Instagram

Como empreender no Instagram e atrair os primeiros clientes

Empreender no Instagram se tornou algo cada vez mais comum.

Isso porque empreender no Instagram não é tão trabalhoso quanto os meios físicos. Ou seja, a rede social não apresenta uma forte barreira de entrada e não necessita de um grande investimento.

Ainda mais em um país onde 74% da população usa as redes sociais para comprar ou pelo menos filtrar suas escolhas, não ter pelo menos um perfil no Instagram pode limitar o seu negócio.

Por isso se você não tem um perfil no Instagram provavelmente está perdendo um canal poderoso para o seu negócio.

Em primeiro lugar é plausível dizer que o empreendedorismo digital é uma realidade. É possível criar ou transformar um simples perfil no Instagram em uma fonte inesgotável de clientes para o seu negócio online.

A Copfy é a prova de que é possível empreender no Instagram aplicando as estratégias da maneira certa, através do conteúdo.

Nossos resultados falam por si só e temos alunos que vivem 100% dos seus empreendimentos no Instagram.

Você é capaz de empreender no meio digital e  nesse artigo você vai aprender a fazer isso.

Por que vender no digital?

Empreendedora Digital

De acordo com os dados da Resultado Digitais, 61,5% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que usam as redes para buscar mais informações sobre marcas e produtos.

Esse tipo de dado se alinha muito com o propósito do Instagram.

Essa rede social foi uma das primeiras que facilitaram o acesso e a melhor experiência de usuário pelo celular.

É por isso que a plataforma é uma das mais acessadas ao redor do mundo.

Quando a pandemia aconteceu, muitos microempresários migraram para o Instagram. A grande maioria conseguiu se adaptar ao digital e não conseguem mais pensar modelar um plano de negócio baseado em um espaço físico apenas.

Isso porque as vendas na forma online (o famoso e-commerce) é facilmente escalável e não demanda de um grande investimento e não te limita geograficamente.

Por que empreender no Instagram?

O Instagram é uma empresa acima de tudo. Ela se beneficia do tempo de tela dos usuários e junto a isso, os anúncios.

É importante ressaltar isso porque o senso comum ainda pensa que as redes sociais não ganham um centavo. Pelo contrário, elas têm acionistas e precisam lidar com esse lado financeiro.

Logo, podemos concluir que o Instagram lucra muito com seus usuários. Mas a parcela de usuários que criam conteúdo e lucram com a rede ainda é muito pequena.

Conhece a regra de ouro do 1%, “descoberta” por Ben McConnell e Jackie Huba?Basicamente dividimos os internautas em três grupos:

  • Lurkers (90%) – são aqueles internautas “invisíveis” que navegam passivamente nos blogs e redes sociais, consumem os conteúdos e geralmente não engajam.
  • Contributors (9%) – esses são participativos e ativos. Interagem, comentam, compartilham. É essa a parcela que + contribui para que seu conteúdo chegue em mais pessoas.
  • Creators (1%) – e aqui finalmente os usuários que fazem conteúdo, que compartilham sua vida, sua rotina. Que entretém mostrando seus passos e seus conhecimentos.

Se você gosta de consumir conteúdo da rede social e ainda não começou a empreender por lá, você pode virar esse jogo e faturar com esse canal também, aumentando o alcance do seu produto ou serviço.

Nos últimos 2 anos a plataforma recebeu dezenas de atualizações e realmente focou em facilitar a monetização na internet.

Atualmente a plataforma oferece diversas ferramentas para você atrair seus clientes com criatividade, obter alcance e vender sem precisar ter um site.

Mas para que você possa usar essas ferramentas, você precisa conhecer antes o marketing de atração e usá-las com sabedoria.

Marketing de atração

O marketing de atração tem a função de atrair clientes através de um conteúdo útil.

A Netflix é um ótimo exemplo. Ela tem um perfil no Instagram recheado de conteúdo focado no seu catálogo. 

O perfil tem mais de 30 milhões de seguidores e ganha seguidores todos os dias porque entrega um conteúdo de interesse do público alvo da empresa – que são adolescentes e jovens adultos.

A empresa trabalha com entretenimento e o conteúdo da marca acaba sendo de informativo também. Ela não foca em educar ninguém, mas entrega posts e vídeos que são úteis para seu público.

Nós da Copfy apostamos em educar e entregar um conteúdo que seja capaz de esclarecer dúvidas, quebrar objeções e encorajar nossos seguidores a investirem na criação de conteúdo como um meio para venda.

Foque em Ajudar 

Empreender no Instagram é ajudar.

Em primeiro lugar, foque em ajudar seu público alvo de alguma forma. Quais são as dores do seu público? Em que ponto ele está nesse momento? O que seu conteúdo pode agregar na vida dessa pessoa?

Além de transmitir utilidade, seu conteúdo também precisa passar confiança. Por isso, se preocupe com quem está do outro lado da tela e procure entregar um conteúdo facilmente identificável, numa linguagem simples de ser entendida.

Um conteúdo que conversa diretamente com a audiência, que chama atenção e desperta o desejo pela transformação é um conteúdo que tem um marketing atrativo. 

Aqui na Copfy nós chamamos os nosso conteúdos atrativos de Posts Magnéticos.

Um Post Magnético tem o dobro de alcance porque extrai o melhor do marketing de atração e consegue converter seguidores em clientes que vão comprar de você 1, 2, 3 vezes.

Isso não é mágica. É método. 

A Copfy conquistou quase 1 milhão de seguidores no Instagram e você também pode ter resultados positivos apenas aplicando o método dos Posts Magnéticos.

Como atrair os primeiros clientes?

Como vimos anteriormente, o marketing de atração é o que vai te destacar no Instagram.

Um conteúdo atrativo é aquele que chama a atenção, desperta interesse e o desejo por transformação.

Mas como você pode atrair as pessoas de tal forma que elas queiram comprar de você?

A resposta é bem simples: através do seu conteúdo.

A gente já viu que o Instagram é uma rede social bem criativa. Você tem a liberdade de criar conteúdos originais que tem um grande potencial de atração.

O conteúdo é rei no Instagram e as pessoas gostam de acessar a plataforma para se entreter de alguma forma.

Seja o mais breve possível 

O que você mais gosta de consumir no Instagram?

Aposto que não é um conteúdo denso demais.

A verdade é que a maioria das pessoas fogem de posts com muito texto ou muito extensos.

Por exemplo, ninguém está muito interessado em assistir um vídeo de 10 minutos no Instagram. A não ser que você tenha um grande apreço pelo criador de conteúdo.

As redes sociais estão exigindo cada vez mais um conteúdo mais fluido, portanto não é sábio tentar atingir um grande público com conteúdo longos demais.

Para garantir a fluidez é interessante dividir seu conteúdo em um post carrossel, tomando o cuidado de dividir seu texto em pequenos blocos. 

Conforme o vice-presidente do Google, 40% dos jovens preferem pesquisar no Tik Tok e Instagram , isso acontece porque essa faixa etária prefere “formas visualmente mais ricas“, como a gente mostra nesse post abaixo.

Por isso, invista em testar formatos de postagens e identificar como a sua audiência prefere se comunicar com você.

Seu post não precisa ser um peso para você e nem para quem vai consumi-lo.

Por que criar conteúdo é importante? 

Criar conteúdo é importante porque o Instagram sobrevive disso, literalmente.

É através dos conteúdos diários que a plataforma consegue assegurar um retorno financeiro aos seus acionistas.

Além disso, criar conteúdo é importante porque ele vai te garantir visibilidade. Um negócio que não compartilha nada não é visto e muito menos lembrado.

Por isso a constância é um fator essencial no crescimento do seu negócio no Instagram. Ao começar a criar conteúdo é muito importante ter um planejamento. Definir sua frequência de postagens, linha editorial, formatos.

Só assim o algoritmo vai descobrir que você tem uma conta e que vale a pena recomendar seu perfil para outras pessoas. Quanto mais frequente você for, mais rápido você vai entender o que dá certo para o seu perfil e sua audiência.

Converta seguidores em clientes

Criando conteúdo magnético você acabará fortalecendo a habilidade de transformar um seguidor em cliente apenas compartilhando posts com a estratégia certa.

A Copfy lançou o Copfy Club e alcançou mais de 10 mil alunos apenas criando conteúdo para o Instagram.

O conteúdo de valor é capaz de entreter e ao mesmo tempo ajudar a audiência. Por isso foque em trazer um conteúdo de forma dinâmica e que ofereça uma solução.

O conteúdo fortalece seu produto

Criar conteúdo é uma grande oportunidade de mostrar um pouco mais sobre você e o seu produto ou serviço.

Tudo precisa ser feito de forma natural, é claro. Você pode mostrar seu produto ou serviço em ação e também os benefícios que ele traz e trouxe na vida das pessoas que já o consumiram.

Também é possível compartilhar sobre os bastidores dele. Você pode falar sobre o processo de criação e produção. Pode incentivar as pessoas a fazerem perguntas sobre isso e começar a ter uma conversa sincera com a sua audiência.

Seu conteúdo tem a capacidade de fortalecer a imagem do seu produto ou serviço. Cabe a você explorar isso.

Muito alcance

Esse é talvez o maior benefício de criar conteúdo no Instagram. Você tem a oportunidade de ter muito alcance, afinal, você está na “rua” mais movimentada do mundo.

O Instagram pode ser seu balcão de atendimento e você não precisa se limitar apenas a sua região.

Quando o algoritmo percebe que seu conteúdo é muito bom ele começa a te recomendar para pessoas desconhecidas por meio da Aba Explorar.

Seu conteúdo precisa ter estratégia 

Um conteúdo meia boca não vai te gerar bons resultados. 

Em contrapartida seu conteúdo precisa ser pensando em solucionar uma dor da sua audiência e ser valioso a ponto dela ter vontade de realizar alguma ação (comentar, compartilhar, salvar, clicar no seu site, comprar).

Por isso, quando for criar conteúdo centralize seu público alvo nele. Ele é o centro do seu post e você precisa entregar um conteúdo que seja capaz de se conectar com ele.

Nunca se esqueça: o protagonista do seu post é o seu seguidor.

O que você precisa saber sobre o Algoritmo

O algoritmo tem uma função importante: ele vai entender os gostos e comportamentos e entregar os conteúdos que mais conversam com esses interesses.

É através dele que se sabe, por exemplo, qual o conteúdo está atraindo mais a atenção de um usuário, e com essa informação entrega mais posts relacionados ao objetivo desse, mantendo-o por mais tempo na plataforma.

Não é à toa que a nossa Aba Explorar é recheada de conteúdos com temáticas que nós estamos acostumados a consumir dentro da rede social, não é mesmo?

Quando você compartilha conteúdo útil, que conversa com seu público e engaja, há grandes chances dele também ser recomendado para pessoas estranhas.

Entretanto sabemos que o Instagram está recheado de nichos e por isso é necessário criar um conteúdo que converse diretamente com as pessoas que pertencem ao seu nicho.

Como saber que o algoritmo gosta de você?

O algoritmo vai começar a te notar se você tiver essas 3 coisas: constância, estratégia e dinamismo. 

Por isso você vai precisar de constância para fazer com que sua audiência comece a se familiarizar com você e seu negócio. Ninguém gosta de interagir com pessoas desconhecidas, né?

Portanto, a constância vai te garantir intimidade e mais conexão. O algoritmo também vai entender que você está postando com frequência, então vai passar a entregar seu conteúdo para mais pessoas.

Dessa forma, criar um conteúdo estratégico vai te capacitar na comunicação assertiva com sua audiência. A estratégia vai te garantir bons resultados.

Assim ser dinâmico é extremamente importante nos tempos atuais. As pessoas não vão ter muito tempo nem paciência para consumir conteúdos densos dentro do Instagram, como já mencionamos antes.

Tenha um público definido

O público alvo é o público que vai se interessar por seu produto e serviço. Ou seja, ele tem grande chance de comprá-lo em algum momento.

Por isso, procure tirar um tempo para pesquisar mais sobre ele. Dados básicos como a faixa de idade, formação, interesses e hábitos nas redes sociais são pontos chave para você saber para quem deve criar conteúdo e ofertar o seu produto ou serviço. 

Uma sugestão aqui é fazer uma pesquisa com sua base de clientes para entender suas necessidades e saber por que elas compraram de você.

Foto de perfil e BIO

A princípio uma foto de perfil e a bio parecem ser detalhes supérfluos que não necessitam de estratégia nem atenção.

Essa é uma crença que precisa ser derrubada. O seu perfil precisa ser coeso.

A foto de perfil e a bio são ferramentas do Instagram com poderes gigantes na hora de decidir o caminho que uma pessoa fará ao se deparar com a sua conta.

A verdade é que as fotos de perfil ainda são subestimadas. O que muita gente não sabe é ela é capaz de passar autoridade e transmitir confiança aos seus seguidores.

Por exemplo, um gestor de tráfego que costuma trabalhar na parte mais lógica de um negócio, não vai inspirar confiança se estiver segurando uma bebida na sua foto de perfil. 

Por isso não use fotos que fujam do seu nicho e do que você deseja comunicar na sua rede social.

A bio serve para comunicar quem você é, o que você faz e para quem você faz.

Ou seja, as pessoas precisam olhar para sua BIO e saber exatamente no que você pode ajudá-las.

Conclusão

O Instagram é uma plataforma com um potencial gigante para vendas.

Dessa forma não importa o seu nicho de atuação – é possível empreender no digital. Com as ferramentas que o próprio Instagram oferece e a estratégia certa, você tem uma ótima oportunidade de faturar mais investindo pouco.

Por fim, com a ajuda do Marketing de atração você é capaz de chamar atenção de quem realmente se encaixa na proposta do seu negócio.

Se você está começando a empreender no digital agora ou já empreende e deseja melhorar seus resultados, criamos uma plataforma que pode te ajudar nisso.

O Club é o streaming do empreendedor. A plataforma perfeita para você que quer turbinar suas vendas e aumentar seguidores no Instagram. 

Nós vemos no próximo post. 🙂

Karolaine Marques

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