O Tiktok para empresas é uma oportunidade incrível de alcançar mais pessoas e gerar seguidores. Se seu negócio ainda não tira proveito desse canal, é hora de começar! 

O momento de crescimento de uma rede social sempre representa boas oportunidades para empreendedores. O Tiktok está disparando em popularidade, e isso significa que sua empresa pode embarcar nesse crescimento. 

tiktok para empresas
Vídeos no Tiktok para empresas são uma forma de se aproximar do seu público.

As empresas estão começando a entender o poder da rede chinesa. No entanto, ainda são poucos os negócios que marcam presença na rede. Segundo as pesquisas da Copfy, até 90% dos negócios ainda não exploram o potencial do Tiktok

Nesse artigo, vamos falar sobre tudo que você precisa saber sobre o Tiktok para empresas. As seguir, você aprende sobre: 

Vamos lá?

Tiktok para empresas: vale a pena?

É super comum encontrar a crença de que o Tiktok não é uma boa opção para contas comerciais. É até compreensível: a rede ficou famosa pelas trends e dancinhas, além de fazer um grande sucesso com o público infantil.

Dizer que o Tiktok para empresas não vale a pena por isso, no entanto, é um grande erro! Esse preconceito pode custar muitos clientes ao seu negócio. 

A realidade é que o algoritmo do Tiktok é realmente impressionante. Trata-se de um distribuidor de conteúdo extremamente adaptável e versátil. Em poucas horas de navegação, os usuários já começam a receber conteúdo mais relevante e personalizado (mesmo sem seguir ninguém). 

Inclusive, muitos criadores de conteúdo fazem piadas sobre o quão preciso e específico o conteúdo que chega nos usuários se torna após algum tempo. 

Isso significa, na prática, que o conteúdo da sua empresa vai rapidamente encontrar um público extremamente interessado no seu nicho. Não é necessário fazer dancinhas e acompanhar as trends para ter resultados no Tiktok para empresas. 

Como funciona o Tiktok

O Tiktok começou com a proposta de compartilhar vídeos bem curtos, de até 15 segundos. Com o passar do tempo, a plataforma expandiu o tempo de duração, que hoje é de 3 minutos. 

Se você utiliza os Reels do Instagram, já sabe como o Tiktok funciona. Isso porque os Reels foram introduzidos justamente para garantir que o Instagram continuasse competitivo.

Ou seja: o Tiktok está fazendo sucesso o suficiente para fazer a concorrência se mexer

Assim como nos Reels, o principal atrativo no Tiktok é a possibilidade de ver conteúdo de criadores que você ainda não segue. Apesar disso, o algoritmo é super preciso e entrega conteúdo alinhado com os interesses dos usuários. A “For you” é a aba correspondente ao “Explorar” do Instagram. 

O aplicativo oferece diversas possibilidades de gravação e edição de vídeo, tornando a produção de conteúdo super acessível. Também já existem opções de acessibilidade como legendas e tradução automáticas e função texto-para-voz em vários idiomas. 

Tiktok para empresas, na prática

Já conseguimos ouvir sua pergunta: “Certo, mas como direcionar o Tiktok para empresas?”.

Na realidade, isso é tão simples quanto o trabalho em qualquer outra rede social. 

Elaboramos um passo a passo simples para adaptar a sua linguagem de marketing para o Tiktok. Esses passos podem ser traduzidos para outras plataformas também!

Vamos lá? 

Passo 1: Entenda seu público

Antes de começar qualquer campanha de marketing, é fundamental ter um entendimento global do seu público. Não estamos falando apenas de faixa-etária e distribuição geográfica. 

É preciso saber o que seu público gosta de ver na internet, que tipo de conteúdo consomem e como isso se relaciona com o seu nicho de atuação. 

Um erro muito comum quando o assunto é o Tiktok para empresas é achar que a plataforma é estritamente voltada ao entretenimento. Existe muito conteúdo educativo, informativo e até mesmo comercial que faz muito sucesso na rede. 

Passo 2: Familiarize-se com formato de conteúdo da rede

Se você é um usuário frequente em redes sociais diferentes, já deve ter notado: cada uma tem sua linguagem e “clima”. Um bom jeito de pensar nisso é justamente comparar as redes a diferentes grupos sociais no dia a dia. 

Os assuntos e tom entre sua roda de amigos provavelmente é muito diferente daquele no seu ambiente de trabalho. Da mesma forma, não adianta falar com o público do Tiktok da mesma maneira que você fala com quem usa o Facebook. 

O truque é passar algum tempo usando a rede em um perfil pessoal. Ter a experiência de usuário vai ajudar você a se alinhar com o tom de comunicação, tipo de conteúdo e até mesmo piadas internas no seu nicho. 

Esse passo é fundamental para evitar o efeito “forçado” que algumas contas comerciais exibem em seus vídeos. 

Passo 3: Organize-se e produza conteúdo com antecedência

Assim como no Instagram, a relevância da sua conta depende diretamente do quão ativa ela é. Vale destacar: vídeos antigos podem acabar ganhando nova tração também. Isso não significa que você deva passar dias sem postar nada. 

O truque para manter a consistência e não ficar sem ideias é a organização. Veja algumas dicas: 

  • Defina linhas editoriais, isso é, tipos de posts que sua empresa utiliza. Alguns exemplos são enquetes, memes, vídeos de bastidores ou mostrando seus processos.
  • Distribua as linhas editoriais em um calendário de postagens
  • Produza conteúdo com antecedência. Assim você aproveita os momentos de inspiração para acumular vídeos para a semana ou até mesmo o mês todo! 

As ideias de conteúdo que já demos para o Instagram Reels também funcionam perfeitamente bem para o Tiktok. Você pode até postar o mesmo conteúdo nas duas redes. 

Mas atenção: nunca compartilhe o vídeo em outra rede social diretamente pela ferramenta do aplicativo. Por exemplo, usando a opção de postar simultaneamente no Instagram através do Tiktok. 

Isso porque essa opção gera um vídeo com a marca d’água do Tiktok, que pode diminuir seu engajamento em outras redes. Da mesma forma, a palavra “Instagram” pode diminuir o alcance de seus vídeos em redes rivais. 

Passo 4: Interaja com sua comunidade

O objetivo das redes sociais é ser justamente isso: sociais. Por isso, o melhor jeito de garantir que seu conteúdo chegará nas pessoas certas é interagindo com a comunidade do seu nicho. 

Provavelmente, você verá vídeos alinhados com seu conteúdo na rede. Clientes, entusiastas do nicho, influenciadores e até mesmo outras empresas estarão usando as mesmas hashtags que você. 

No Tiktok, é muito comum que cada hashtag vire uma pequena comunidade. Interagir com as pessoas dentro desse grupo vai ajudar seu conteúdo a ter um alcance melhor dentro da comunidade. 

Passo 5: Acompanhe seus resultados e faça ajustes

Quando o assunto é estratégia de marketing online, não existe fórmula pronta. A verdade é que cada empresa é única – e seu público também! Por isso, é preciso encontrar o que funciona para você. 

Isso pode incluir um pouco de tentativa e erro. O importante é colocar os planos em prática e não ficar só na teoria. 

Um grande erro no marketing de redes sociais é tentar construir a estratégia perfeita antes de começar. Se ficar só planejando, você nunca vai fazer seu primeiro post. 

O relacionamento entre sua marca e seus clientes nas redes sociais é um processo. Comece hoje, e se errar, corrija rápido e continue. 

O apoio do Tiktok para empresas

O Tiktok, assim como outras redes sociais, já enxergou o enorme potencial da plataforma para empresas. A chinesa já conta com o Tiktok for Bussiness, com recursos voltados ao apoio de marcas e empreendedores em seus canais. 

Entre as ferramentas, destacam-se os anúncios pagos, acompanhamento de métricas e recursos para produção e edição de conteúdo. 

Na página oficial, também é possível encontrar alguns cases de marcas que tiveram ótimos resultados com as ferramentas da plataforma e quais foram suas estratégias. 

“Como poucas empresas já aderiram ao Tiktok, não é preciso muito esforço para ter resultados incríveis na plataforma”, conta Lucas Bernardes, da Copfy. “É puro preconceito falar que o Tiktok para empresas não é viável, ou que só tem dancinha. Existe muito potencial para empreendedores nesse canal”, completa. 

Tipos de anúncios disponíveis no Tiktok

O grande potencial do Tiktok para empresas ainda é o trafego orgânico e o público altamente segmentado. Ainda assim, é importante destacar que o tráfego pago não deixou de ter importância em uma estratégia completa de marketing digital. 

O Tiktok oferece diversos tipos de anúncios para empresas, sendo as categorias principais: 

  • TopView: esse formato é focado nos vídeos, tendo até 60 segundos de duração e sendo exibido em tela cheia, da mesma maneira que os vídeos não-patrocinados.
  • Brand Takeover: são anúncios estáticos ou em vídeo (até 5 segundos) que aparecem em tela cheia e redirecionam o usuário para um link externo. 
  • In-Feed Ads: veiculados pelo perfil próprio da marca, e permite interações dos usuários da mesma maneira que um vídeo tradicional. 
  • Branded Hashtag Challenge: envolve um desafio movimentado por uma hashtag e é uma forma incrível de incentivar o engajamento. 
  • Branded Effects: permite o uso de filtros personalizados e efeitos especiais, visando exposição de produtos ou da marca.

Para criar uma conta comercial, é preciso baixar um app específico, o Tiktok for Bussiness. A criação de conta exige uma verificação por parte da equipe da rede, sendo confirmada após algumas horas. 

Dicas para usar o Tiktok para empresas

Agora você já sabe: deixar de usar o Tiktok para empresas é perder incríveis oportunidades. Você pode alcançar novos clientes e estreitar o relacionamento com seu público e a comunidade do seu nicho. Então, não deixe de postar! 

Uma enorme vantagem é que, se sua empresa já faz Reels no Instagram (ela deveria!), o conteúdo é facilmente replicável para o Tiktok. Mas lembre-se: faça o upload independentemente em cada uma das redes para evitar problemas com o alcance. 

Se precisar de ideias, confira nosso post com dicas para Reels. Muitas das inspirações lá podem ser usadas para conteúdo no Tiktok também! 

Com isso em mente, confira nossas dicas para viralizar seu negócio no Tiktok: 

Seja espontâneo e original

O Tiktok, assim como o Reels, tem um tom informal e divertido na grande maioria de seu conteúdo. É claro, existem muitos canais educacionais e explicativos. No entanto, eles também mantêm uma linguagem simples, direta e espontânea. 

Muita formalidade não combina com a rede. Então, é importante praticar para não soar ensaiado ou engessado demais. 

Outro ponto importante é ter algo só seu para mostrar. Isso é, um modo de falar, estilo de conteúdo ou até mesmo traço de personalidade que diferencie seu canal dos outros. 

Procure produzir conteúdo original e útil para a comunidade do seu nicho. 

Se uma trend ou challenge combina com a marca, faça parte!

Não se levar muito a sério é importantíssimo quando o assunto é o marketing nas redes sociais. Mostrar bastidores, fazer piadas com as frustrações do dia a dia e brincar com seus seguidores é sempre um bom jeito de mostrar um lado mais humano do seu negócio. 

É importante, no entanto, ficar de olho no conteúdo. Não é toda trend que combina com sua marca e nem todo meme faz sentido no seu setor. Adapte e selecione quais são as tendências que fazem sentido com a comunicação da sua marca. 

Faça parcerias com membros da comunidade

Uma característica muito interessante do Tiktok é a tendência de formação de micro-comunidades focadas em interesses, nichos e hobbies. 

Dentro desses grupos, normalmente identificados em hashtags, é possível encontrar criadores de conteúdo que se tornaram influentes na comunidade. 

A parceria da sua empresa com esses criadores pode ser um recurso inestimável. O público que você quer atingir confia na opinião desses criadores.

Por ser mais segmentado e orgânico, essa opção não está tão saturada como o mercado dos grandes influencers. 

Use os áudios e efeitos certos

Determinados áudios, efeitos e transições são usados de forma bastante específica por cada comunidade no Tiktok. É por isso que passar tempo na plataforma como usuário é tão importante. 

O único jeito de ficar por dentro desses “usos internos” dos recursos nas comunidades é participando.  

Conclusão

O Tiktok para empresas apresenta um mundo de oportunidades para quem busca público segmentado e resultados ágeis. As vantagens são aplicáveis para empresas em todos os nichos e de todos os tamanhos! 

Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber sobre o Tiktok para empresas! 

O Tiktok para empresas representa potencial de crescimento para seu negócio.

Se você se interessa na produção de conteúdos criativos, você não pode deixar de conhecer o Copfy Club

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Até a próxima!

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