Fazer Reels criativos é fundamental para conseguir uma boa performance no Instagram. No entanto, essa é uma tarefa mais difícil do que parece. Vamos aprender como? 

reels criativos
Aprenda a produzir Reels criativos para o Instagram da empresa.

Os Reels são o mais novo formato de conteúdo do Instagram. Os vídeos curtos aparecem como forma de competir com o TikTok, que vem disparando em popularidade. 

Filmados na vertical, os vídeos podem ser sobre qualquer coisa. No entanto, como acontece em outras redes sociais, alguns formatos e tendências específicas se formaram. 

O grande atrativo dos Reels é que eles são tecnicamente fáceis de criar. Mas ter ideias boas e originais nem sempre é simples. 

Então, criamos esse artigo. Aqui tem dicas e ideias que vão ajudar você a criar Reels Criativos e chamar a atenção para sua marca. Você vai aprender: 

Aproveita e segue a gente no Instagram! A Copfy está sempre trazendo as mais recentes estratégias e dicas para deixar seu perfil perfeito!

Vamos lá?

Como fazer Reels Criativos para o Instagram?

Fazer Reels Criativos para Instagram é algo difícil de ensinar. Isso porque a qualidade do conteúdo depende de algo muito pessoal: sua imaginação e entendimento da marca

Mesmo assim, podemos oferecer várias dicas que vão ajudar no processo criativo. E, claro, sempre ajuda ver algumas ideias para se inspirar! 

processo para reels criativos
Ter ideias originais pode ser um desafio, mas existem muitas coisas que podem ajudar.

Antes de mais nada, é importante lembrar de um dos pilares do Marketing para Instagram: a diferenciação

Isso é, seu conteúdo precisa ser único, original e, principalmente, oferecer um diferencial para os seguidores. Afinal, porque eu seguiria seu perfil se posso encontrar o mesmo conteúdo em dezenas de lugares? 

Então, comece pensando nessa questão: o que faz o seu conteúdo ser diferente? 

Lembre-se que você está competindo com muitos e muitos perfis pela atenção dos usuários do Instagram. Então, parar para ver seus Reels precisa valer a pena. 

Quando você sabe o que torna seu conteúdo especial, é mais fácil pensar em Reels criativos e produzir conteúdo. 

Qualidade técnica

Nesse artigo, não vamos falar muito sobre a qualidade técnica dos vídeos. Claro, ela é importante e ajuda a dar uma cara mais profissional ao conteúdo

No entanto, vale destacar que a maioria dos usuários que postam Reels estão filmando com o celular. Então, se você posta Reels criativos e interessantes, a qualidade técnica acaba sendo secundária. 

Isso não significa que você pode fazer de qualquer jeito! Garanta uma boa iluminação e captação de áudio. Além disso, certifique-se de gravar na vertical, em pelo menos 720p. 

Com o tempo e prática, você pode investir em equipamentos específicos para aumentar a qualidade do seu conteúdo. Por enquanto, vamos focar em ter boas ideias. 

Se você quer aprender mais sobre Reels, precisa conhecer o curso de Reels Magnéticos da Copfy Academy. Clique aqui

Dicas para fazer Reels Criativos de Verdade

Fazer Reels criativos não precisa ser um bicho de sete cabeças. É verdade que é difícil colocar a criatividade em uma rotina: tem dias que as ideias simplesmente não vêm. 

planeje seus reels
Organizar um calendário com a frequência necessária de posts exige planejamento prévio.

O que você pode fazer é definir processos que ajudem sua criatividade a funcionar em todo seu potencial. E claro, tomar providências para que a constância das postagens não sofra naqueles dias de bloqueio. 

Em resumo, você precisa se organizar: 

  • Tenha uma lista com suas ideias e inspirações;
  • Separe um dia para fazer vários posts de uma vez;
  • Entenda e consuma o formato de conteúdo que você vai produzir;
  • Defina temas gerais para abordar (linhas editoriais);
  • Crie um calendário de publicações;

Parece complicado? Na verdade é muito fácil. Bora aprender? 

Conheça a plataforma como usuário

O primeiro passo para produzir Reels criativos e de qualidade é muito simples: use a plataforma

Isso é, entre na aba explorar do seu Instagram pessoal e veja os Reels de outras pessoas. Isso te ajuda a ter uma noção muito melhor de como os formatos funcionam, como os efeitos são usados e muito mais. 

consuma reels como usuário
Fazer parte da comunidade com seu público alvo é importante para acertar no tom.

Consumir o tipo de conteúdo que você planeja postar é fundamental para entender o que é legal e o que não chama a atenção. 

Como usuário, você entende o humor em cada trend ou dublagem, sabe como a última transição está sendo aplicada, para que tipo de vídeo aquela música é usada. 

Pode não parecer, mas esse entendimento vale muito

Vamos provar com mais um exercício. Encontre a página de Reels de algumas empresas, e veja como elas usam as trends, transições e músicas. 

Os Reels estão de acordo com a forma que a comunidade usa esses recursos? Se não, eles acabam parecendo forçados e deslocados. 

Causam o efeito oposto do que queremos com Reels criativos. Passam a imagem de uma empresa que não entende seu público e não se preocupa em aprender. Apenas quer usar o que está na moda para lucrar. 

Acompanhe os Reels de outras empresas

Ainda nesse tema, existem muitas empresas que fazer Reels criativos e do jeito certo. Então, é uma ótima ideia acompanhar. 

A inspiração acontece assim. Você vê algo divertido, e pensa em uma versão modificada e só sua. 

Vale o destaque: nada de ficar só copiando o conteúdo de outros perfis

Lembre-se que seu objetivo principal em deixar seus Reels criativos é diferenciar e destacar seu perfil. 

Entenda seu público

O que as pessoas que você quer que assistam seus Reels gostam de ver? Você sabe o que eles procuram na internet? Ou, mais importante: porque seguem sua empresa nas redes sociais? 

Para ter ideias de Reels criativos que dão certo, você precisa saber que tipo de conteúdo seu público consome

Eles gostam de guias e tutoriais sobre como usar seus produtos? Isso é muito comum para quem vende materiais para artesanato, por exemplo. 

Ou eles preferem ver o processo do seu trabalho? Acontece muito com quem segue contas de empresas que confeitam doces ou fazem limpezas extremas. 

reels criativos
Fazer Reels criativos também depende de um bom acompanhamento das métricas e conhecimento do público.

Percebe que o conteúdo certo depende muito de quem é sua audiência? Então, o primeiro passo é entender melhor seus clientes em potencial.

Mantenha o foco na sua estratégia

Trends, e dublagens, e dancinhas, e efeitos! Os Reels oferecem inúmeras possibilidades de conteúdo. E, quando eles estão na moda, podem disparar o alcance do perfil

Mas vamos pensar um pouco sobre isso: essas visualizações valem o seu esforço? Isso é, esse público pode se converter em seguidores ou clientes? 

Se a trend se encaixa na sua empresa e setor, pode ser que sim! Mas nem sempre esse tipo de conteúdo faz sentido para sua estratégia de marketing. 

Então, é importante participar e mostrar um lado mais informal – se isso estiver de acordo com a imagem que sua empresa quer passar. 

Encontre linhas editoriais

As linhas editoriais são diferentes tipos de conteúdo em uma estratégia de marketing global. Isso é, você encontra modelos abrangentes de postagem que dão certo com seu público. 

Por exemplo, algumas linhas editoriais podem ser: 

  • Enquetes;
  • Posts com dicas;
  • Turoriais;
  • Memes;
  • Processos da Empresa; 
  • Inspirações e motivacionais. 

Com linhas editoriais definidas, é muito mais fácil ter ideias. Pense que no seu calendário de planejamento, você tem três posts programados para um sábado. 

Ter ideias para três posts é mais complicado do que pensar em termos mais restritos. No mesmo exemplo, vamos supor que você tenha planejado para o sábado um tutorial, uma dica e um meme. 

Agora, você já tem uma direção mais definida para pensar em Reels criativos.

Não deixe para criar na hora de postar

Nem sempre estamos nos sentindo criativos ou inspirados. Isso é normal. Habilidades intelectuais muitas vezes precisam de um tempo. 

Mas não é porque você está no meio de um bloqueio criativo que as postagens podem parar. Então, a solução é produzir todos os Reels criativos que você puder enquanto a inspiração estiver lá

Reels criativos
Aproveite os momentos de inspiração para criar vários Reels

Assim, você tem material de sobra para os dias que sua cabeça precisa descansar. 

Recursos do Instagram para deixar os Reels Criativos

Você não precisa de um programa de edição profissional para gravar Reels criativos. Essa é boa parte do atrativo do formato. Uma pessoa leiga pode criar coisas incríveis, apenas com os recursos do Instagram. 

É só passar algum tempo na aba explorar para encontrar efeitos super criativos usando apenas cortes de cenas e os recursos de aceleração de gravação. 

Ainda, você pode aplicar efeitos, filtros e transições no seu vídeo direto do editor do Instagram. 

Ideias de Reels Criativos

O jeito mais fácil de não parar de produzir Reels Criativos é encontrar inspiração! Por isso, separamos algumas ideias incríveis que você pode testar no seu perfil! 

Lembre-se de sempre acompanhar suas métricas para entender melhor o que dá certo para você! Ah, e também considere se o formato se enquadra bem no seu setor de atuação e identidade da marca. 

Você pode seguir o Instagram da Copfy para ver ideias assim sempre que abrir seu feed!

Tutorial ou Guia

Os guias e tutoriais são super populares, e não é para menos! Conteúdo educativo costuma a fazer muito sucesso em qualquer rede social. 

Você pode: 

  • Mostrar como usar seu produto;
  • Ensinar algo relacionado ao setor; 

Lembre-se que os vídeos devem ser curtos. Então, seja claro e objetivo.

Dicas e Listas

Você provavelmente vê muitos Reels criativos e únicos, mas que ainda respeitam esse formato! Quer exemplos? 

  • 3 Erros comuns que todo iniciante em X comete;
  • 5 Coisas que eu queria que tivessem me dito antes;
  • 10 Dicas para fazer o melhor x! 

As listas são rápidas, úteis e chamam muito a atenção. 

Mitos x Verdades

Todo setor tem seus mitos. No mínimo, eles dificultam a vida dos seus clientes e, na pior das hipóteses, impedem que você feche vendas. 

Então, usar o alcance dos Reels para esclarecer os mitos é uma ótima ideia! 

Principalmente porque aí entramos em outro formato que inclui conteúdo educacional. Isso é ótimo para a imagem da sua empresa e super útil para seus seguidores.

Mostre o processo de trabalho

Você se surpreenderia com o tempo que as pessoas passam vendo Reels criativos sobre processos do dia a dia no seu setor.

Acredite: tudo encontra seu público na internet. As pessoas adoram ver vídeos acompanhando processos, do confeito de bolos até a produção de ligas metálicas. Algumas marcas até postam vídeos com o processo de embalo de pedidos. 

Certamente você consegue encontrar algum processo no seu setor que seja satisfatório ou interessante para acompanhar.

Desafios e Trends

Os desafios e Trends podem ter um lugar importante na sua estratégia. Mas eles precisam ser feitos da maneira correta. 

Aqui, o mais importante é o entendimento do formato, da plataforma e do seu público. Assim, você não corre o risco de errar e passar uma imagem desconectada ou forçada. 

Como regra geral, a sua área precisa se encaixar na trend, e não o contrário. Muitas empresas acabam mudando o formato da trend ou desafio para torná-la relevante para a marca. 

Demonstração de Produtos

Os vídeos com demonstrações de produtos podem se tornar Reels muito criativos com um pouco de produção. Por exemplo, que tal fazer um antes e depois? Ou, então, um vídeo no formato como acham que é x como realmente é”

A maior reclamação dos clientes na hora de comprar online é não poder ver o produto em ação. Muitas empresas estão aproveitando o formato para eliminar esse problema. 

Novidades

Um evento está chegando? Ou, então, aquela peça linda que sua loja vende voltou ao estoque? Faça um Reel criativo sobre o assunto! 

Você pode filmar o unboxing do seu novo estoque, por exemplo. 

Conclusão

Para fazer Reels criativos, é preciso mais que inspiração. Sem organização, método e estratégia, é muito provável que você não consiga manter a constância necessária. 

postando reels
Aprenda a usar sua criatividade de maneira organizada com os processos aprendidos nesse artigo.

Para ter sucesso no Instagram, você precisa dos três: 

  • Originalidade e Criatividade;
  • Consistência e Frequência nas postagens; 
  • Estratégia e Acompanhamento de métricas.

Esse artigo te inspirou? Então não esquece de seguir a gente no Instagram! Tem ideias novas todo dia.

Write A Comment