Stories criativos podem fazer a diferença para o engajamento no seu perfil do Instagram! Nesse artigo, você aprende tudo sobre isso. 

stories criativos
Stories criativos são uma ferramenta incrível para o marketing digital.

Os Stories foram adicionados ao Instagram com o objetivo de competir com o SnapChat. Na época, o aplicativo fazia bastante sucesso, mas já sumiu dos mais baixados. 

Aparentemente, o Instagram ganhou essa briga. Isso porque os Stories continuam sendo um formato muito utilizado na rede. 

Mais informais, esses pequenos vídeos e fotos ficam online por apenas 24h. Assim, usuários podem dividir seu humor ou passagens de seu dia. 

Para empresas, os Stories podem ser ferramentas de engajamento incríveis. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre: 

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O que Stories Criativos podem fazer pelo seu perfil

Com a grande popularidade dos Stories, não é de se espantar que empresas aproveitem a plataforma. Esse é hoje um dos canais de comunicação online favoritos dos profissionais de marketing. 

Os Stories são acessados por cerca de 500 milhões de perfis, todos os dias. Essa é uma tendência consolidada do Instagram. Outro dado importante: mais de um terço dos stories mais vistos foram publicados por empresas. 

Então, já dá para ver que esse pode ser um recurso importantíssimo para sua estratégia de marketing. 

Mas, como tudo que diz respeito a crescer no Instagram, é mais fácil falar do que fazer. Para ter sucesso, você precisa fazer Stories criativos e interessantes. 

Mas, principalmente, precisa postar todos os dias

Postar com frequência e acompanhar as métricas é fundamental.

Nesse outro artigo aqui no blog, explicamos melhor como funciona o algoritmo do Instagram. Recomendamos a leitura. Assim, você entende direitinho porque é tão importante postar com frequência e consistência.

Essa dica não vale só para os Stories. Lembre-se de criar uma estratégia para Reels e para seu Feed também!

Para que servem os Stories?

Stories criativos geram engajamento. É muito importante que você tenha essa informação sempre em mente ao criar seu conteúdo. 

Isso significa que Stories não são o melhor jeito de atrair novos seguidores ou gerar conversões de venda. 

Repetimos: o seu foco com os Stories deve estar no engajamento com seu público.

Um dos principais fatores que o algoritmo do Instagram considera na hora de recomendar conteúdo são seus relacionamentos na rede. Isso é, quando você interage bastante com determinado perfil, os posts deles sempre aparecem no seu feed. 

Assim, quando você gera engajamento de clientes em potencial com o seu perfil, seu conteúdo tem mais chance de ser recomendado. 

Isso não é importante só pelos números. Mais engajamento significa mais alcance, sim, mas esse não é o único benefício. 

Ao incentivar interação, você está formando um laço mais próximo com seu público. Esse relacionamento garante a eficácia de outras estratégias de marketing. Por exemplo, aumenta as chances de que seus clientes se tornem embaixadores da sua marca.

8 Dicas para fazer Stories Criativos

Então, já sabe: você precisa postar Stories criativos, e todos os dias! Isso pode parecer um enorme desafio, mas exite muito que você pode fazer para tornar a vida online mais simples.

Nossa primeira dica é se organizar, fazendo um calendário de postagens. Separe um dia para criar bastante conteúdo. Assim, você tem o que postar quando está sem inspiração. 

Nosso artigo sobre como fazer Reels criativos também tem várias dicas em relação à organização do processo criativo. Não deixe de ler se você tem dificuldades na hora de ter ideias. 

1. Enquetes e perguntas

Esses recursos podem ser adicionado aos Stories criativos da sua empresa através dos adesivos. Com eles, você pode configurar perguntas interativas, que os usuários podem responder com um toque. 

Ou seja, além de usar o formato campão de engajamento, os Stories, você incentiva a interação. 

A funcionalidade permite, até mesmo, que você colete informações importantes sobre seu público. Tanto através das respostas dadas quanto da popularidade desse tipo de conteúdo. 

Pense em enquetes que façam sentido para sua marca. Por exemplo, uma empresa que faz doces caseiros pode perguntar: “qual sabor não pode faltar, chocolate ou baunilha?”. 

Lembre-se que perguntas envolvem fatores emocionais e pessoais geram mais engajamento. Por exemplo “qual seu favorito”, “qual o melhor” e “qual ganha para você?”. 

2. Filtros e efeitos

O Instagram oferece uma infinidade de efeitos e filtros para usar nos seus Stories. Muitas vezes, eles podem até ser um formato à parte, como acontece com o Superzoom. 

Os recursos incluem realidade aumentada, efeitos engraçados e correções de cor. 

Se quer ir além do básico, é possível até mesmo criar os seus próprios filtros através de aplicativos de edição 3D. 

Essa pode ser uma alternativa interessante para marcas que querem criar Stories personalizados e incentivar seu público a usar o mesmo efeito. 

Como esse é um processo mais complexo, não vamos entrar em muitos detalhes nesse artigo. Se você se interessa por esse tipo de conteúdo mais técnico, não deixe de avisar a gente nos comentários! 

3. Lance desafios e crie jogos

Stories criativos podem também ser interativos. Os recursos para criar jogos ou desafios estão nas suas mãos! 

Você pode, por exemplo, disponibilizar imagens que podem ser usadas pelos seguidores nas respostas. Veja algumas ideias: 

  • Metas da semana: crie uma imagem e deixe espaço para que os seguidores preencham com suas metas. 
  • Marque qual te representa: crie uma tabela com gifs numerados para que seus seguidores marquem com qual se identificam
  • Isso ou aquilo: Lance uma pergunta com duas escolhas para ver qual delas ganha no final do dia.

4. Bastidores da empresa

Mostrar o dia a dia na empresa pode gerar Stories criativos e que aproximam o seguidor da marca. Brincar com pequenas frustrações, mostrar conquistar ou documentar parceiros e reações, por exemplo. 

Isso torna a marca mais humanizada. Isso é, mostra aos seguidores que existem pessoas por trás do perfil. Que elas estão interagindo com alguém genuíno, e não um time engessado de marketing.

A humanização da marca pode trazer resultados que irão te surpreender.

5. Adesivos, Gifs e Slider

As enquetes são incríveis, mas estão longe de ser o único recurso nos adesivos para deixar seus Stories criativos. 

Adicionar Gifs e imagens, por si só, já multiplica as possibilidades. Mas, se você ainda não usar os sliders, procure agora no seu Instagram! 

Esses adesivos permitem que você escolha um Emoji. Ele fica em uma barra, onde o usuário pode arrastar o Emoji mostrando um medidor da emoção representada. 

Você pode perguntar algo como “qual o nível de praticidade?”, mostrar um produto legal e deixar os usuários interagirem com o slider. 

6. Stories Criativos com Links

Adicionar links aos Stories é um recurso disponível apenas para contas comerciais. Então, leia o nosso artigo sobre o Instagram para empresas se você ainda não usa esse recurso. 

O link nos Stories não funciona com toque, mas sim arrastando a tela para cima. Então, ao falar de um produto ou site, avise os seguidores sobre o link. Isso pode ser feito através de um CTA, como “arreste para saber mais”. 

Esse formato pode ser usado para anunciar produtos, mas as possibilidades vão além. Como os Stories só duram 24h, você pode fazer promoções relâmpago ou descontos que só podem ser acessados pelo link no Story. 

7. Boomerang

O Boomerang é um recurso muito popular, que faz um pequeno vídeo se transformar em Loop. São alguns segundos que são repetidos e reversos. Assim, cria-se um efeito do vídeo “indo e voltando”. Daí vem o nome do formato. 

Esse é um ótimo jeito de deixar fotos da equipe mais criativas, por exemplo. O Boomerang adiciona um movimento simples e dinâmico no que seria só uma foto. Assim, você deixa o conteúdo mais chamativo.

Outro uso é para as fotos dos produtos. Ao invés de só colocar a foto estática no Story, faça um boomerang com o produto “entrando” em cena.

8. Sequencia de Stories Criativos

Você provavelmente já notou que, quando acessa os Stories de alguém, o Instagram mostra todos os posts disponíveis no perfil. Você pode usar isso a seu favor para criar Stories criativos em sequência. 

Assim, eles funcionarão mais ou menos como um post em carrossel. Lembre-se que o post mais recente é exibido primeiro! 

Onde encontrar Ideias de Stories criativos

Manter-se inspirado para postar Stories criativos todos os dias pode ser um desafio enorme! Por isso, é importante saber onde encontrar novas ideias. 

Lembre-se: inspirar-se é diferente de copiar conteúdo. Se o que você posta não for original, seus seguidores não têm motivo nenhum para acessar seus Stories.

Com isso em mente, não há nada de errado em acompanhar outras marcas e criadores de conteúdo no Instagram. Muitos Stories criativos aparecem com a modificação ou adaptação de ideias. 

Essa é uma dica muito importante: seja consumidor do tipo de conteúdo que você quer produzir. 

Isso proporciona uma expectativa única, que ajuda a saber o que dá certo e o que fica legal. Também ajuda você a se familiarizar com os formatos, evitando gafes do tipo usar os memes de forma errada. 

Se você procura uma fonte inesgotável de inspiração, precisa seguir o perfil da Copfy no Instagram! Lá postamos dicas e ideias todos os dias! 

Ideias para Stories sem Aparecer: 

Ideias para Stories Criativos: 

Truques para deixar seus Stories mais chamativos:

Dicas de CTA e frases que chamam a atenção:  

Aplicativos para criar Stories criativos

Para manter o ritmo de postagens, o ideal é criar conteúdo com antecedência. Para isso, você vai precisar de alguns aplicativos. 

Por sorte, existem muitas opções gratuitas para quem quer Stores criativos e chamativos. Conheça alguns: 

  • Canva: possui vários formatos para mídias sociais com templates prontos e personalizáveis; 
  • Adobe Spark Post: com efeitos de animação e opções de edição para imagens e vídeo; 
  • Photogrid: para criar colagens com fotos e vídeos, com várias opções de Gifs. 
  • Font Candy: várias opções de fontes com efeitos especiais e formatações prontas.
  • Unfold: um dos apps mais utilizados para Stories criativos, com templates e modelos de fontes elegantes. 
  • Hype Type: disponibiliza animações para textos que podem ser adicionados nos Stories.
  • InShot: editor de vídeo super prático e fácil de usar. É possível adicionar músicas, efeitos, textos e adesivos, além de transições de cena. 
  • Mojo: conta com templates e banco de imagens próprias para deixar Stories criativos e bonitos.

Conclusão

Stories criativos, originais e bem planejados podem fazer toda a diferença na sua estratégia de redes sociais. 

Esse é um formato incrível para aumentar o engajamento nos seus posts. Se você sabe sobre os pilares do Marketing para Instagram, também entende: o impacto disso para a performance geral do perfil é gigante! 

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Os Stories são uma ferramenta versátil e poderosa para aumentar o engajamento.

Quem engaja forma relacionamentos com os seguidores. Assim, seu conteúdo é considerado relevante e tem um alcance melhor. Mais que isso, esses clientes em potencial estão formando laços mais estreitos com a marca. 

Os Stories são um formato informal e rápido – duram apenas 24h. Mas isso pode ser usado a seu favor! 

A agilidade na plataforma pode ser uma oportunidade para promoções relâmpago e interações mais casuais com os seguidores. Você pode mostrar seu dia a dia na empresa ou apresentar colaboradores, por exemplo. 

E lembre-se: é preciso postar conteúdo original, todos os dias. E, claro, acompanhar seus resultados! 

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Até a próxima!

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