O post carrossel é um formato de conteúdo com imenso potencial. Além de muitas possibilidades de criação, essas publicações ainda encorajam mais engajamento!
O Instagram, hoje, é a rede social que mais cresce no Brasil. Em seu começo, era tudo bem simples: os usuários publicavam uma foto para compartilhar com os amigos e seguidores.
Com o tempo, novos formatos de conteúdo foram introduzidos. Atualmente, o Instagram também é uma plataforma incrível de Marketing!
Em 2017, foi introduzido o formato de post carrossel. Agora, eles já correspondem a quase 20% das publicações na rede, segundo o Social Insider.
E não é para menos. Quando utilizados com estratégia, eles ajudam a aumentar o engajamento no seu perfil.
Para entender melhor o post carrossel e aprender a aproveitar o enorme potencial do formato, continue lendo esse artigo. Vamos falar sobre:
Procurando um curso completo de Instagram? Então você deu sorte:
A Copfy Academy liberou curso de Instagram Marketing 2021 na faixa! É só clicar aqui e acessar o conteúdo sem pagar nada!
Vamos lá?
O post carrossel nada mais é que uma sequência de imagens ou vídeos. O formato foi lançado em 2017 e permite que o usuário publique mais de uma foto ou vídeo por vez.
O carrossel funciona como uma apresentação de slides. Quando o usuário desliza a tela para o lado ou toca no canto dos slides, pode navegar entre as fotos e vídeos postados.
É possível fazer um post carrossel com até 10 imagens. O formato também suporta vídeos de até 1 minuto, como já acontece nos posts normais do Feed.
Vale destacar que o Instagram entende o post carrossel como apenas uma publicação. Assim, todos os slides irão dividir curtidas e comentários.
O potencial do post carrossel é enorme, tanto para usuários normais quanto no Instagram para empresas.
Com o formato, é possível criar sequências criativas, contando histórias, por exemplo. Ou, então, fazer listas e mostrar vários ângulos diferentes de um assunto.
Mas os benefícios não param na ampla possibilidade de criação.
O post carrossel gera curiosidade, fazendo com que seus seguidores interajam com o post. Ele participa mais ativamente do consumo desse conteúdo e acaba passando mais tempo envolvido com seu perfil.
Outra vantagem: o algoritmo do Instagram considera os compartilhamentos, salvamentos e outras interações para determinar a relevância do conteúdo.
Ou seja, postando formatos que incentivam essas ações, como o post carrossel, você estará melhorando o alcance da sua conta.
Criar um post carrossel é muito simples. O processo é bastante similar a fazer uma publicação comum no feed.
Esse método pode ser usado para criar uma espécie de álbum. Mas essa está longe de ser a única utilidade nesse recurso.
Usando ferramentas para criação de conteúdo, você pode usar o formato para montar listas, infográficos e, até mesmo, contar histórias. O limite é sua criatividade!
Existem diversas ferramentas gratuitas que ajudam no processo criativo para redes sociais. Se você usa o Instagram como plataforma de marketing para sua empresa, é importante se familiarizar com algumas delas.
Em específico, você provavelmente precisará editar imagens e criar gráficos para seus posts. No post carrossel, por exemplo, é bem provável que você queira aproveitar o formato para fazer listas.
Veja algumas sugestões para criar infográficos e editar suas imagens:
Agora você já entende melhor o que é um post carrossel e porque é importante aproveitar esse recurso no seu perfil. Então, é hora de colocar a mão na massa e começar a criar!
Sabemos que nem sempre é fácil ter ideias de conteúdo para Instagram. A criatividade é uma habilidade que precisa de estímulo. Isso é, buscar inspiração é fundamental.
Além de se manter criativo, também é importante aprender sobre o Marketing no Instagram. Assim, você pode utilizar técnicas e truques que parecem simples, mas fazem toda a diferença.
A seguir, você encontra nossas principais dicas para aumentar a performance do seu post carrossel:
O Instagram identifica um post carrossel para o usuário através de bullet points na parte inferior da publicação. No entanto, essa indicação é super discreta.
Em muitos designs, ela pode ser difícil de ver. Isso faz com que o usuário não perceba que o post é um carrossel.
Então, se você puder indicar no primeiro slide que tem mais conteúdo na publicação, melhor!
Você pode fazer isso utilizando emojis, gráficos com setas ou até falando diretamente com o usuário se o primeiro slide for um vídeo.
Ah! E não esqueça de escrever uma legenda bem legal e usar uma CTA (call to action)!
Uma das grandes vantagens do post carrossel é a possibilidade de usar tanto vídeos quanto imagens em uma mesma publicação. Assim, você pode misturar os tipos de conteúdo e deixar o post mais dinâmico e interessante.
Por exemplo, uma lista com dicas pode incluir um vídeo com demonstrações. Ou, ainda, fotos de um produto podem acompanhar um vídeo mostrando ele em ação.
Se existe algo que chama a atenção nas redes sociais são as listas. E o post carrossel oferece um formato perfeito para fazer isso.
Po exemplo, você pode mostrar um ou dois itens por slide. Para deixar a lista ainda mais chamativa, comece o post falando quantos itens ela tem.
Veja algumas sugestões:
Independente do seu nicho, certamente existe algo que você pode listar no Instagram. Esse tipo de post tem ótima performance, pois frequentemente encoraja salvamentos e compartilhamentos.
Uma das vantagens de poder usar várias imagens e vídeos é que fica mais fácil criar uma espécia de capa para a publicação. Assim, você informa ao leitor logo de cara o que ele pode esperar do post.
Essa capa vai determinar se o usuário vai ver os outros slides ou continuar rolando o feed. Por isso, capriche: use fotos e elementos gráficos além do texto.
Precisando de inspiração? Não é fácil ter ideias para postar todos os dias, mas existem muitas técnicas que você pode usar para te ajudar.
Temos vários artigos aqui no blog explicando como tornar o processo criativo mais simples, especialmente para quem precisa pensar em bastante conteúdo. Sugerimos essas leituras:
A seguir, você encontra algumas ideias de post carrossel para se inspirar. Essas sugestões podem ser adaptadas para qualquer nicho, e podem inclusive virar linhas editoriais. Isso é, temáticas comuns no seu perfil.
Lembre-se de acompanhar suas métricas com cada tipo de post. Assim, você entende o que dá certo para o seu público. Isso é fundamental para focar seus esforços em conteúdo que vai gerar resultados reais.
Vamos lá?
Conteúdo educativo como tutoriais e esclarecimentos são extremamente populares. As pessoas adoram a aprender coisas novas, e o post carrossel é a maneira perfeita de ensinar.
Isso porque você conta com muito mais espaço para informação nesse formato.
Seu tutorial pode vir em diversos formatos, como:
Profissionais liberais como advogados e profissionais da saúde, por exemplo, também podem usar o post carrossel como ferramenta educativa.
Se você trabalha com produtos versáteis, o post carrossel é uma boa oportunidade de mostrar isso.
Ao invés de fazer várias publicações com as diferentes formas de usar seu produto, crie um carrossel. Assim, você destaca essa característica e torna a visualização das possibilidades mais fácil para seus clientes.
As listas, como mencionamos, são um tipo de conteúdo extremamente versátil e popular. Você pode adaptar essa técnica para qualquer nicho!
E as pessoas sempre gostam de ver conteúdo organizado e simplificado em itens.
Para ter inspiração, veja algumas perguntas a se fazer:
Em muitos nichos de negócios, são vendidos produtos complementares.
Por exemplo, em uma loja de roupas, certamente você consegue achar algumas peças que combinam bem. Ou, no caso de colecionáveis, provavelmente sua empresa trabalha com mais de uma peça com o mesmo tema.
O post carrossel é uma ótima forma de mostrar produtos em conjunto, sem tirar o destaque de cada peça. Crie combos interessantes!
Nesse formato, um bom slide de capa é uma foto de todos os produtos juntos. Depois, faça um slide para mostrar os detalhes de cada parte da combinação.
Como são exibidos em sequência, as imagens do post carrossel podem ser usadas para contar uma história. O efeito fica parecido com os Stories do dia.
Essa é uma forma interessante de mostrar seu progresso em alguma habilidade ou falar sobre memórias e conquistas da empresa.
Você também pode usar esse recurso para dar exemplos ou fazer posts explicativos de maneira mais lúdica e envolvente.
Existem muitas opções para quem quer deixar um post carrossel mais interativo! Veja algumas ideias legais que encorajam a interação dos usuários:
Esse é um recurso especialmente interessante para canais com foco mais educativo.
Você trabalha com serviços onde os resultados podem ser claramente observados? Faça um carrossel com um slide para “antes” e outro para “depois”.
Alguns nichos que podem se beneficiar com esse formato são:
Qualquer nicho que consiga demonstrar resultados claros em seus serviços pode aproveitar o post carrossel para antes e depois.
Se você trabalha com vendas online, sabe que mostrar seus produtos em ação é importantíssimo. Aliando essa ideia ao post carrossel, você pode montar uma combinação ainda mais poderosa.
No primeiro slide, mostre seu produto sendo usado. No segundo, escolha uma foto bem bonita do produto sozinho, mostrando seus detalhes.
Você ainda pode aproveitar o recurso de catálogo de produtos das contas comerciais do Instagram. Coloque uma tag de produto na segunda foto. Assim, você criou uma divulgação mais interativa e interessante daquela peça!
Existe muito que você pode fazer com um pouco de imaginação e um post carrossel. É por isso que esse formato é o queridinho dos perfis comerciais no Instagram.
Nesse artigo, você encontrou dicas e ideias para fazer um post carrossel que encoraja engajamento e chama a atenção.
E, falando nisso, você precisa conhecer o curso de Posts Magnéticos da Copfy Academy. Nele, tem tudo que você precisa para criar conteúdo que atrai seguidores e engamento de maneira consistente.
Para continuar se inspirando, acompanhe nosso Insta! Todo dia tem dicas novas!
Até a próxima!
Entenda de uma vez como o algoritmo do Instagram funciona e invista nesses 16 truques…
O artigo aborda o tema pirâmide de conteúdo, explica o que é e a sua…
Esse texto tem como foco a bio do Instagram. Ele explica o que é a…
O artigo explica o que é produção de conteúdo, oferece diversas formas de obter ideias…
Usar hashtags no Instagram é uma ótima maneira de aumentar o alcance e o engajamento…
A linha editorial é a seleção de conteúdo que se enquadra em um tema do…