Sorteio no Instagram funciona para melhorar o alcance e engajamento do perfil? Na verdade, essa é uma estratégia de fidelização. Entenda melhor lendo esse artigo. 

Existem muitos recursos e estratégias diferentes dentro de uma campanha de Marketing no Instagram. Os sorteios são bastante populares, mas será que eles trazem os resultados que você espera? 

sorteio no instagram
Aprenda tudo sobre sorteios no Instagram

Muita gente usa os sorteios com o objetivo de ganhar mais seguidores ou melhorar o engajamento. E, nesse caso, essa não é a ação mais recomendada

Os sorteios no Instagram são, em essência, uma forma de recompensar seus seguidores e melhorar o relacionamento da marca com o público. 

Isso é, trata-se de uma estratégia com resultados mais qualitativos do que quantitativos. Se seu objetivo é aumentar número de seguidores, os sorteios não são a melhor pedida. 

Mas isso não significa que essa ferramenta não deve ser usada. Fazendo um sorteio no Instagram com o objetivo certo, é possível alcançar muitos benefícios para sua marca. 

Nesse artigo, você entende por que e como utilizar o sorteio no Instagram da sua empresa. Vamos falar sobre: 

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Sorteio no Instagram: tudo que você precisa saber

Para fazer um sorteio no Instagram e atingir os melhores resultados possíveis, é importante entender primeiro o que essa estratégia pode fazer pela sua marca. 

Geralmente, esse é um complemento em um planejamento de marketing para Instagram. Ou seja, só fazer sorteios não vai ajudar sua marca a crescer no longo prazo. 

Os sorteios no Instagram, também, não devem ser seu primeiro passo para crescer.

O ideal é montar uma estratégia abrangente para suas publicações. Veja um exemplo: 

Se você está começando agora a aproveitar o potencial do Instagram para o Marketing, recomendamos também a leitura desses outros artigos aqui no blog: 

Sorteio no Instagram vai ajudar a ganhar seguidores?

A resposta simples é não. Mas provavelmente você já ouviu que um Sorteio no Instagram é uma ótima forma de fazer perfil crescer. Então, vamos explicar o porquê dessa nossa posição. 

É verdade que você pode pedir para que as pessoas sigam seu perfil como requisito para participação do sorteio. Isso vai aumentar seu número de seguidores, claro. 

Mas pense bem: esses são seguidores qualificados? Isso é, eles têm grandes chances de virar clientes? 

A verdade é que a maioria das pessoas que seguirem o perfil por causa de um sorteio no Instagram vão deixar de acompanhar seu conteúdo assim que o prêmio foi entregue. 

Mesmo que continuem seguindo a página, dificilmente interagem com o conteúdo ou se tornam clientes. Isso porque a pessoa não seguiu por interesse no que você tem a dizer

Efetivamente, esse seguidor é só um número. 

A questão do aumento de engajamento também é parecida. Claro, quando o sorteio no Instagram é feito entre as pessoas que comentaram em um post, o engajamento aumenta. Mas vai voltar a cair nos próximos posts. 

Vantagens de fazer um sorteio no Instagram

Se não para aumentar o engajamento e ganhar mais seguidores, para que servem os sorteios? 

Bem, eles são uma ótima maneira de recompensar os seus seguidores. É um jeito de agradecer a presença deles e uma estratégia de fidelização. 

Use um sorteio no Instagram como agradecimento por uma meta alcançada.

Por exemplo, você pode criar um sorteio para agradecer um marco de número de seguidores. 

As vantagens de fazer um sorteio no Instagram estão mais focadas na qualidade do seu relacionamento com os seguidores. Aqui, os números importam menos.  

Passo a Passo de como fazer um sorteio no Instagram

Agora você já sabe como usar o sorteio no Instagram. Essa não deve ser uma estratégia para ganhar seguidores ou para aumentar o engajamento. 

O ideal é que o sorteio seja um complemento de um planejamento global para marketing em redes sociais. 

Com isso em mente, é hora de colocar a mão na massa e planejar seu sorteio no Instagram! 

Vamos lá?

1. Escolha o prêmio

A escolha do prêmio para o sorteio no Instagram deve ser considerada com cuidado. Tenha em mente que: 

  • Esse é um investimento em fidelização
  • O prêmio deve ser relevante para seu nicho

Um prêmio muito bom, mas que não tem nada a ver com seu público, vai, sim, atrair muitas participações. Mas as chances desses novos seguidores se tornarem clientes é menor. 

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Escolha um prêmio relevante para seu público e nicho.

Agora, se o produto sorteado for relevante para seu nicho de atuação, é provável que você atraia clientes em potencial. 

2. Cuidados antes de realizar o sorteio no Instagram

Antes de lançar um sorteio no Instagram, é importante conhecer as regras da plataforma. O Instagram tem uma política de promoções. Você pode ler os termos por completo nesse link

Em resumo, você deve assumir a responsabilidade pela legalidade da promoção e não pode incentivar a quebra de políticas do Instagram para participação. Por exemplo, não instruir pessoas a marcarem a si mesmas em fotos que não estão presentes

Vale lembrar que sorteios no Brasil também precisam de autorização específica. Em 2018, promoções comerciais se tornaram responsabilidade pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda. 

Calma! Parece complicado, mas você só precisa seguir esses três passos: 

  1. Solicite o pedido de autorização do sorteio por meio do site da SEFEL
  2. Faça o pagamento da taxa de fiscalização, que varia de acordo com o valor do prêmio escolhido.
  3. Ao final do sorteio, preste contas ao órgão.
Fique atento às legislações em relação ao sorteio no Instagram.

Seguir esses passos é especialmente importante no caso de prêmios de alto valor. Assim, você evita problemas legais e aumenta a transparência do processo para seus seguidores.

3. Defina as regras de participação e datas de sorteio

As regras federais e do Instagram não são as únicas que importam. Você também precisa definir diretrizes para seu sorteio. É importante escrever tudo e disponibilizar o regulamento para seus seguidores. 

Nas regras, você precisa explicar: 

  • Quais são as condições para participar do sorteio; 
  • Data de início e fim das inscrições;
  • Data do sorteio e divulgação dos resultados;
  • Método de sorteio e aplicativos utilizados;
  • Prêmio e condições para recebimento;
  • Quais dados você irá coletar para o sorteio e entrega dos prêmios, como eles serão protegidos e utilizados

4. Divulgando o sorteio no Instagram

Agora que você já tem todas as diretrizes definidas para seu sorteio no Instagram, é hora de divulgar! 

Isso pode ser feito através do Feed, Stories ou até mesmo em outros canais. 

Não esqueça de escolher boas hashtags!

5. Aplicativos para sorteio no Instagram

Para quem planeja usar os comentários em um post para realizar o sorteio, existem muitos serviços gratuitos para ajudar. 

Esses aplicativos processam todos os comentários em um post e selecionam um randomicamente. Veja alguns exemplos: 

Independente da sua escolha, é importante deixar claro para os seguidores quais ferramentas você utilizará. 

Dicas para deixar seu sorteio no Instagram muito melhor

A parte técnica de criar um sorteio no Instagram já está pronta! Agora, é o momento de pensar em estratégias para fazer essa campanha ser um sucesso

Nossa mais importante dica é: tenha em mente que engajamento e crescimento reais no Instagram são um processo. 

Ou seja: nenhuma estratégia é “mágica” para ganhar seguidores e curtidas. É preciso ter um plano e se dedicar a ele. 

Lembre dos três pilares do Marketing para Instagram

  • Originalidade e diferenciação;
  • Constância e consistência;
  • Inteligência e acompanhamento.

Dito isso, saiba que o sorteio no Instagram é apenas uma entre muitas estratégias aplicáveis. Agora, vamos às dicas para fazer seu sorteio bombar: 

Use os Stories e Lives para gerar uma sensação de urgência

O Instagram Stories é um formato dinâmico e informal. E, como só duram 24h, podem ser uma forma incrível de gerar uma sensação de urgência e exclusividade. 

Considere, em vez de fazer um sorteio através dos comentários de um post no Feed, usar as respostas de um Story. Ou, então, a lista de pessoas acompanhando sua live. Isso vai: 

  • Diminuir o número de participantes, aumentando as chances e incentivando os que estão presentes
  • Criar uma sensação de urgência: é preciso ir participar AGORA para não perder a chance; 
  • Criar uma sensação de exclusividade: apenas quem viu a live ou story teve a oportunidade de participar; 
  • Fazer com que os seguidores acompanhem seus Stories e Lives de perto: ninguém quer perder a próxima oportunidade de participar de um sorteio. 

Esses formatos, pelos mesmos motivos, também são ótimas pedidas para quem vai distribuir cupons. 

Não peça muito dos seus seguidores para participar

Você provavelmente já sabe do que estamos falando: 

“Para participar, comente e curta esse post. Marque três amigos e peça para que eles curtam o post. Tire um print dessa imagem e poste no seu Instagram marcando nosso perfil. Siga nosso perfil. Dê três pulinhos e balance os braços sobre a cabeça.”

Vá devagar com as exigências para participar

A única coisa que esse monte de instruções consegue é fazer com que o usuário desista de participar. 

Apenas pedir para que o seguidor curta ou comente no post é o suficiente. 

Lembre-se que o foco desse tipo de estratégia não é aumentar o número de seguidores e taxa de engajamento. Mesmo porque, esse seria um aumento artificial, que não traz resultados em conversão. 

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O sorteio no Instagram deve ser divertido para os seguidores.

Então, garanta que participar do sorteio no Instagram seja uma experiência simples e agradável para seus seguidores.

Seja o mais transparente possível

Ao escrever as regras e realizar o sorteio, o ideal é que você seja  mais transparente possível. 

Uma dica é gravar o processo de sorteio com um software de captura de tela. Assim, além de mostrar a todos que o sorteio foi justo, você tem um vídeo bem legal para postar. 

Não deixe de considerar, também, as ramificações legais de realizar sorteios. A transparência é essencial para garantir que você não terá problemas.

Isso vale desde as regras até a sua política de uso e proteção dos dados dos participantes. 

Não use o sorteio no Instagram como sua única estratégia

Vamos ressaltar mais uma vez: o sorteio no Instagram é uma forma de agradecer e recompensar seus seguidores. Ele não serve para ganhar visibilidade, para melhorar o engajamento ou aumentar conversões. 

Sua empresa precisa de uma estratégia de marketing digital que englobe todos esses fatores. 

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Não caia na armadilha dos “atalhos” nas redes sociais. Sua conta pode sofrer penalizações e os resultados obtidos acabam nunca valendo a pena. 

Conclusão

Promover um sorteio no Instagram é uma boa pedida para quem quer agradar os seguidores. Mas essa está longe de ser uma estratégia completa. 

O que dá certo no Instagram continua sendo o mesmo: 

  • Entenda seu público;
  • Produza conteúdo original, relevante e de qualidade; 
  • Poste todos os dias, usando todos os formatos disponíveis; 
  • Responda comentários e acompanhe a comunidade d seu nicho;
  • Ponha o que aprendeu em prática;
  • Não desista!
O sorteio no Instagram é apenas parte de uma estratégia de sucesso!

No nosso Instagram, tem dicas e truques novos todos os dias. Segue a gente para continuar aprendendo como fazer o seu Instagram crescer de verdade

Até a próxima!

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