente prospectam clientes por meio das redes sociais.

Quanto Ganha um Social Media?

A média de um serviço prestado como Social Media segundo a Glassdoor é de R$ 2.000,00. Esse valor pode variar muito, é claro.

Primordialmente, tudo depende do ramo que você atua, o número de serviços que você presta, o número de clientes que você atende e o seu nível de experiência.

Como se Tornar um Social Media?

Networking Social media

Um Social Media não surge da noite para o dia. É preciso estudar sobre para entrar no mercado e botar em prática todo o conhecimento.

Atualmente existem diversos conteúdos gratuitos e pagos sobre a profissão, além de muitos livros e perfis de sociais medias que atuam no mercado e costumam entregar informações essenciais para começar.

Por isso vale a pena ressaltar que a prática é extremamente importante para o profissional sentir o ambiente e adquirir experiência. 

Aliás, uma boa oportunidade de iniciar na carreira e praticar é oferecendo seu serviço para amigos, parentes ou conhecidos que têm algum tipo de negócio.

Também é possível criar um perfil próprio para compartilhar mais sobre o seu trabalho, processo criativo e compartilhar conteúdo sobre o seu nicho de social media.

Aliás, criar um perfil em uma rede social (como o Instagram, por exemplo) vai te ajudar a se entrosar com outros profissionais da área e você terá mais chance de chamar a atenção de um cliente em potencial.

Principais ferramentas para um Social Media

A profissão de Social Media não é muito exigente em relação às ferramentas necessárias para a atuação. 

Se você quer iniciar na profissão é necessário ter apenas um celular com uma boa internet.

Aplicativos para organização como o Trello ou o Notion são ótimos para gerir e desenvolver atividades. Para o design a plataforma Canva funciona tanto no smartphone como em um desktop, assim como o CapCut funciona para a edição de vídeo.

4 Formas de Ganhar Dinheiro como Social Media

O profissional que presta serviço como Social Media não precisa ficar preso a uma única fonte de renda.

Pelo contrário, por se tratar de uma profissão relativamente nova, a tendência é que o profissional consiga expandir seu ramo de atuação e garantir diferentes formas de ganhar dinheiro.

Separamos 4 formas viáveis de você ganhar dinheiro com essa carreira:

Trabalhando para Alguma Empresa

Hoje em dia é super possível atuar como Social Media para alguma empresa. Você pode atuar como freelancer, prospectando clientes nos quais você tenha interesse em trabalhar.

O Social Media é capaz de trabalhar em qualquer tipo de negócio, desde que ele tenha presença nas redes sociais. Ele pode gerir perfis desde hamburguerias até lojas de eletrodomésticos.

Produzindo seu Próprio Conteúdo

As redes sociais são o forte do Social Media e ele pode explorar isso a seu favor, criando um conteúdo que posicione seu serviço e que ao mesmo tempo sirva como uma espécie de portfólio.

Você pode criar conteúdo no Instagram e/ou Linkedin por exemplo. Essas são ótimas redes sociais para ser encontrado, gerar valor e exercer autoridade.

É ainda possível atuar como um Infoprodutor.

Você pode criar um ebook, um curso ou até mesmo uma consultoria se tiver algum nível de experiência como social media. 

Dá para ajudar pessoas que estão começando e que por enquanto têm menos oportunidades e autoridade a entrarem no mercado.

Vendendo sua estratégia

É ainda possível ofertar um serviço de mentoria ou consultoria para ofertar suas estratégias de conteúdo.

Muitas vezes os pequenos negócios precisam de um planejamento específico para alavancar alguma campanha de vendas e se você tem provas sociais da sua estratégia e experiência, é possível vender isso.

Conclusão

O aumento acelerado de negócios online acabou dando espaço para esses profissionais, que atuam em variados nichos.

Ele também pode atuar em funções referentes a:

  • Planejamento;
  • Estratégia;
  • Monitoramento das redes sociais; 
  • Análise de métricas;
  • Interação com o público nas redes sociais.

Além disso, atualmente existem diversos materiais sobre a profissão que podem te ajudar a se introduzir no mercado.

Ademais, é possível atuar em diversas áreas e trabalhar como social media de diversas formas.  Por isso é necessário saber precificar seu serviço.

Por fim, uma das principais vantagens da profissão é poder trabalhar de casa e começar na área da maneira que quiser.

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No Club – a plataforma exclusiva de cursos da Copfy – você terá acesso a dois conteúdos específicos sobre Social Media:

Social Media Magnético: Curso completo para aprender a se posicionar no mercado digital como Social Media, começar a trabalhar como um e atrair clientes.

Estratégia para Social Media: Um kit completo para você investir em um perfil no Instagram, se destacar no mercado e crescer.

Ah e aproveita para seguir a Copfy no Instagram. Lá você vai receber conteúdo diário sobre redes sociais.

Até a próxima!

Karolaine Marques

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