Um Super Post é um conteúdo que o tem o poder de engajar seu perfil no Instagram, atrair novos seguidores e converter seu engajamento em muitas vendas.

Se você cria conteúdo para o Instagram provavelmente já viu ou criou um post no seu feed.

A verdade é que o post é a forma mais certeira e eficiente de apresentar seu conteúdo e alcançar novas pessoas.

Todavia o formato teve diversas atualizações nos últimos anos. Com a pandemia ele acabou dividindo espaço com os vídeos de curta duração que atualmente são consumidos em massa.

Mesmo com a popularidade dos vídeos, os posts no feed não perderam seu alcance e importância.

Pelo contrário, esse tipo de conteúdo é sim capaz de trazer novos seguidores para seu perfil por meio da aba explorar, aumentar seu engajamento e a taxa de cliques no seu site.

Não é incrível? 

No entanto, muita gente ainda não conhece ou não sabe como criar posts capazes de gerarem resultados tão satisfatórios.

A Copfy cresceu de forma gigante nos últimos 6 meses – tudo graças ao Método Super Post. O Super Post fez com que a Copfy conseguisse atingir quase 1 milhão de pessoas através de uma única publicação.

Você também quer ter um resultado incrível como esse?

Através desse artigo você vai conhecer os 7 princípios indispensáveis de um super post para começar a criar os seus hoje mesmo!

1. Crie um post intencional

Antes de tudo é importante deixar claro que, quando um conteúdo não é direcionado infelizmente não tem um potencial de crescimento.

Para quem você está criando esse conteúdo?

Por que você precisa criar esse conteúdo e não outro?

Atualmente muitos criadores de conteúdo investem em design para chamar a atenção, mas se esquecem do mais importante: seu público-alvo.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar as dores e hábitos de consumo do seu seguidor. Assim você será capaz de entender suas necessidades e desejos.

O design tem um nível de importância dentro do seu post, mas ele precisa estar aliado com os elementos que compõem a sua audiência para crescer.

E o que compõe uma audiência?

1.2. Conheça sua audiência

Os principais elementos são a faixa etária, gênero, localização e profissão.

A partir deles você consegue ter uma visão do seu público ideal e assim vai poder criar posts que se conectam com um público que existe e que vai se interessar por seu conteúdo.

Primeiramente faça essas perguntas: Qual é a faixa de idade que você pretende atingir? Os assuntos que você quer tratar realmente vão fazer sentido para ela? Onde elas estão localizadas? No que seu público costuma trabalhar?

Um erro frequentemente cometido pelos perfis iniciantes é a falta de conhecimento sobre os interesses de sua audiência. Inclusive, muitos começam a criar posts baseados no seu gosto pessoal ao invés de focar em um público específico.

Ainda existem perfis que compartilham de tudo um pouco e isso mais prejudica do que ajuda. Um conteúdo que fala com todo mundo acaba não atingindo ninguém.

Um super post se conecta com um público-alvo e introduz um assunto de interesse deste.

E para que esse assunto seja de interesse do público é necessário conhecer esse público. Só assim será possível criar um super post.

Conhecer seu público vai te dar a oportunidade de saber o tipo de linguagem que você pode abordar para não causar um ruído na comunicação, vai te garantir conexão e autoridade para seu conteúdo. Um perfil que tem autoridade tem facilidade em promover vendas.

Se você quer crescer no Instagram pare de produzir conteúdo para você e comece agora a criar conteúdo para um grupo de pessoas.

Por fim entenda as suas dores, suas fraquezas e desejos. Crie um conteúdo específico para esse público.

2. Um Super Post tem um Começo, Meio e Fim

Um super post é parecido com um filme. Ele tem um começo, meio e fim.

Você entenderia um filme assistindo somente o final? Ou apenas o começo? A mesma coisa acontece com o seu post.

É por causa da narrativa que os posts da Copfy são produzidos em formato carrossel. O post em carrossel te dá mais espaço para expor um assunto do início ao fim.

Primeiramente é preciso escolher um assunto para seu post. Depois de já ter o assunto definido, você precisa esboçar o título do seu post.

À primeira vista o título não parece ter tanta importância assim, mas isso não é verdade. Provavelmente ele será o primeiro elemento decisivo do seu post.

Seus títulos são relevantes para sua audiência?

É exatamente por isso que ele precisa conversar com um grupo de pessoas. Além disso, é necessário que ele tenha a palavra-chave que resuma todo o seu conteúdo.

Outro ponto importante é quando você posta o formato de post carrossel.
O 2º card do carrossel precisar reforçar a promessa do 1º card. Isso porque o Instagram entrega o 1º para a audiência e caso ele não retenha a atenção, o card número 2 é revelado num segundo momento.

Ou seja, o Instagram dá uma “2ª chance” para que seu carrossel seja consumido.

Olha só como esse post da Copfy consegue entregar um título assertivo:

Lá no curso “Posts Magnéticos 2.0” do Copfy Club você aprende de forma mais aprofundada a produzir títulos que chamam a atenção imediata.

3. Use o poder da narrativa

Em seguida vem a narrativa. O título vai chamar a atenção e a narrativa dos seus posts é o que vai manter as pessoas entretidas.

A narrativa é basicamente o que nós vemos em filmes, séries e livros.

Ao sermos apresentados a algo, recebemos algumas informações que podem nos dar dimensão do tema da da história, somos entretidos de tal modo que acabamos envolvidos com os personagens e os cenários e chegamos ao final da história.

É nesse sentido que a narrativa para os posts em formato carrossel funciona. A partir dela seu seguidor consegue despertar interesse por seu conteúdo, se entreter de alguma forma e assim deslizar para a última página do seu post, grato por ter passado alguns segundos ou minutos imerso no seu conteúdo.

3.1. Faça o leitor imergir na sua narrativa

É isso o que você precisa fazer: imergir seu seguidor no seu conteúdo.

Uma narrativa não é construída apenas com informação, mas sim com uma linguagem própria e posicionamento.

Em outras palavras, não seja um mero informante. Enriqueça seu post com sua opinião e o torne único e original.

Ao mesmo tempo é importante ser dinâmico. Ninguém tem tempo nem paciência para ler parágrafos e mais parágrafos de textos ou assistir a um vídeo longo.

Por isso o ideal é ir “quebrando” seu texto/roteiro em pequenos blocos. Compartilhe somente o que vai fazer sentido para o post. Revise seu post antes de postar. Talvez seja possível cortar algumas palavras e substituir outras.

Observe como esse post da Copfy é fácil de ler:

Quanto mais fácil de ler, melhor. Separe seu texto para não tornar a leitura do seu post fadigante.

Percebeu como apresentar uma narrativa não é algo tão difícil assim?

Então narre um assunto, mescle com sua própria opinião, faça perguntas a audiência e conclua o tema.

4. Entregue utilidade

Em primeiro lugar o seu conteúdo precisa servir para alguma coisa. Apesar dos vídeos de dancinhas serem bem populares, eles não conseguem atingir o nível de autoridade que só um post oferece.

Quando o assunto é utilidade, os posts falam mais alto. Você tem a capacidade de entregar um post tão útil a ponto de fazer seu público ter respeito por você.

Por isso compartilhe algo que possa ser aplicável na vida ou no perfil da sua audiência. Você pode ser útil apresentando uma oportunidade que acabou de descobrir, compartilhando dicas que você mesmo já testou ou oferecendo um serviço ou produto que é capaz de amenizar as dores das pessoas.

Olha só como esse post da Copfy oferece uma utilidade:

5. Chame atenção

A primeira missão de um super post é chamar a atenção na primeira página. Aposte em um título claro e que seja conhecido por seu público. 

Da mesma forma que você é atraído por um produto na vitrine de uma loja, seu título precisa estar bem exposto.

Por isso posts com títulos longos ou palavras muito difíceis não terão a capacidade de chamar atenção.

Pelo contrário, eles terão altas chances de serem ignorados.

Esse post exemplifica bem a função de um bom título:

Conseguiu notar como o título conversa com o público alvo? A Copfy foca em empreendedores ou pessoas que querem começar a empreender.

Seja breve e certeiro. Se preocupe em criar um título que tenha relação com a sua audiência.

6. Simplifique a linguagem

Um dos maiores problemas na criação de conteúdo no Instagram é o ruído de comunicação.

Ainda sim, esses criadores insistem produzindo e explorando assuntos que não geram nenhum tipo de valor e não trazem resultados.

Isso geralmente acontece porque o criador não tem um conhecimento básico seu público e por isso acaba falhando na hora de se comunicar.

6.1. Elimine as palavras difíceis

Por exemplo, uma pessoa comum não vai entender os termos jurídicos que os advogados costumam usar. São termos difíceis e que são discutidos somente entre pessoas da área.

Se um advogado começar um perfil no Instagram focado na prospecção de clientes, provavelmente vai precisar repensar sua linguagem.

As pessoas que podem precisar do seu serviço possivelmente não vão conhecer metade dos jargões que os advogados costumam usar.

Esse advogado precisará então adaptar seu conteúdo e até sua linguagem para o público-alvo. Seu post precisará ter um conteúdo de fácil compreensão.

Grande parte dos nichos vão exigir uma linguagem bem simples e objetiva.

Por isso que os posts de sucesso do Instagram tem um conteúdo bem simples.

Por isso aborde um tema e se dirija a sua audiência como se estivesse conversando com alguém próximo.

Em outras palavras, um post precisa ter um conteúdo muito simples. Tão simples a ponto de ser interpretado por uma pessoa que não consome conteúdo do seu nicho.

Ou seja, a linguagem formal e rebuscada só vai afastar as pessoas do seu post. 

Um texto simples, dividido em pequenos blocos pode te garantir muita conexão e engajamento.

7. Chamada para Ação 

A chamada para a ação é um convite que você vai fazer para sua audiência.

Anteriormente você aprendeu a chamar atenção, despertar interesse e o desejo. O convite vem para fechar tudo isso.

O convite envolve um certo nível de intimidade que você já tem com seu seguidor se seguiu os princípios anteriores.

Conhecer seu público, apresentar um assunto do seu interesse e despertar um desejo de mudança faz parte dessa intimidade.

7.1. Você aceitaria o convite de um desconhecido?

É mais complicado de aceitar um convite feito por um desconhecido não é? Um convite de um desconhecido gera insegurança.

Por isso seu seguidor precisa se sentir seguro em relação ao seu conteúdo.

Será muito mais difícil seu seguidor aceitar um convite feito na primeira página do seu post porque você não deu a chance dele se situar dentro do seu post.

Depois de ter apresentado um post narrativo, com um começo, meio e fim, você vai finalizá-lo e em seguida pedir para seus seguidores salvarem seu conteúdo, comentarem, compartilharem ou correrem para o seu site e aproveitarem uma oferta.

Por que é tão importante fazer esse convite?

O convite precisa existir para você garantir bons resultados. As pessoas até podem sair da sua zona de conforto e retribuir seu conteúdo de forma voluntária, mas é melhor deixar explícito que você precisa que sua audiência realize alguma ação.

Portanto se preocupe em entregar um post irresistível e em troca peça algo para seu público. Desse modo seu conteúdo terá grandes chances de atingir mais pessoas se a chamada para a ação for feita da maneira correta.

Se o seu conteúdo foi útil o bastante com certeza a grande maioria vai aceitar seu pedido.

Conclusão

O Super Post é um post com um conteúdo e formato que deram certo para a sua audiência.

Primeiramente é um conteúdo que além de entregar utilidade, consegue envolver o leitor em uma pequena história e desperta o interesse e desejo do leitor.

Em outras palavras, um super post tem a capacidade de chamar atenção de um público, apresentar uma narrativa, entreter, entregar um conteúdo útil e encerrar uma narrativa.

Em suma podemos concluir que o super post é essencial para você criar conteúdos que realmente façam sentido para um grupo de pessoas e que tragam resultados extraordinários para o seu perfil.

Ao mesmo tempo que você estará criando um conteúdo mais assertivo, vai garantir maior audiência e autoridade para as vendas.

É aquela velha máxima: quem não é visto não é lembrado. Você pode alcançar a visibilidade de forma orgânica apenas aplicando os princípios de um super post.

Por isso não é preciso perder tempo criando posts que não vão te levar para lugar nenhum. Essa é a vantagem do super post: ele vai aumentar sua produtividade.

Entretanto, para você descobrir qual é o seu super post, é necessário testar conteúdos e formatos, pois assim você saberá o que dá certo e o que não dá, replicando aqueles que tiverem os melhores resultados.

Tem muito mais conteúdo como esse lá no Copfy Club.

O Club é uma plataforma exclusiva com mais de 40 cursos focados na criação de conteúdo e vendas na internet. Lá você vai aprender na prática a crescer no Instagram e vender seu produto ou serviço todos os dias.

O Club nasceu por causa de você, empreendedor. Você tem a capacidade de vender todos os dias apenas criando um super post. Nós vamos te ajudar a percorrer esse passo a passo e te transformar em uma referência do seu nicho.

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Nos vemos no próximo post!

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