O engajamento no Instagram é uma das mais importantes métricas de sucesso. Nesse artigo, você tira todas as suas dúvidas! E, ainda, encontra dicas para melhorar o desempenho do seu perfil.
Quando assunto é marketing no Instagram, é fundamental acompanhar seus resultados. Isso porque, sem métricas, é impossível entender o que dá certo e implementar melhorias.
O engajamento funciona como indicador do interesse do público no seu conteúdo. Quando a taxa de engajamento está alta, significa que você está acertando nas temáticas, horários e tom da campanha.
Mas, é normal aparecerem dúvidas sobre o engajamento no Instagram. Justamente por ser uma métrica tão importante, também são frequentes os mitos sobre o assunto.
Por isso, montamos esse guia com tudo que você precisa saber. Aqui você encontra:
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Vamos lá?
O engajamento no Instagram é uma métrica que diz respeito a relação entre o alcance de suas publicações e as interações que ela recebeu. Isso é, não se trata do número de seguidores, nem curtidas. Vamos explicar melhor:
Qualquer interação com as publicações no seu perfil é considerada para o cálculo da taxa de engajamento. Assim, quando falamos desse número, estamos pesando:
Todas essas ações são interpretadas pelo algoritmo do Instagram como interesse do usuário no seu conteúdo.
Mas é importante lembrar que esses números não devem sem analisados sem contexto. Para entender seu engajamento no Instagram, você também precisa considerar o alcance dos seus posts.
Imagine dois post que tiveram 10 comentários cada. Mas, um deles foi visto por 50 pessoas, e, o outro, por 1.000 pessoas.
Nesse caso, mesmo tendo o mesmo número de comentários, o post visto por 50 pessoas teve um desempenho de engajamento muito superior.
Isso porque, como explicamos, o engajamento no Instagram representa uma relação entre alcance e interações.
O jeito mais simples de acompanhar o engajamento no Instagram é através do Instagram Insights. Essa é uma ferramenta gratuita, nativamente disponível para perfis comerciais na plataforma.
Através das métricas encontradas no Insights, é possível fazer o cálculo da taxa de engajamento em cada publicação.
O jeito mais fácil de fazer isso é criando uma planilha. Isso porque o Insights, infelizmente, não faz esse cálculo sozinho. Ele apenas fornece as informações necessárias para isso.
Para entender seu engajamento no Instagram, você precisa coletar os seguintes dados no Instagram Insights:
Crie uma coluna para cada uma dessas informações na sua planilha. Agora, vamos aprender a usar essas informações para calcular a taxa de engajamento:
Usamos essa fórmula para calcular a taxa de engajamento com os dados do Instagram Insights:
(Curtidas + Comentários + Compartilhamentos + Salvos) / Alcance * 100
Então, você pode criar uma nova coluna em sua planilha e usar essa fórmula para fazer a conta automaticamente. Vamos ver um exemplo:
Imagine um post que teve alcance de 7.000, 150 curtidas, 25 comentários, 30 compartilhamentos e foi salvo 50 vezes. Veja a planilha preenchida:
Agora, 3,64% é uma taxa boa ou ruim? Você pode usar como referência essa tabela:
Menor que 1% | Muito baixo |
Entre 1% e 3% | Baixo |
Entre 3% e 5% | Médio |
Entre 5% e 9% | Alto |
Maior que 9% | Excelente |
Nosso 3,64% é considerado, então, um engajamento médio. Ou seja: existe espaço para melhorar esse número!
Esses são valores médios. A taxa de engajamento ideal pode variar de acordo com seu nicho.
O engajamento no Instagram é a métrica mais importante para campanhas de marketing.
Quanto mais interações seu conteúdo tiver, mais interessante ele foi para seu público. Afinal, as pessoas só param para curtir ou comentar quando realmente gostaram da publicação.
Vale lembrar, no entanto, que o engajamento no Instagram é uma métrica de acompanhamento. Para medir o Retorno sobre Investimento, por exemplo, é interessante utilizar uma métrica mais precisa, como as conversões.
O algoritmo do Instagram, hoje, considera principalmente três fatores para determinar a relevância do seu conteúdo:
Isso, em resumo, quer dizer que quanto maior o engajamento no Instagram, maiores as chances do seu conteúdo ser exibido no Feed dos seguidores.
Assim, um bom engajamento também ajuda a melhorar o alcance de uma publicação.
Além das vantagens técnicas relacionadas ao algoritmo, o engajamento no Instagram também é uma métrica qualitativa. Isso é, ajuda a entender melhor como seu público reage a diferentes tipos de conteúdo.
Um post com bom engajamento sinaliza que aquele formato ou temática são bem recebidos pelos seus seguidores. Essa também é uma métrica importante para fazer testes e descobrir os melhores horários para postar.
Ainda, muitos seguidores e pouco engajamento é uma bandeira vermelha: é hora de repensar algumas estratégias.
Quando o assunto são as métricas e algoritmo do Instagram, o que mais vemos por aí são mitos e informações incompletas. Essa desinformação leva muita gente ao erro.
Por isso, é fundamental verificar as dicas que você encontra pela internet antes de adotá-las como prática na sua empresa. De onde vem essa informação?
As melhores fontes de notícias sobre mudanças no algoritmo e novos recursos da plataforma são as contas oficiais do Time do Insta.
A seguir, você encontra alguns mitos do Engajamento no Instagram:
Não! Na realidade, postar com frequência aumenta as chances do seu post ser visto. Assim, se seu conteúdo for interessante para o público, as chances de engajamento também são maiores.
Fizemos um teste no Instagram da Copfy, e o engajamento melhorou, e muito, quando começamos a postar 3 vezes ao dia.
Não! Essa é uma das maiores furadas do Instagram! Esses grupos que prometem trocas de curtidas e comentários conseguem apenas:
Sua estratégia nas redes sociais precisa ser aliada aos seus objetivos como empresa. Você quer vender, certo? Então, não adianta receber um monte de curtidas de pessoas que não estão interessadas no seu produto.
Além de representar o risco de penalização da conta, esse aumento artificial do engajamento atrapalha sua estratégia.
Isso porque, agora, você não tem mais como saber qual conteúdo realmente está funcionando.
Tenha sempre em mente que seguidores, curtidas, engajamento e outros números do Instagram são métricas de acompanhamento. Elas nunca devem ser o único objetivo da sua empresa.
Tratam-se de indicadores de que a estratégia escolhida está caminhando bem. A linha de chegada são as conversões em vendas, e não o número de curtidas no seu post.
Agora já tiramos do caminho os mitos sobre engajamento no Instagram que podem prejudicar seu perfil. Então, é hora de tirar algumas dúvidas frequentes.
Resolver problemas com o engajamento nem sempre é simples. Essas são perguntas que recebemos sempre na Copfy Academy:
Esse é um cenário comum, infelizmente. Esses seguidores estão frios – isso é, não estão mais interessados no conteúdo que você produz. Existem muitas situações que podem levar a esse problema. Algumas delas são:
Nossa dica? Comece sua estratégia do ZERO. Isso mesmo!
Quando os seguidores vieram desses “esqueminhas”, virtualmente não há chances de que engajem. O ideal é montar um plano para conseguir seguidores novos e qualificados.
Quando o assunto é engajamento no Instagram, os campeões indiscutíveis são os Stories. Vale lembrar que não adianta postar qualquer coisa.
Os erros mais comuns aqui são replicar todo post do feed nos Stories e postar conteúdo fragmentado e sem planejamento. Os Stories têm um resultado excelente para engajar, mas quando são feitos do jeito certo.
Temos bastante material sobre como usar os Stories para melhorar engajamento no Instagram! Você pode ler esses artigos no blog:
Além disso, nosso Instagram tem dicas sobre engajamento, alcance e outras estratégias todos os dias. E ainda, um monte de truques e segredinhos para o formato.
Quer ir ainda mais longe? Conheça o curso de Stories Magnéticos da Copfy!
Já tirou todas as suas dúvidas sobre engajamento no Instagram? Se não respondemos sua pergunta nesse artigo, deixa um comentário! Vamos fazer o possível para ajudar!
Para completar esse guia, a seguir você encontra nossas principais recomendações para aumentar o engajamento no Instagram.
Vamos lá?
Não podemos estressar isso o suficiente: os Stories são sua maior arma para melhorar o engajamento no Instagram.
Esse é um formato dinâmico, feito para incentivar interações. Ainda, o caráter mais informal desse tipo de conteúdo possibilita que seus seguidores interajam de maneira despreocupada.
Recursos como adesivos de enquetes, sliders e hashtags deixam os Stories ainda mais poderosos!
Não há nada como interação em tempo real. As lives são uma ótima maneira de se aproximar dos seguidores!
Quer ideias sobre como aproveitar esse conteúdo ao máximo? Dê uma olhada no nosso guia completo!
Qual o melhor horário para postar e aumentar o engajamento no Instagram? Isso depende do seu público!
Toda empresa é única, por isso, não existe uma resposta simples para essa questão. O ideal é fazer testes e acompanhar seu engajamento, como você aprendeu nesse artigo.
Assim, você pode determinar qual é o melhor horário para publicar seu conteúdo. Se os usuários estiverem online no momento, as chances de visualizações, curtidas e comentários aumentam!
Também temos um artigo completo sobre como determinar o melhor horário para suas publicações!
O melhor jeito de incentivar o engajamento no Instagram é oferecendo bons motivos para que seus seguidores interajam com o conteúdo.
Pergunte sobre suas experiências, opiniões e considerações sobre o assunto.
Isso pode ser feito no próprio post e através de CTAs e das legendas, por exemplo. Use as enquetes dos Stories sempre que possível. Sempre pergunte algo aos seus seguidores, nem que seja apenas se eles gostaram do conteúdo.
O engajamento no Instagram é uma importante métrica para acompanhar o desempenho das suas campanhas. Entender o que é interessante para seu público é fundamental para focar os esforços naquilo que funciona.
Nesse artigo, você aprendeu tudo que precisa saber para usar o engajamento a seu favor. Agora, é só colocar a mão na massa e começar a acompanhar esse número de perto.
Não esqueça de seguir o Insta da Copfy! Lá tem dicas e truques para fazer seu perfil decolar todo dia!
Até a próxima!
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