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Como Organizar a sua Produção de Conteúdo no Instagram

Organizar a produção de conteúdo é essencial para a permanência a longo prazo de uma conta profissional em uma rede social.

Sem dúvidas é um processo importantíssimo que vai te fazer poupar tempo nas suas produções e te possibilitar ser constante com mais facilidade.

Sabemos que os conteúdos são capazes de atrair novos seguidores, gerar engajamento e converter seguidores em clientes. Portanto, é preciso ter estratégia e organização para compartilhar conteúdo no seu perfil do Instagram.

O Instagram é uma rede social que mudou muito nos últimos 3 anos. A própria plataforma enxergou potencial em incentivar empreendedores que querem crescer e fazer nome no digital oferecendo algum produto ou oferecendo algum tipo de serviço.

Ela mostrou a todos de forma gradativa que pequenos negócios também teriam seu espaço na plataforma. O Instagram deixou de ser uma simples rede social de fotos para  se transformar em uma plataforma que potencializa negócios todos os dias através do conteúdo.

Mas como é possível organizar seu conteúdo?

Neste artigo você vai entender o que é produção de conteúdo, calendário de conteúdo, saberá onde desenvolver suas publicações, organizá-las e muito mais.

Boa leitura!

O Que é Produção de Conteúdo?

A produção de conteúdo para o Instagram deve ser feita com base no seu nicho e no seu público-alvo.

A produção de conteúdo em primeiro lugar, é a responsável por garantir a presença de uma personalidade ou marca nas redes sociais.

Afinal, é através do conteúdo que o empreendedor será capaz de promover seu trabalho. Esse é o maior princípio do marketing digital. Essa produção implica na definição de pautas, planejamento, criação de conteúdo, organização, publicação e análise de metas.

Com efeito, esse conteúdo pode se desdobrar em diversos formatos – isso vai depender da estratégia estabelecida – e aqui fica mais explícito a importância de se organizar.

Por exemplo, se você tem uma padaria e pretende aumentar as vendas de panetones durante a época de natal, o melhor formato para aumentar o interesse e o desejo é o vídeo – que pode ser compartilhado por meio da ferramenta Reels.

No entanto, muitos perfis têm grande dificuldade de pensar em conteúdos. No próximo tópico você vai aprender a ter ideias infinitas de conteúdo e não se sentir mais bloqueado na hora de produzir.

Como Ter Ideias de Conteúdo?

Existem diversas formas de conceber ideias para a produção de conteúdo no Instagram.

Na produção de conteúdo o que manda são as ideias. No entanto, como é possível ter tantas ideias e assim manter uma constância estratégica no Instagram?

A seguir estão algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa:

Banco de Ideias

Essa opção é ótima para armazenar ideias que você julga interessantes e que têm  certo potencial. Por isso, tudo vale aqui: canais do Youtube, livros, episódios de podcasts, lives temáticas e por aí vai.

O banco pode ser feito em qualquer lugar também. Você pode criar planilhas por exemplo e organizá-las por categorias.

Brainstorm

Pode ser definido como uma “tempestade de ideias”. Por certo, aqui você vai pegar qualquer equipamento na qual você pode tomar notas facilmente e vai anotar qualquer ideia relacionada ao seu nicho e linhas editoriais.

A ideia aqui é não se censurar, portanto, não pense muito antes de anotar qualquer frase, título ou palavra que surgir na sua cabeça. É interessante que você estabeleça um tempo para anotar essas ideias, assim você terá menos desculpas para desistir ou procrastinar.

Brainstorming

Pode ser definido como uma versão mais sinérgica do brainstorm. Aqui toda a concepção de ideias ocorre em uma espécie de debate. Realizada por duas pessoas ou mais, esse debate é ótimo para perfis que têm mais de uma pessoa por trás ou para collabs.

Para que seja realizado da forma mais produtiva possível é preciso ter em mente alguns requisitos: não censurar nem criticar ideias e ter ideias em cima das ideias propostas.

Como o brainstorm é apenas focado em produzir um bom volume de ideias , é uma ótima forma de exercitar a criatividade. Um grande nome da Indústria como Mark Parker (CEO da Nike) por exemplo, pratica o brainstorming nas suas reuniões.

Preste Atenção no Seu Público

Seu público sem dúvida será o norte do seu conteúdo e do seu perfil no Instagram. Por isso, é extremamente importante que você se envolva com a sua audiência. 

É possível filtrar dados pela ferramenta Insights do Instagram, mas isso não é o suficiente para criar conteúdos qualificados para quem te acompanha. É preciso fazer perguntas e mostrar interesse nas fraquezas e desejos do seu público.

Além disso, é importante estabelecer conexão, tanto na filtragem de conteúdo como na criação. Um conteúdo identificável é capaz de te garantir resultados expressivos.

Analise a Concorrência

A concorrência aqui cumpre um papel muito importante. É através dela que você terá noção dos assuntos que podem servir de parâmetro para o seu conteúdo.

A ideia aqui não é plagiar nem nada do tipo. Analisar a concorrência vai te ajudar a  montar a sua estratégia de conteúdo e assim você será capaz de se destacar.

Um Único Assunto Pode Gerar Muito conteúdo

Sabia que um único assunto pode te gerar diversos posts?

Mas como isso é possível?

A ideia aqui é classificar seu conteúdo. Assim fica mais fácil pensar e até desenvolver mais ideias. 

Por exemplo, vamos supor que você tem um negócio focado em utilidades para o lar e esteja pensando no tema minimalismo. Você pode ramificar esse tema em alguns tipos de conteúdo:

Post Educativo: O que é Minimalismo e como você pode praticá-lo no lar?

Post Útil: 5 itens de cozinha que vão te ajudar a ser uma pessoa minimalista

Post Motivacional: É possível começar a praticar o minimalismo?

Essas são apenas algumas ideias, portanto é possível pensar em outros tipos de conteúdo.

Nesse vídeo você aprende a fazer uma pirâmide de conteúdo que te ajudará a dobrar seu alcance no Instagram:

Pautas Quentes

As pautas quentes são os assuntos mais comentados do momento. Dessa forma, é preciso estar de olho nas novidades e notícias relacionadas ao nicho ou não. Muitas pautas quentes podem ser adaptadas para diversos nichos.

As pautas quentes têm mais chance de alcance e engajamento, mas você não pode  focar a sua produção única e exclusivamente nessa categoria.

Observe esse exemplo da Copfy que transformou uma pauta quente em um post no Instagram:

Como Criar um Calendário para Organizar seu Conteúdo?

Ter um calendário de conteúdo vai te ajudar a otimizar tempo e obter melhores resultados com suas postagens.

Anteriormente vimos diferentes formas de ter ideias de conteúdo.

Entretanto, como é possível organizar todas as suas ideias de forma que você consiga ter uma visão macro do seu conteúdo e não cometer erros como a repetição exagerada de certos assuntos?

Antes de mais nada é preciso pensar no seu Funil de Conteúdo.

Funil de Conteúdo

O funil pode ser definido como um fluxo de conteúdo. Esse fluxo é dividido em três estágios (topo, meio e fundo) que correspondem a diferentes níveis de seguidores.

Cada estágio carece de diferentes tipos e formatos de conteúdo. Por isso, é muito importante pensar no funil na hora de categorizar seu conteúdo. Ele também te ajudará a organizar suas publicações.

Nesse post você aprende a converter desconhecidos em seguidores e guiá-los através do funil de conteúdo para transformá-los em futuros clientes e fãs do seu negócio!

Definir a Quantidade de Posts Para o Calendário de Conteúdo

Estabelecer o volume de conteúdo que entrará no seu perfil é primordial para se manter constante.

Depois de pensar no seu funil de conteúdo e nos canais nos quais você pretende compartilhar seu conteúdo (Instagram, Tik Tok, Youtube), é preciso focar no seu volume de publicações.

Quantas publicações você é capaz de fazer de forma semanal? Você já tem uma noção da taxa de interação do seu público ou você está começando e precisa testar dias e quantidades para ter mais certeza da média de publicações que pretende compartilhar?

É importante pensar nessas perguntas para prever a quantidade de conteúdo e assim, conseguir estabelecer todo o processo de produção.

Etapas da Produção de Conteúdo

A produção de conteúdo precisa seguir algumas etapas para garantir maior qualidade e estratégia.

Bem como os estágios do funil de conteúdo são importantes na hora organizar seus posts, as etapas da sua produção também são valiosas para não atropelar nem pular processos.

Antes de tudo, você precisa definir as etapas que compõem essa produção. Isso pode variar, mas podemos dividir o processo em 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção.

Pré-produção

É marcada pela definição das pautas que entrarão na sua semana. Você pode pegar as ideias de posts que você teve e começar a selecionar as que melhor se encaixam.

É possível fazer um briefing para estabelecer o formato do conteúdo, os links de pesquisa, a quantidade de palavras, hashtags utilizadas, etc.

Produção 

Na primeira etapa da produção, a escrita é a protagonista. Depois de selecionar os conteúdos, você começará a desenvolver a escrita.

No curso de Copywriting do Copfy Club, você aprende a dominar a parte escrita e criar posts e legendas que despertam interesse das pessoas.

Pós-Produção

Depois de ter terminado seu post, em seguida chegou a hora de postá-lo e mais tarde analisar as suas métricas.

Aqui, você pode usar plataformas para armazenar seu conteúdo e agendá-lo para otimizar o seu tempo.

Onde Desenvolver Seu Conteúdo?

Existem várias opções disponíveis para desenvolver

Existem diversas opções de plataformas que podem ser úteis para o desenvolvimento do seu conteúdo.

Dividimos elas em duas categorias: Para design e para organização.

Para Organização

Plataformas como Notion, Trello e Agenda do Google disponibiliza campo para texto, categorização, status e além disso também suportam a anexação de fotos, o que é ótimo para deixar tudo em um só lugar.

O Notion é uma plataforma de produtividade usada por estudantes e profissionais. Ela é mais customizável do que todas as citadas, portanto pode funcionar bem para os criadores de conteúdo que gostam de serem mais livres para organizar sua produção.

A plataforma Trello é muito popular nas empresas e costuma dar um panorama mais macro das tarefas do que o Notion, por exemplo.

A Agenda do Google é a mais acessível para a grande maioria dos usuários. Ela costuma ser um aplicativo instalado de fábrica nos smartphones Android. Pode servir desde um simples calendário até o armazenamento de fotos e textos.

Todas as plataformas funcionam em versões gratuitas e pagas e suportam diversos dispositivos (desktop, celular, tablet) e sistemas operacionais (Android, IOS, Windows).

Para Design

Quando falamos em artes para as redes sociais, o nome que desponta é a plataforma Canva. O canva é uma plataforma que pode ser usada para criação de posts, edição de fotos e vídeos. 

A versão gratuita oferece milhares de templates, elementos, figuras, texturas, fontes e efeitos. 

Neste post você aprende a criar conteúdos visuais incríveis utilizando o Canva.

O Photoshop é outra ferramenta bastante popular. Mundialmente conhecido como um editor de fotos profissional, o software também tem grande fama no mundo da criação de conteúdo. Por isso, é uma ótima opção para quem pode investir, já que ele é pago.

Por último e não menos importante temos o Figma. É uma plataforma gratuita muito usada por UX Designers, mas pode ser facilmente usada também para criação de artes do Instagram.

Conclusão

Por fim, é possível definir a produção de conteúdo como a base que sustenta os perfis profissionais do Instagram.

Assim é através dela que pequenos e grandes negócios de todos os nichos crescem todos os dias. O marketing de conteúdo possibilitou que fosse possível criar posts que além de converterem em vendas também fossem úteis para a audiência.

Vimos que existem diversas formas de pensar em ideias de conteúdo e que é possível até abrir um debate bem criativo com uma pessoa ou mais.

Ademais, existe também o calendário de conteúdo que é de grande ajuda para otimizar a produção de conteúdo para o Instagram. Para que ele seja feito, é necessário que você já tenha uma noção dos conteúdos que estão por vir no seu perfil.

Existem também algumas etapas para produzir e organizar seu conteúdo. Em primeiro lugar, vem a pré-produção. Ela é marcada pela seleção das ideias que se transformarão em publicações.

Em seguida vem a produção. Aqui você precisa focar nas plataformas de organização e arte como o Notion e o Canva. O copywriting também é muito importante para criar legendas, textos para seu post ou roteiros que prendam a atenção e sejam interessantes para o público.

E já que estamos falando de produção, no vídeo a seguir você aprende de forma prática a criar conteúdo para o Instagram. Vale a pena dar uma conferida:

Por último existe a fase de pós-produção. Após ter publicado o conteúdo é necessário analisar suas métricas para poder ter noção dos resultados que um post te deu e assim ter a oportunidade de aprimorar cada vez mais sua produção de conteúdo.

Até a próxima!

Karolaine Marques

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