Nos últimos dois anos, ficou claro para todo mundo o poder das redes sociais para atrair clientes através do marketing de conteúdo.

Elas abriram portas para os empreendedores manterem a salvo seus negócios durante a pandemia e foi a grande porta de entrada para novos negócios.

Você é do time que começou no digital nos últimos dois anos?

O Instagram abriga diversos negócios e conta com mais de 100 milhões de usuários no Brasil. Muita gente, não acha?

Nesse sentido, não é preciso ser um expert digital para notar que o Instagram é uma ferramenta poderosa de venda.

Com tantas pessoas fazendo a mesma coisa, a competitividade faz com pareça impossível se destacar e ter um bom fluxo de vendas no Instagram. Mas não é bem assim.

Em síntese, é preciso de uma única coisa para se destacar no Instagram e alavancar seu negócio: o Marketing de Conteúdo.

Nesse artigo você vai aprender a botar em prática o marketing de conteúdo hoje mesmo no seu negócio!

Vamos lá? 

Para que serve o marketing de conteúdo?

O Marketing de conteúdo é útil para atrair os seguidores certos por meio de um conteúdo que não é totalmente focado em uma venda.

Como você pode fazer isso?

Criando um post que tenha esses 4 elementos: atenção, interesse, desejo e ação.

Desse modo é preciso que marketing de conteúdo precisa desses elementos para entregar um conteúdo tão bom a ponto de fazer seu seguidor retribuir o conteúdo gratuito de alguma forma.

Desliza a tela que eu te explico cada um desses elementos.

01. Atenção

Antes de tudo, seu conteúdo precisa chamar a atenção imediata para não ser ignorado. Por isso, a melhor maneira de não passar despercebido é sendo específico e direto.

Como você pode começar a criar posts mais chamativos?

Para que você consiga fazer isso, é necessário conhecer bem seu público-alvo. Desperte suas emoções e atinja suas dores.

Podemos encarar o fator atenção como a primeira camada de um sanduíche. Ele é importante para segurar o recheio e não deixar o seu lanche sem graça.

Olha só esse exemplo de post da Copfy:

Portanto, ele se comunica com um público específico (criadores de conteúdo), apresenta um tema (Eleições) e cria expectativa no leitor ao sugerir que vai dar dicas.

Pronto, a base do sanduíche foi criada.

O post acima resume a função do marketing de conteúdo: Você precisa gerar desejo e entregar um conteúdo que tenha a capacidade de entreter e ajudar as pessoas.

Seu público é uma criança

Sabe por que seu conteúdo precisa ter alguma utilidade?

Porque sua audiência vai se comportar como uma criança.

Por exemplo, uma criança precisa ser entretida e auxiliada o tempo todo. Dessa forma a criança vai ter desafios que só um adulto responsável pode resolver. Na produção de conteúdo a coisa não é muito diferente.

Você é responsável por sua audiência e tem a missão de entregar um conteúdo que seja capaz de chamar a atenção logo de cara.

No entanto, para que isso aconteça, você vai precisar de uma dose de conhecimento do seu público.

Como você pode conhecer seu público?

Os pais geralmente entendem as necessidades dos filhos e assim eles procuram ir atrás de amenizar seus problemas. O desafio está aí. Seu público tem uma dor ou várias dores.

Como você pode conhecer essas dores?

Essas dores podem ser conscientes ou inconscientes e você vai precisar criar um conteúdo que seja capaz de resolver os problemas da audiência ou no mínimo despertar a consciência dessa dor.

Conheça seu Público

O primeiro passo então é conhecer as pessoas nas quais você pretende criar conteúdo.

Seu público é mais jovem ou mais adulto? Sempre esteja atento a uma faixa de idade, os gêneros e os problemas que essas pessoas enfrentam diariamente no Instagram e que podem ser solucionada através do seu conteúdo.

O segundo passo é focar no título. Ele precisa ser familiar, específico e breve. Utilize no máximo 8 palavras para criar o título do seu post.

Posts com títulos extensos são mais difíceis de serem lidos e isso pode acabar fazendo com que seu conteúdo que acabe sendo ignorado.

A gente não quer que isso aconteça, não é?

Ser familiar e específico vai te ajudar a te chamar a atenção nos primeiros segundos. Apresente temas que seu público tenha interesse.

Criar títulos com nomes estrangeiros, por exemplo, pode não funcionar. Por isso, o ideal é tentar resumir esse termo em algumas palavras e se possível, apresentar o termo no meio do seu post, como um recheio.

Os criadores de conteúdo mais engajados conhecem muito bem seu público e por isso se beneficiam do marketing de conteúdo, compartilhando posts que chamam a atenção nas primeiras linhas.

Se você conseguir chamar a atenção, certamente seu post será consumido.

Lá no curso de Copywriting do Copfy Club, você vai aprender mais a fundo técnicas de escrita para chamar a atenção do seu público de primeira.

02. Interesse

O segundo passo é cativar. O marketing de conteúdo envolve em criar um conteúdo que converse com alguém.

Mesmo que o seu conteúdo seja o mais promissor do universo, você tem grande probabilidade de ser ignorado se não for específico o bastante.

Se você quer falar com todo mundo vai acabar falando com ninguém.

Vamos voltar ao exemplo da criança. Se você entregar um cartão de crédito para uma criança de 5 anos, ela provavelmente vai acabar deixando o objeto para lá.

Por que isso acontece? Porque ela não visualizou nenhuma vantagem naquele objeto. Ela pode até entender as vantagens de um cartão de crédito, mas aquele objeto não é útil para ela, porque não faz sentido para ela.

Ou seja, o cartão de crédito não se conecta com ela.

Por isso é tão importante conhecer sua audiência e apresentar um assunto que seja capaz de criar uma conexão.

Afinal, é tudo sobre ela. O ser humano é movido por conexões. Conexões familiares, conexões profissionais e até a conexão da internet.

Além disso, nós agimos e reagimos melhor às coisas, dependendo do nosso nível de vínculo.

Como você pode criar um conteúdo que seja capaz de conectar?

É possível se conectar apresentando um assunto no seu post. Por isso o assunto precisa se relacionar com o seu título – que nós já aprendemos que é a base do marketing de conteúdo.

Esses assuntos podem ser dividos em pautas quentes e frias.

Pautas Quentes e Frias: Qual é a diferença?

As pautas frias são os assuntos que não tem uma data de validade determinada, então é um post que pode ser consumido a qualquer momento.

Geralmente servem mais para apresentar um termo ou uma ideia. Um tipo de post frio são as dicas. Você pode dar dicas de algo do seu nicho e criar um conteúdo que vai agregar algum valor na vida do seu seguidor.

Não vai ser todo mundo que vai acompanhar seu Instagram de forma religiosa, por isso é importante criar posts atemporais para engajar essa parcela do seu público.

Enquanto o post frio foca no conteúdo sem prazo de validade, o post quente vai lidar com assuntos do momento.

Assim é possível criar posts quentes por meio de notícias. Podem ser notícias relacionadas ao seu nicho ou uma notícia que afeta indiretamente o seu nicho.

Você pode mesclar os dois

É super possível criar um conteúdo com pauta quente e fria. A Copfy também faz isso. Dá uma olhada nesse post:

Se posicione

Agora aproveite para opinar no meio do seu conteúdo.

Muitas pessoas ainda têm medo de expressar sua opinião na internet e isso pode ser um problema na hora de criar vínculos.

No entanto, se posicionar em relação a um assunto vai te trazer seguidores qualificados. Isso porque ao externar sua opinião, a chance de um usuário se identificar e se tornar seu seguidor é grande.

Portanto, ficar em cima do muro não vai te ajudar a crescer. Você se lembra que tudo é sobre conexão? É difícil construir um público bem engajado que não criou algum nível de vínculo com você.

Por isso não tenha medo de se expressar. Aproveite para fazer perguntas aos seus seguidores e entregar esse ponto de interação.

No curso Posts Magnéticos do Copfy Club, você aprende mais a fundo a despertar interesse e criar um conteúdo irresistível.

03. Desejo

Seu conteúdo é desejável o suficiente?

Por que despertar desejo é tão importante assim?

O desejo é algo aplicado todos os dias na sociedade de diversas formas. Certamente você desejou algo hoje, não importa o nível desse desejo.

O desejo é algo natural de nós seres humanos e o marketing de conteúdo sabe como entregar isso no seu conteúdo de forma sutil.

Entretanto existe uma pequena diferença entre desejo e necessidade. O desejo a princípio existe para atender necessidades específicas. Por exemplo, você quer comprar uma mala X para viajar. Podemos definir isso como um desejo.

Diferente das necessidades essenciais de um ser humano, que são, por exemplo: acesso a alimentação, saúde, segurança, etc.

Em suma, ambas têm o intuito de transformar o indivíduo.

Seu seguidor está no estado A e precisa passar para o lado B. Seu conteúdo precisa ser o lado B.

As duas são importantes para o seu conteúdo, porque elas vão dar razões para seu seguidor cogitar uma transformação.

Dê razões para seu seguidor desejar

Para criar um conteúdo desejável, você precisa, em primeiro lugar, dar algumas razões e argumentos válidos, para sua audiência sentir desejo pelo que você oferece.

Tá, mas como você pode fazer isso?

Despertando o desejo de resolução do problema do seu público.

Esse desejo pode surgir quando você ressalta fraquezas e/ou benefícios.

O que seu seguidor está perdendo ao deixar de fazer algo? Ou o que ele pode ganhar se começar a fazer?

Mexa com as emoções do seu seguidor de tal forma que ele sinta a vontade de ir ao ponto B.

Storytelling como fator desejo

Muitos criadores de conteúdo costumam utilizar o storytelling para despertar desejo.

O storytelling é um recurso poderoso para fazer com que o seu seguidor se conecte com uma história real (com início, meio e fim) e que ele deseje uma transformação.

Esse tipo de recurso é muito popular no marketing de conteúdo e também te garante conexão.

Recheio do lanche

O desejo é o recheio do seu lanche. Seu conteúdo precisa superar as expectativas da sua audiência e fazer com que ela deseje transformação.

Em resumo, exponha as dores do seu público e quebre as objeções, apresentando razões para ele desejar algo – pode ser seu próprio conteúdo, um produto ou um convite.

04. Ação

Por último, mas não menos importante: ação.

Depois de finalizar seu post, você pode fazer uma chamada, convidando as pessoas a tomarem alguma ação.

No marketing de conteúdo nós chamamos isso de Call to Action. Você vai tirar sua audiência da zona de conforto e convidá-la a tomar uma ação.

É importante fazer esse convite para colher resultados como comentários, compartilhamentos e salvamentos.

Seu seguidor é grato por seu conteúdo?

Tirar seu seguidor da zona de conforto é um desafio, por isso você precisa garantir durante todas as etapas que seu conteúdo foi bom o bastante para gerar um sentimento de gratidão no seu público.

A gratidão é o que vai despertar a vontade de aceitar esse convite ou oferta que você está oferecendo.

Já aprendemos que o marketing de conteúdo tem a função de entregar um conteúdo que seja tão útil a ponto do seu seguidor sentir uma vontade ardente de retribuir. Ele quer tomar uma ação para te agradecer.

Você vai decidir essa ação. Convide as pessoas a clicarem em um link ou ir ver seus stories. Faça elas se movimentarem dentro do Instagram ou até mesmo a saírem dele, caso seu ponto de venda seja em um site ou o Whatsapp, por exemplo.

Não se esqueça de fazer uma chamada em todos os seus posts. É mais comum usarmos a chamada para a ação no final dos posts, mas muita gente consegue encaixar essa chamada no meio do conteúdo ou até mesmo no início.

Foca na chamada para a ação na primeira página desse post.

O post prometeu algo na primeira página (6 dicas) e aproveitou a oportunidade para pedir que a audiência já salve o conteúdo.

Viu como botar o marketing de conteúdo em prática não é nenhum bicho de sete cabeças?

Bora praticar?

Obrigado por ler e até a próxima!

Karolaine Marques

Share
Published by
Karolaine Marques

Recent Posts

Engajamento no Instagram: 16 Truques Para Crescer em 2023!

Entenda de uma vez como o algoritmo do Instagram funciona e invista nesses 16 truques…

4 semanas ago

Como Crescer no Instagram usando a Estratégia da Pirâmide de Conteúdo

O artigo aborda o tema pirâmide de conteúdo, explica o que é e a sua…

1 mês ago

Bio do Instagram: Como Criar a Sua e Ganhar Mais Seguidores e Clientes!

Esse texto tem como foco a bio do Instagram. Ele explica o que é a…

1 mês ago

Como Organizar a sua Produção de Conteúdo no Instagram

O artigo explica o que é produção de conteúdo, oferece diversas formas de obter ideias…

2 meses ago

Hashtags no Instagram Passo a Passo: Como Usar para Ganhar Seguidores

Usar hashtags no Instagram é uma ótima maneira de aumentar o alcance e o engajamento…

2 meses ago

Linha Editorial: O que é e Como fazer?

A linha editorial é a seleção de conteúdo que se enquadra em um tema do…

2 meses ago