Com crescer no Instagram de maneira orgânica e consistente? Essa é uma dúvida de muitas pessoas, especialmente empreendedores que usam a plataforma para marketing. 

como crescer no instagram
Aprenda como crescer no Instagram de forma eficaz e orgânica.

Hoje, o Instagram é uma das mais importantes ferramentas de marketing digital. São mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias. Quase 90% dos usuários seguem ao menos um perfil comercial

Seja você um profissional liberal ou pequeno empreendedor, uma coisa é certa: investir no Marketing para Instagram, atualmente, é uma necessidade. No entanto, é muito provável que você não tenha um orçamento que permita a contratação de um especialista no assunto. 

Esse dilema é super comum. No começo, a maioria dos empreendedores fica responsável pelo crescimento da marca nas redes sociais. E aí começam a surgir as dúvidas. 

Nós garantimos: não é impossível crescer organicamente no Instagram. Muita gente começou do zero e, hoje, domina o nicho. Você também pode! 

Com isso em mente, preparamos esse artigo para ajudar. Aqui você encontra:

Se está procurando um guia completo para levar seu perfil do ZERO à autoridade digital, é seu dia de sorte! 

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Como crescer no Instagram: Dicas para aplicar ainda hoje

Quer aprender como crescer no Instagram? Essa é nossa dica de ouro: COMECE AGORA. 

É muito comum encontrar pessoas que passam semanas estudando sobre Marketing no Instagram e não têm sucesso. Isso normalmente acontece porque elas estão sempre esperando para aplicar o que aprenderam. 

“Quando eu for um expert, eu começo.” NADA DISSO. 

Parte do aprendizado é colocar tudo na prática, fazer testes e aprender com seus erros. Se você for esperar entender tudo sobre Instagram para começar, não vai começar nunca. 

Isso porque as redes sociais estão em constante evolução. Todos os dias são criados novos tipos de conteúdo e os algoritmos passam por ajustes. 

Principalmente, as tendências evoluem rápido, e se você piscar, você perdeu oportunidades. 

O melhor jeito de se manter atualizado e relevante, portanto, é usando o Instagram. Poste todos os dias, interaja com outros perfis e acompanhe sua comunidade! 

Com isso em mente, confira 10 dicas de como crescer no Instagram que você pode colocar em prática agora: 

1. Aprenda mais sobre seu público

Estar em sintonia com seu público é essencial para produzir conteúdo relevante de verdade. Muitas empresas falham nessa missão, e acabam passando uma imagem engessada e ultrapassada. 

Faça parte das comunidades relevantes para seu nicho. Certamente você encontrará especialistas que agem como influenciadores, grupos de discussão e muito mais. Acompanhar esses perfis vai ajudar você a entender: 

  • O dia a dia do seu público;
  • Quais são as dores comuns e desafios que eles encontram;
  • Qual a opinião desse público sobre determinadas marcas;
  • Quais são as práticas aprovadas e desaprovadas na comunidade; 
  • O que esse público busca em produtos;
  • Que tipo de conteúdo esse público consome; 

Por exemplo, imagine uma loja online de roupas esportivas. Acompanhando perfil de entusiastas e instrutores, você descobre que muita gente está reclamando que determinado tecido é abafado demais.

Você identificou uma oportunidade: vender roupas mais respiráveis.

2. Entenda como o algoritmo do Instagram funciona

Isso pode parecer uma missão e tanto, mas não se preocupe. Entender o algoritmo do Instagram o suficiente para usá-lo a seu favor no marketing não é difícil. 

Temos um guia completo sobre o assunto, se você estiver interessado. 

Mas, o que você precisa saber está resumido aqui: 

O algoritmo do Instagram considera três principais fatores na hora de determinar a relevância de uma publicação: 

  • Engajamento: quantas pessoas estão interagindo com a publicação.
  • Relacionamentos: quais são os perfis com os quais você mais interage na rede. 
  • Temporalidade: quais são as publicações mais recentes. 

Isso significa que, para melhorar o seu alcance, é necessário: 

  • Incentivar interações com perguntas e CTAs para aumentar o engajamento; 
  • Interagir com perfis, influenciadores e outras marcas do seu nicho;
  • Postar todos os dias. 

3. Aprenda como usar hashtags corretamente

As hashtags estão entre as principais mecânicas de alcance do Instagram. Isso porque classificam os posts de acordo com sua temática. Através delas, o algoritmo poderá recomendar as publicações para pessoas que tenham interesse no assunto. 

Recentemente, a equipe do Instagram revelou como aproveitar esse recurso ao máximo. O método consiste em dividir as hashtags da sua publicação em três categorias: 

  • Público-alvo: dizem ao algoritmo qual público você deseja atingir. Ex: #empreendedores, #professor, #estudante. 
  • Nicho: especificam qual seu nicho de atuação. Ex. #educação, #saúde, #moda.
  • Tema da publicação: ajudam o algoritmo a entender a temática do post. Ex. #dicasdemarketing, #pelesaudável, #simuladoenem. 

Leia mais sobre como selecionar as melhores hashtags para seu conteúdo nesse guia completo.

4. Não se limite a um tipo de publicação

Um dos erros mais frequentes quando o assunto é como crescer no Instagram é focar os esforços apenas no Feed. 

O Instagram oferece muitos formatos de conteúdo, e cada um tem seus pontos fortes e lugar na estratégia. Veja alguns exemplos: 

  • Os Stories são os campeões para gerar engajamento;
  • Os Reels agem como forma de aumentar o alcance do perfil; 
  • Lives são importantes para criar um relacionamento mais próximo com seus seguidores. 

Use tudo que o Instagram coloca à sua disposição! 

5. Capriche nas legendas

As legendas são importantíssimas para complementar seu conteúdo. Nela, você pode usar Calls to Action, gatilhos mentais e muitas outras técnicas de marketing. 

Aqui também existe a oportunidade de usar palavras-chave, melhorando seu desempenho em buscas. 

Por isso, capriche! Lembre-se de usar espaçamentos e quebras de linha. Ah, emojis estão liberados, mas é bom usar com moderação!

6. Faça um plano de publicações

Publicar todos os dias é essencial para manter a relevância nas redes sociais. Mas, sem um plano, é muito fácil se perder ou ficar sobrecarregado. 

Entendemos que a maioria dos empreendedores precisam focar naquilo que fazem de melhor. Mas deixar as redes de lado é um erro que você não pode cometer. 

Por isso, é fundamental criar um calendário de publicações. Isso ajuda na sua organização e permite que você faça posts com antecedência. 

Se você separar um dia para criar vários conteúdos, por exemplo, pode ir postando tudo aos poucos. É possível até mesmo usar um aplicativo para agendar as publicações. 

Assim, você economiza tempo e garante que não deixará de postar nem um dia. 

7. Defina linhas editoriais

Ainda no tema de preparação, é importante definir algumas linhas editoriais para seu conteúdo. Elas são temáticas gerais e modelos de publicações. 

Quando o assunto é como crescer no Instagram, a chave está no preparo.

Ter linhas editoriais vai ajudar você a produzir conteúdo, já que você não precisa pensar todos os post do zero. Alguns exemplos de linhas editoriais são: 

  • Tutoriais;
  • Infográficos;
  • Dicas;
  • Memes; 

Outra vantagem de agrupar suas publicações dessa forma é que analisar seus resultados fica mais fácil. Provavelmente, depois de um mês ou dois de publicações, você poderá identificar padrões através do Instagram Insights

Isso é, fica claro que certas linhas editoriais têm melhor desempenho que outras. Assim, é possível entender o que funciona para seu público e focar seus esforços no que traz resultados reais. 

8. Melhore sua Biografia do Instagram

Não há muito espaço disponível para informações no seu perfil do Instagram. Por isso, você deve usar a biografia com sabedoria. 

Temos um guia completo para deixar a Bio do Instagram o mais eficaz possível. 

É aqui que seus clientes em potencial devem encontrar: 

  • Informações sobre sua empresa e nicho de atuação;
  • Dados para contato como e-mail, endereço e telefone;
  • O link para seu site. 

Além disso, vale a pena caprichar na foto de perfil e configurar alguns botões e destaques.

9. Interaja com sua comunidade

O objetivo é entender como crescer no Instagram? Então anota aí:

Nenhum esforço vai trazer resultados nas redes sociais se você ignorar o propósito original dessas plataformas. Isso é: interagir e ser social. 

Perfis comerciais que comentam, curtem e compartilham as publicações em sua comunidade têm resultados muito melhores. 

Primeiro, e como você já aprendeu, porque isso ajuda o algoritmo do Instagram a considerar seu conteúdo relevante. 

Mas existe outra vantagem, mais difícil de medir. Fazer isso melhora seu relacionamento com o público e humaniza a marca.

10. Faça ajustes e não desista

Cada empresa é única, assim como seu público. Por isso, é impossível montar uma estratégia que funcione em todos os casos. 

Ou seja: para atingir o máximo do seu potencial, será preciso fazer testes e realizar ajustes.

Não tenha medo de errar, mas aprenda a errar rápido e corrigir rápido. Acompanhar suas métricas de perto é fundamental para aprimorar a estratégia cada vez mais. Aprenda a fazer isso nesse outro artigo do blog.

Erros comuns sobre como crescer no Instagram

Falando em errar, que tal economizar alguns problemas aprendendo com a experiência de outras pessoas?

Evite esses erros comuns e saiba como crescer no Instagram de verdade

Conhecer esses erros comuns vai ajudar você a entender como crescer no Instagram. Aprenda a evitar essas armadilhas e atinja seus objetivos mais rápido: 

Seguidores não são tudo

Ganhar mais seguidores é importante quando o assunto é como crescer no Instagram. Mas isso não é tudo. 

Como toda campanha de marketing, você precisa definir um funil e desenvolver estratégias para todos seus estágios. 

Apenas crescer em número de seguidores não leva sua empresa a lugar nenhum: é apenas vaidade. Você deve se preocupar com engajamento e, principalmente, com conversões. 

Grupos de troca de curtidas e seguidores comprados

Essa é uma das maiores furadas para quem quer entender como crescer no Instagram. Isso porque esses “esqueminhas” geram falsos resultados. 

Tenha em mente que você não precisa só de números nas redes sociais. É necessário atrair pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, nicho e produtos.

Tudo que você vai conseguir com esses “atalhos” é: 

  • Bagunçar suas métricas e dificultar o desenvolvimento de novas estratégias; 
  • Tomar um shadowban, penalização para perfis que não seguem boas práticas. Isso afeta seu alcance drasticamente.

Conteúdo copiado ou sem graça

Fazer o que todo mundo está fazendo pode parecer uma boa. Afinal, você deve seguir tendências, certo? 

Não assim. 

Para ter sucesso nas redes sociais você precisa de um diferencial. Pense assim: porque um usuário vai seguir e interagir com meu conteúdo se pode ver a mesma coisa em qualquer outro perfil? 

As tendências devem ser observadas, mas também adaptadas para sua linguagem e estilo de publicações. Encontre maneiras de manter o conteúdo original, ou ele não será relevante para seu público.

Aqui no blog, temos alguns guias sobre produção de conteúdo que você vai gostar: 

Conteúdo que não encoraja interações

Quando você passa por um post com um fato interessante, e mais nada, é provável que você curta e continue rolando o feed. A maioria das pessoas não interage mais profundamente com conteúdos a não ser que motivos para isso sejam apresentados. 

Então, para melhorar o engajamento nas suas publicações, é preciso incentivar interações. 

Isso pode ser feito com perguntas, pedindo a opinião dos seguidores sobre um assunto ou usando uma CTA, por exemplo. 

Os compartilhamentos e salvamentos também podem ser encorajados com conteúdo útil. Isso é, dicas, referências e outras coisas que o seguidor pode precisar mais tarde. 

O importante é, sempre que criar um post, se perguntar: 

“Se eu visse essa publicação no meu feed, teria motivos para salvar ou comentar”? 

Conclusão

Agora você já sabe como crescer no Instagram! Resumão do artigo: 

  • Poste todos os dias;
  • Conheça seu público;
  • Entenda o algoritmo;
  • Teste, ajuste e não desista! 
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Já aprendeu como crescer no Instagram? Então mãos na massa!

Até a próxima!

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